Pular para o conteúdo principal

Memórias de Copa do Mundo (5)

Os Piores

No meio de tanto futebol, a Copa do Mundo é o momento em que você vê os piores jogos. Algumas das piores coisas que eu vi.

África do Sul 1x0 Eslovênia (Primeira Fase, 2002)
Um gol de cabeça sul-africano logo no começo. E mais nada. O jogo estava tão chato que eu resolvi começar a ler Incidente em Antares. E depois eu dormi. Não resisti a uma partida tão chata as 3h da manhã.

Trinidad & Tobago 0x0 Suécia (Primeira Fase, 2006)
A Suécia tinha um grande trio ofensivo, prometia dar trabalho na copa. E deu trabalho para assistir. Uma partida lamentável, com os caribenhos jogando todos dentro da área e uma sucessão de bolas cruzadas na área. Nas poucas vezes em que aconteceu alguma coisa, o goleirão Hislop defendeu.

Angola 0x1 Portugal (Primeira Fase, 2006)
Pauleta abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo. Era o prenúncio de uma goleada. Mas parece que império e colônia se satisfizeram. Portugal com a vitória e Angola sem o vexame. Ficou nisso.

Croácia 0x0 Japão (Primeira Fase, 2006)
Um jogo desgraçante. Um espetáculo sórdido. Em um momento houve um pênalti. Não me lembro para qual equipe. Mas o pênalti foi perdido. Como se para lembrar que você realmente estava vendo aquela partida horrível. O pior jogo de copa que eu já vi.

Suíça 0x0 Ucrânia (Oitavas de Final, 2006)
Uma chance aqui, outra acolá. E duas equipes que não tinham a menor idéia de como fazer um gol. A Suíça era tão ruim que conseguiu perder os seus três pênaltis, durante a disputa. Foram embora sem sofrer um único gol.

Os piores times.

Bulgária de 98: A Bulgária era um eterno saco de pancadas até Stoichkov carregar a equipe as semifinais em 94. A mesma equipe voltou em 98, só que envelhecida. E voltou a apanhar de todo mundo. Stoichkov estava gordo e o único gol marcado pela equipe foi na derrota por 1x6 contra a Espanha.

Arábia Saudita de 2002: Em 94 os árabes surpreenderam ao chegar as oitavas de final. Em 2002 apanharam de todo mundo. Levaram 12 gols em 3 jogos. Ganhar de pouco dos sauditas era sinônimo de vexame. Sendo que em 98 e 2006 o time foi uma merda também.

China de 2002: Era simplesmente inacreditável que eles participaram de uma copa do mundo.

Os piores jogadores

Al-Deayea: Goleiro saudita que bateu o recorde de gols sofridos na história das copas. E ele trabalhou forte para sofrer todos os 25 gols que sofreu em 10 jogos.

Issa: Zagueiro sul-africano que marcou dois gols contra no mesmo jogo. Um deles não foi tecnicamente contra, mas ele tocou nela antes de entrar. Incrível.

A Pior Arbitragem
Espanha 0x0 Coréia do Sul
Cruzamento na área, Morientes sobe livre e faz o gol. Cléber Machado grita gol. Só cinqüenta segundos depois ele percebeu que o gol havia sido anulado. Eu também. Porque? Ninguém jamais conseguiu ver nada que pudesse anular o gol. No segundo tempo, Joaquín cruza a bola na linha de fundo e Morientes livre faz de cabeça. O juiz anula de novo. O bandeirinha havia apontado que a bola havia saído antes do cruzamento. Mas não saiu, por 40cm. Nos pênaltis a Coréia do Sul ganhou. Um jogo bastante suspeito.

O gol mais perdido
Morales, centroavante uruguaio. O Uruguai terminou o primeiro tempo perdendo para o Senegal por 3x0, último jogo da primeira fase da Copa de 2002. O Uruguai só conseguiria a classificação em caso de vitória. No Segundo tempo, os uruguaios reagiram. Forlán marcou um golaço e o empate veio no fim do jogo. Aos 46, uma falta cobrada, o goleiro rebate e Morales quase debaixo do gol tinha só o trabalho de empurrar para as redes e classificar a celeste de maneira heróica. Ele cabeceou pra fora.

Comentários

Postagens mais visitadas

Desgosto gratuito

É provável que se demore um tempo para começar a gostar de alguém. Você pode até simpatizar pela pessoa, ter uma boa impressão de uma primeira conversa, admirar alguns aspectos de sua personalidade, mas gostar, gostar mesmo é outra história. Vão se alguns meses, talvez anos, uma vida inteira para se estabelecer uma relação que permita dizer que você gosta de uma pessoa. (E aqui não falo de gostar no sentido de querer se casar ou ter relações sexuais com outro indivíduo). O ódio, por outro lado, é gratuito e instantâneo. Você pode simplesmente bater o olho em uma pessoa e não ir com a cara dela, ser místico e dizer que a energia não bateu, ou que o anjo não bateu, ou que alguma coisa abstrata não bateu. Geralmente o desgosto é recíproco e, se parar para pensar, poucas coisas podem ser mais bonitas do que isso: duas pessoas que se odeiam sem nenhum motivo claro e aparente, sem levar nenhum dinheiro por isso, sem nenhuma razão e tampouco alguma consequência. Ninguém vai se matar, brigar n...

Os 27 singles do Oasis: do pior até o melhor

Oasis é uma banda que sempre foi conhecida por lançar grandes b-sides, escondendo músicas que muitas vezes eram melhores do que outras que entraram nos discos. Tanto que uma coletânea deles, The Masterplan, é quase unanimemente considerada o 3º melhor disco deles. Faço aqui então um ranking dos 27 singles lançados pelo Oasis, desde o pior até o melhor. Uma avaliação estritamente pessoal, mas com alguns pequenos critérios: 1) São contados apenas o lançamentos britânicos, então Don't Go Away - lançado apenas no Japão, e os singles australianos não estão na lista. As músicas levadas em consideração são justamente as que estão nos lançamentos do Reino Unido. 2) Tanto a A-Side, quanto as b-sides tem o mesmo peso. Então, uma grande faixa de trabalho acompanhada por músicas irrelevantes pode aparecer atrás de um single mediano, mas com lados B muitos bons. 3) Versões demo lançadas em edições especiais, principalmente a partir de 2002, não entram em contra. A versão White Label de Columbia...

Tentando entender

Talvez a esquerda tenha que entender que o mundo mudou. A lógica da luta coletiva por melhorias, na qual os partidos de esquerda brasileiros se fundaram na reabertura democrática, não existe mais. Não há mais sindicatos fortes lutando por melhorias coletivas nas condições de trabalho. Greves são vistas como transtornos. E a sociedade, enfim, é muito mais individual. É uma característica forte dos jovens. Jovens que não fazem sexo e preferem o prazer solitário, para não ter indisposição com a vontade dos outros. Porque seria diferente na política? O mundo pautado na comunicação virtual é um mundo de experiências individuais compartilhadas, de pessoas que querem resolver seus problemas. É a lógica por trás do empreendedorismo precário, desde quem tem um pequeno comércio em um bairro periférico, passando por quem vende comida na rua, ou por quem trabalha para um aplicativo. Não são pessoas que necessariamente querem tomar uma decisão coletiva, mas que precisam que seus problemas individua...