Pular para o conteúdo principal

Memórias de Copa do Mundo (5)

Os Piores

No meio de tanto futebol, a Copa do Mundo é o momento em que você vê os piores jogos. Algumas das piores coisas que eu vi.

África do Sul 1x0 Eslovênia (Primeira Fase, 2002)
Um gol de cabeça sul-africano logo no começo. E mais nada. O jogo estava tão chato que eu resolvi começar a ler Incidente em Antares. E depois eu dormi. Não resisti a uma partida tão chata as 3h da manhã.

Trinidad & Tobago 0x0 Suécia (Primeira Fase, 2006)
A Suécia tinha um grande trio ofensivo, prometia dar trabalho na copa. E deu trabalho para assistir. Uma partida lamentável, com os caribenhos jogando todos dentro da área e uma sucessão de bolas cruzadas na área. Nas poucas vezes em que aconteceu alguma coisa, o goleirão Hislop defendeu.

Angola 0x1 Portugal (Primeira Fase, 2006)
Pauleta abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo. Era o prenúncio de uma goleada. Mas parece que império e colônia se satisfizeram. Portugal com a vitória e Angola sem o vexame. Ficou nisso.

Croácia 0x0 Japão (Primeira Fase, 2006)
Um jogo desgraçante. Um espetáculo sórdido. Em um momento houve um pênalti. Não me lembro para qual equipe. Mas o pênalti foi perdido. Como se para lembrar que você realmente estava vendo aquela partida horrível. O pior jogo de copa que eu já vi.

Suíça 0x0 Ucrânia (Oitavas de Final, 2006)
Uma chance aqui, outra acolá. E duas equipes que não tinham a menor idéia de como fazer um gol. A Suíça era tão ruim que conseguiu perder os seus três pênaltis, durante a disputa. Foram embora sem sofrer um único gol.

Os piores times.

Bulgária de 98: A Bulgária era um eterno saco de pancadas até Stoichkov carregar a equipe as semifinais em 94. A mesma equipe voltou em 98, só que envelhecida. E voltou a apanhar de todo mundo. Stoichkov estava gordo e o único gol marcado pela equipe foi na derrota por 1x6 contra a Espanha.

Arábia Saudita de 2002: Em 94 os árabes surpreenderam ao chegar as oitavas de final. Em 2002 apanharam de todo mundo. Levaram 12 gols em 3 jogos. Ganhar de pouco dos sauditas era sinônimo de vexame. Sendo que em 98 e 2006 o time foi uma merda também.

China de 2002: Era simplesmente inacreditável que eles participaram de uma copa do mundo.

Os piores jogadores

Al-Deayea: Goleiro saudita que bateu o recorde de gols sofridos na história das copas. E ele trabalhou forte para sofrer todos os 25 gols que sofreu em 10 jogos.

Issa: Zagueiro sul-africano que marcou dois gols contra no mesmo jogo. Um deles não foi tecnicamente contra, mas ele tocou nela antes de entrar. Incrível.

A Pior Arbitragem
Espanha 0x0 Coréia do Sul
Cruzamento na área, Morientes sobe livre e faz o gol. Cléber Machado grita gol. Só cinqüenta segundos depois ele percebeu que o gol havia sido anulado. Eu também. Porque? Ninguém jamais conseguiu ver nada que pudesse anular o gol. No segundo tempo, Joaquín cruza a bola na linha de fundo e Morientes livre faz de cabeça. O juiz anula de novo. O bandeirinha havia apontado que a bola havia saído antes do cruzamento. Mas não saiu, por 40cm. Nos pênaltis a Coréia do Sul ganhou. Um jogo bastante suspeito.

O gol mais perdido
Morales, centroavante uruguaio. O Uruguai terminou o primeiro tempo perdendo para o Senegal por 3x0, último jogo da primeira fase da Copa de 2002. O Uruguai só conseguiria a classificação em caso de vitória. No Segundo tempo, os uruguaios reagiram. Forlán marcou um golaço e o empate veio no fim do jogo. Aos 46, uma falta cobrada, o goleiro rebate e Morales quase debaixo do gol tinha só o trabalho de empurrar para as redes e classificar a celeste de maneira heróica. Ele cabeceou pra fora.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos