Pular para o conteúdo principal

Os melhores da copa

A seleção da copa:

Goleiro: Iker Cassilas (Espanha)
Cassilas começou mal a copa. Não teve muito trabalho nos primeiros jogos e pareceu inseguro nas vezes em que a bola foi ao seu gol. Contra Portugal fez boas defesas, mas soltou algumas bolas. Mas foi decisivo no final. Pegou um pênalti contra o Paraguai, fez boa defesa em chute de Santa Cruz. Contra a Alemanha, pegou bola difícil em chute de Kross. E na final, foi decisivo nas vezes em que a bola chegou ao seu gol. Não falhou e foi forte nos momentos decisivos. Outros bons goleiros foram Stekelenburg da Holanda, que fez grande copa, mas falhou contra o Uruguai. E também Kingson de Gana, que alternou grandes defesas com momentos de insegurança.

Lateral Direito: Phillip Lahm (Alemanha)
O capitão alemão fez uma copa sempre segura. Seu melhor jogo foi contra Gana, por participações decisivas na defesa. Mas não chegou a ter uma má atuação. Maxi Pereira do Uruguai também fez uma copa razoável e Maicon do Brasil começou bem e terminou mediano.

Zagueiros: Arne Friedrich e Juan (Alemanha e Brasil)
O Brasileiro foi o ponto mais seguro da seleção nacional. Fez uma partida ruim contra Portugal, mas foi decisivo contra o Chile e evitou uma tragédia contra a Holanda. O alemão começou sem chamar a atenção. Mas foi muito bem no mata-mata. Teve atuações quase impecáveis nos últimos três jogos. Pecou por errar muitas saídas de bola, mas no combate pessoal foi impecável. O uruguaio Godín fez grande copa, mas uma contusão o atrapalhou. Destaques também para o nipo-brasileiro Túlio Tanaka, o paraguaio Paulo da Silva e o espanhol Piqué.

Lateral Esquerdo: Jorge Fucile (Uruguai)
Em uma copa em que faltaram laterais esquerdos de qualidade, Fucile ganha a vaga por ter ido muito bem defensivamente. Fez grandes desarmes contra o México e jamais comprometeu. Foi bem também na direita, na decisão de terceiro lugas. O mexicano Carlos Salcido e o português Fábio Coentrão também fizeram copas dignas. Van Bronckhorst foi bem nos últimos jogos, mas foi muito mal antes.

Volantes: Bastian Schweinsteiger e Kevin-Prince Boateng (Alemanha e Gana)
O antigo ponta alemão fez uma grande copa jogando mais recuado, armando o jogo. COm a cabeça erguida comandou brilhantemente a Alemanha nas duas maiores atuações de uma equipe na copa. Foi genial contra Argentina e Inglaterra. Boateng foi o principal jogador ganês na copa. Apesar de jogar mais adiantado por vezes, voltava para marcar e também armava o jogo mais recuado. O raçudo Diego Pérez do Uruguai, o habilidoso Bradley dos EUA, Khedira da Alemanha e o português Raul Meiréles também se destacaram.

Meia/atacante pela direita: Thomas Müller (Alemanha)

O jovem alemão surprendeu. Não parecia ser no seu time, o Bayern de Munique, o jogador decisivo que foi nessa copa. Terminou como chuteira de ouro e revelação do torneio. Foi o melhor jogador da primeira rodada, sumiu nos outros jogos. Mas foi brilhante e decisivo contra Argentina e Inglaterra. O americano Donovan também foi bem, um pequeno mito dos mundiais. Outro destaque vai para o jovem André Ayew, habilidoso ganês.

Meia centralizado: Wesley Sneijder (Holanda)
O holandês foi dos jogadores mais decisivos do mundial. Fez gol no Japão, deu brilhante passe para o gol da vitória contra Camarões, fez um e deu passe para a vitória contra a Eslováquia, fez dois gols no Brasil e colocou a Holanda na frente, no jogo semifinal contra o Uruguai. Xavi fez boa copa e foi a cara da Espanha, mas não foi tão decisivo. O japonês Keisuke Honda também fez boa copa e foi uma grata surpresa.

Meia/atacante pela esquerda: Andrés Iniesta (Espanha)
Iniesta já era o melhor jogador em campo quando marcou o gol do título espanhol. Foi para coroar sua grande copa. Decisivo em todos os jogos, pecou pela falta de finalização em alguns jogos. Mas finalizou a bola mais importante do torneio. David Villa da Espanha fez grande copa, mas desapareceu nos últimos jogos. Luis Suárez do Uruguai também foi muito bem e protagonizou o lance mais sensacional do torneio.

Centroavante: Diego Forlán (Uruguai)
Foi o cara, o coração e a cabeça da surpreendente campanha uruguaia no torneio. Carregou o time nas costas. Finalizou e armou com a mesma competência. E foi o jogador que melhor tratou a Jabulani. A bola tem comportamento estranho? Azar dos goleiros. Forlán marcou 5 gols no torneio, sendo que 4 foram espetaculares. O ganês Asamoah Gyan também fez boa copa, pena ter ficado marcado por ter falhado no momento em que não poderia. E o quase recordista Klose fez boa copa, finalizando bem todo o volume de jogo alemão.

O Craque
Por tudo dito, Diego Forlán. Iniesta fica na segunda posição e Sneijder em terceiro.

O melhor jogo
ALemanha 4x1 Inglaterra. Intenso, polêmico, vibrante, cheio de alternâncias. Tudo o que um jogo histórico precisaria ter. O drama de Eslováquia e Itália também merece destaque. Fora e epopéia do lance final de Uruguai e Gana.

A surpresa da copa
O Japão. Não esperava nada e os japoneses fizeram uma copa brilhante. Foi a equipe que jogou mais próxima ao seu limite, o tempo todo.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos