Pular para o conteúdo principal

Memórias de Copa do Mundo (5)

Os Piores

No meio de tanto futebol, a Copa do Mundo é o momento em que você vê os piores jogos. Algumas das piores coisas que eu vi.

África do Sul 1x0 Eslovênia (Primeira Fase, 2002)
Um gol de cabeça sul-africano logo no começo. E mais nada. O jogo estava tão chato que eu resolvi começar a ler Incidente em Antares. E depois eu dormi. Não resisti a uma partida tão chata as 3h da manhã.

Trinidad & Tobago 0x0 Suécia (Primeira Fase, 2006)
A Suécia tinha um grande trio ofensivo, prometia dar trabalho na copa. E deu trabalho para assistir. Uma partida lamentável, com os caribenhos jogando todos dentro da área e uma sucessão de bolas cruzadas na área. Nas poucas vezes em que aconteceu alguma coisa, o goleirão Hislop defendeu.

Angola 0x1 Portugal (Primeira Fase, 2006)
Pauleta abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo. Era o prenúncio de uma goleada. Mas parece que império e colônia se satisfizeram. Portugal com a vitória e Angola sem o vexame. Ficou nisso.

Croácia 0x0 Japão (Primeira Fase, 2006)
Um jogo desgraçante. Um espetáculo sórdido. Em um momento houve um pênalti. Não me lembro para qual equipe. Mas o pênalti foi perdido. Como se para lembrar que você realmente estava vendo aquela partida horrível. O pior jogo de copa que eu já vi.

Suíça 0x0 Ucrânia (Oitavas de Final, 2006)
Uma chance aqui, outra acolá. E duas equipes que não tinham a menor idéia de como fazer um gol. A Suíça era tão ruim que conseguiu perder os seus três pênaltis, durante a disputa. Foram embora sem sofrer um único gol.

Os piores times.

Bulgária de 98: A Bulgária era um eterno saco de pancadas até Stoichkov carregar a equipe as semifinais em 94. A mesma equipe voltou em 98, só que envelhecida. E voltou a apanhar de todo mundo. Stoichkov estava gordo e o único gol marcado pela equipe foi na derrota por 1x6 contra a Espanha.

Arábia Saudita de 2002: Em 94 os árabes surpreenderam ao chegar as oitavas de final. Em 2002 apanharam de todo mundo. Levaram 12 gols em 3 jogos. Ganhar de pouco dos sauditas era sinônimo de vexame. Sendo que em 98 e 2006 o time foi uma merda também.

China de 2002: Era simplesmente inacreditável que eles participaram de uma copa do mundo.

Os piores jogadores

Al-Deayea: Goleiro saudita que bateu o recorde de gols sofridos na história das copas. E ele trabalhou forte para sofrer todos os 25 gols que sofreu em 10 jogos.

Issa: Zagueiro sul-africano que marcou dois gols contra no mesmo jogo. Um deles não foi tecnicamente contra, mas ele tocou nela antes de entrar. Incrível.

A Pior Arbitragem
Espanha 0x0 Coréia do Sul
Cruzamento na área, Morientes sobe livre e faz o gol. Cléber Machado grita gol. Só cinqüenta segundos depois ele percebeu que o gol havia sido anulado. Eu também. Porque? Ninguém jamais conseguiu ver nada que pudesse anular o gol. No segundo tempo, Joaquín cruza a bola na linha de fundo e Morientes livre faz de cabeça. O juiz anula de novo. O bandeirinha havia apontado que a bola havia saído antes do cruzamento. Mas não saiu, por 40cm. Nos pênaltis a Coréia do Sul ganhou. Um jogo bastante suspeito.

O gol mais perdido
Morales, centroavante uruguaio. O Uruguai terminou o primeiro tempo perdendo para o Senegal por 3x0, último jogo da primeira fase da Copa de 2002. O Uruguai só conseguiria a classificação em caso de vitória. No Segundo tempo, os uruguaios reagiram. Forlán marcou um golaço e o empate veio no fim do jogo. Aos 46, uma falta cobrada, o goleiro rebate e Morales quase debaixo do gol tinha só o trabalho de empurrar para as redes e classificar a celeste de maneira heróica. Ele cabeceou pra fora.

Comentários

Postagens mais visitadas

Oasis e a Cápsula do Tempo

Não dá para entender o Oasis pensando apenas na relevância das suas músicas, nos discos vendidos, nos ingressos esgotados ou nas incontáveis exibições do videoclipe de Wonderwall na MTV. Além das influências musicais, das acusações de plágio e das brigas públicas, o Oasis faz parte de um fenômeno cultural (um pouco datado, claro), mas é uma banda que captou o espírito de uma época e transformou isso em arte, promovendo uma rara identificação com seus fãs. Os anos 1990 foram marcados por problemas econômicos no mundo inteiro. Uma juventude já desiludida não via muitas perspectivas de vida. A Guerra Fria havia acabado, uma nova revolução tecnológica começava, o Reino Unido vivia uma crise pós governo Thatcher e nesse cenário surge um grupo cantando letras incrivelmente ousadas para meros desconhecidos.  Definitely Maybe, primeiro disco do grupo, fala sobre curtir a vida de maneira meio sem propósito e sem juízo. A diversão que só vem com cigarros e álcool, o sentimento supersônico de...

Oasis de 1 a 7

Quando surgiu em 1994, o Oasis rapidamente se transformou em um fenômeno midiático. Tanto por suas canções radiofônicas, quanto pela personalidade dos irmãos Gallagher. Eles estiveram na linha frente do Britpop, movimento que redefiniu o orgulho britânico. As letras arrogantes, o espírito descolado, tudo contribuiu para o sucesso. A discografia da banda, no entanto, não chega a ser homogênea e passa a ser analisada logo abaixo, aproveitando o retorno do grupo aos palcos brasileiros após 16 anos.  Definitely Maybe (1994) O primeiro disco do Oasis foi durante muito tempo o álbum de estreia mais vendido da história do Reino Unido. Foi precedido por três singles, sendo que dois deles são clássicos absolutos - Supersonic e Live Forever . O vocalista Liam Gallagher cantava em algum lugar entre John Lennon e Ian Brown, enquanto o som da banda bebia de quase tudo o que o Reino Unido havia produzido nos 30 anos anteriores (Beatles, T. Rex, Sex Pistols, Smiths, Stone Roses). O disco começa c...

As cinco piores disputas de título da história da Fórmula 1

A disputa entre Oscar Piastri e Lando Norris pelo título da Fórmula 1 em 2025 está longe de ser empolgante. A McLaren entregou um ótimo carro para sua dupla e eles foram vencendo corridas sem muita alegria, acumulando erros, reclamações sem sentido e falta de carisma. Era quase um consenso de que essa seria a disputa mais insossa de todos os tempos. Porém, a súbita arrancada de Max Verstappen a partir do GP da Itália trouxe um tempero extra para a disputa, o que faz com que, independente do vencedor, este campeonato já não faça parte de uma lista de piores da história. É claro que nem sempre as disputas de título na F1 foram emocionantes. Elaborei uma lista pessoal com cinco disputas que não comoveram ninguém. Mas há alguns critérios:      1) Falo em disputas. Portanto, não há o que analisar em anos como 1992, 2002, 2004, 2011, 2013 ou 2023.     2)  Também não falo de campeonatos em que um possível postulante liderou em algum momento, ou tentou uma arrancad...