Holanda 2x0 Chile
Holanda e Chile fizeram uma partida chata em São Paulo. Para a Holanda não interessava atacar e por isso o time se manteve fechado, esperando que o Chile tomasse a iniciativa. A estratégia tirou o Chile da sua "zona de conforto". Os chilenos gostam de avançar a marcação, sufocar o adversário para roubar a bola e atacar em vinte ou trinta metros. O jogo se arrastou quase até o final, quando em uma bola aérea - deficiência mais grave da zaga chilena - a Holanda abriu o placar. O segundo gol veio em um contra-ataque, sendo que o Chile não conseguiu levar perigo em momento nenhum ao goleiro holandês.
Melhor jogador: Arjen Robben.
Melhor jogador: Arjen Robben.
Austrália 0x3 Espanha
O jogo realizado hoje em Curitiba entrará para a história por apenas um motivo: a despedida de uma brilhante geração espanhola. Despedida melancólica, em um jogo que não valia nada. A Austrália não se motivou com a possibilidade de dar mais um tapa nos atuais campeões e deixou os espanhóis jogarem a vontade e fazer os gols como queriam. Iniesta jogou com muita liberdade e se confirmou como o único espanhol e ter atuações dignas no Brasil. Casillas, Ramos, Puyol (presente em outros momentos), Alonso, Xavi, Villa e Torres. Geração que ganhou os torneios mais importantes que disputou e, mais do que isso, foram campeões impondo o seu estilo de jogo, algo muito raro nos futebol atual, ainda mais em jogos de seleção. Vai demorar muito para a Espanha conseguir juntar uma dupla como Xavi e Iniesta outra vez. Talvez nunca mais.
Melhor jogador: Andrés Iniesta.
Melhor jogador: Andrés Iniesta.
Camarões 1x4 Brasil
A vitória por goleada é ilusória. O Brasil jogou em Brasília o seu pior tempo nesta Copa do Mundo. Primeiro tempo pavoroso, com a defesa dando sustos, com o meio de campo vazio e o ataque dependendo exclusivamente de Neymar - que pela idade e pela pressão, vem fazendo uma copa monstruosa. A troca de Paulinho por Fernandinho mudou a partida. O volante do Manchester City teve a melhor atuação de um jogador brasileiro, fora Neymar, nessa copa. Roubou bolas, se apresentou na frente e ainda ajudou na organização. Pode ser a solução para o Brasil crescer nessa Copa, mas outros problemas tem que ser resolvidos: Daniel Alves, Hulk e Fred. Só Daniel Alves parece ter uma solução razoável. E ah, Camarões é a pior seleção dessa Copa e ainda assim deu um sufoco no Brasil hoje.
Melhor jogador: Neymar.
Melhor jogador: Neymar.
Croácia 1x3 México
As seleções dos países que formam a antiga Iugoslávia sempre chegaram na com vários jogadores bons e nunca fizeram boas campanhas. Na época da Iugoslávia, isso era explicado pelo racha no elenco entre bósnios, croatas e sérvios, ortodoxos, muçulmanos, enfim. Desde a fragmentação do país, apenas a Croácia de 1998 conseguiu fazer uma campanha. Os croatas decepcionaram em 2002 (perderam do Equador quando só precisavam vencer) e 2006 (perderam da Austrália quando só precisavam vencer), os sérvios em 2006 (saco de pancadas) e 2010, os eslovenos em 2002 e 2010, os bósnios agora. São times incrivelmente sem sangue. Times que não sentem a temperatura do jogo, que conseguem boas vitórias, mas que na hora de decidir não dão conta do recado. O jogo hoje foi equilibrado, a Croácia usou seus jogadores habilidosos para dominar o meio, o México apostou nos contra-ataques. Mas, na hora em que o jogo pegou no breu, o México atropelou.
Melhor jogador: Rafael Márquez.
Melhor jogador: Rafael Márquez.
Comentários