Pular para o conteúdo principal

Os 40 melhores discos dos anos 2000 – parte 1

*Ou, os meus 40 discos favoritos dos anos 2000.

Para muitos os anos 2000 foram a pior década da história da música. Eu não acho. Acredito que sim, em termos de músicas e bandas consumidas em grandes escala a década tenha sido fraca. Mas várias bandas de qualidade, graças a internet, puderam mostrar seu trabalho. Várias das bandas da minha lista, eu não teria escutado 10 anos atrás. Para fazer a lista tive alguns critérios, mas não é interessante explicá-los.

No total: dois discos de 2000, oito de 2001, seis de 2002, cinco de 2003, 2 de 2004, 8 de 2005, 3 de 2006, 4 de 2007 e 2 de 2008 . Nenhum de 2009.

Da 40ª a 11ª posição

40º Morning Runner – Wilderness is Paradise Now (2006): Músicas paranóicas de uma banda que durou pouco. Burning Benches.
39º Echo and the Bunnymen – Siberia (2005): Um disco sensível e constante, o melhor da segunda fase dos Bunnymen. All Because of You Days.
38º The Fratellis – Costelo Music (2006): Disco divertido com meia dúzia de músicas que grudam na cabeça. Chelsea Dagger.
37º Pernice Brothers – The World Won’t End (2001): Belas melodias e melancolia disfarçada de alegria. Our time has passed.
36º Spiritualized – Let it Come Down (2001): Músicas grandiosas no disco de mais fácil de escutar do Jason Pierce. Lord can Your Hear Me?
35º Muse – Absolution (2003): Grandes músicas apesar de alguns momentos sonolentos. Blackout.
34º Franz Ferdinand – You Could Have it So Much Better (2005): Disco mais acertado do Franz Ferdinand, antes das bobagens eletrônicas. Do You Want To.
33º Supergrass – Road to Rouen (2005): Muita produção, mas mesmo assim, belas canções. Low C.
32º The Raconteurs – Consolers of the Lonely (2008): O momento em que o projeto paralelo pareceu melhor do que os oficiais. Many Shades of Black.
31º Travis – The Invisible Band (2001): Último disco realmente bom do Travis. Follow the Light.
30º Starsailor – Love is Here (2001): Estréia que lembra o melhor do rock inglês dos anos 90. Good Souls.
29º The Libertines – Up the Bracket (2002): Grande estréia de uma carreira curta. Boys in the band.
28º The Redwalls – De Nova (2005): Melhor disco de uma banda praticamente desconhecida. Thank You.
27º Ryan Adams – Gold (2001): Disparado o melhor disco da produtiva e inconstante carreira de Adams. Firecracker.
26º Los Hermanos – Bloco do Eu Sozinho (2001): O Auge dos Hermanos, se afastando do hardcore, sem abraçar o samba. Casa Pré-Fabricada.
25º Brendan Benson – Lapalco (2002): O melhor de BB, atualizações dos anos 60/70 no novo milênio. Just Like Me.
24º The Thrills – Let’s Bottle Bohemia (2004): Pop demais, bobo demais, mas muito bom. Not for all the love in the world.
23º Queens of the Stone Age – Rated R (2000): Sujeira, sexo e substâncias ilicitas. The Lost art of Keeping a Secret,
22º Ben Kweller – Ben Kweller (2006): Kweller em forma acústica e leve. Red Eye.
21º Black Rebel Motorcycle Club – Baby 81 (2007): Disco malvado e retro. Took Out a Loam.
20º The White Stripes – Icky Thump (2007): Consistente do início ao fim. You Don’t Know what Love is (you Just do as you’re told).
19º Josh Rouse – Nashville (2005): A melhor forma do folk de Josh Rouse. Streetlights.
18º Doves – Some Cities (2005): O disco mais audível e menos eletrônico dos Doves. Sky Stars Falling.
17º The Strokes – Is this it? (2001): Disco de estréia consistente e ótimo, apesar de superestimado. Soma.
16º The Delgados – The Great Eastern (2000): O primeiro trabalho excepcional dos Delgados. Accused of Stealing.
15º Emma Pollock – Watch the Fireworks (2007): Beleza pop. Paper and Glue.
14º The Thrills – So Much for the City (2003): Disco para se ouvir em uma cadeira de balanço, de uma tarde de outono. Hollywood Kids.
13º Oasis – Don’t Believe the Truth (2005): A volta do Oasis aos bons discos. The Importance of being Idle.
12º Ben Kweller – On My Way (2004): Ele tinha apenas 23 anos. Down.
11º Wilco – Sky Blue Sky (2007): Disco mais simples, porém eficaz, do Wilco. Hate it here.

Comentários

Postagens mais visitadas

Faixa-a-faixa de Shaka Rock, o último disco do Jet

 Ou: analisando um dos piores discos da história Com origem na cidade de Melbourne, o Jet foi um dos destaques do novo rock, como convencionou-se chamar a leva de bandas nascidas no início dos anos 2000, que em geral faziam um revival de sons mais antigos. No caso do Jet, sua influência mais óbvia eram seus conterrâneos do AC/DC na pegada Hard Rock. Mas Rolling Stones não outra influência clara - nos rocks e nas baladas, além do Oasis - principalmente nas baladas. O primeiro disco do grupo, Get Born , era muito bom. Nada de muito inovador, mas uma coleção de riffs e refrãos pegajosos, expondo uma nova geração ao headbang. Na sequência, Shine On  decepcionava, mas ainda tinha seus pontos positivos. Em 2009 eles colocaram ao mundo Shaka Rock , seu terceiro e último disco. Uma bomba sem tamanho, uma coleção de músicas pouco inspiradas com algumas francamente ruins. A primeira faixa K.I.A. (Killed in Action) é uma crítica rasa ao consumismo em que uma guitarrinha aqui e ali tentam dar o to

Faixa de pedestres

Em plena Avenida dos Trabalhadores um jovem trabalhador negro se aproxima da faixa de pedestres segurando a sua bicicleta. Ainda não eram 7h30 da manhã e o trânsito começava a ficar pesado na semana em que muitas férias se encerravam. Um carro para, ele avança pela faixa da esquerda. Na faixa central uma caminhonete diminuí a velocidade e o trabalhador segue sua travessia. Era impossível não notar sua caminhada para o outro lado da rua. No entanto, a caminhonete apenas diminuía a velocidade para passar por cima da faixa, sobe a faixa no momento em que o ciclista pedestre entra no mesmo espaço, aquele espaço que dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo. O motorista da picape atinge a roda dianteira do ciclista que com o impacto se desequilibra e quase caí no chão. Revoltado ele gesticula contra o motorista, que pede desculpas constrangidas. Sem maiores danos físicos, exceto o susto da quase tragédia, o ciclista segue para a calçada e o motorista segue seu caminho. Eis um momento que

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.