Pular para o conteúdo principal

Copa 2014: Grupos A e B, 1ª Rodada

Quatro jogos interessantes abriram a Copa do Mundo no Brasil.

Brasil 3x1 Croácia
O Brasil não jogou bem em sua estreia na Copa. Dependeu demais da individualidade do Neymar e o sistema defensivo esteve inseguro. Precisou de uma enorme ajuda da arbitragem que marcou um dos pênaltis mais ridículos da história, por mais que a FIFA e o Fred falem o contrário. Pênalti marcado justamente em um momento em que a Croácia jogava melhor. Pênalti tão roubado que até tirou a graça da partida e ofuscou o belo gol de Oscar, em boa partida. Daniel Alves precisa jogar mais, Thiago Silva precisa ficar mais atento e Paulinho e Hulk precisam jogar bola. A Croácia mostrou um time técnico e deve melhorar com a volta de Mandzukic. No entanto, a escalação de três meias habilidoso é linda, mas ainda precisa de ajustes. Talvez seja o caso de colocar alguém mais marcador, deixar a saída de bola nos pés de Rakitic e aprozimar Modric dos jogadores mais ofensivos.
Melhor jogador: Neymar

México 1x0 Camarões
Os mexicanos superaram a desconfiança por uma série de partidas ruins e jogaram bem. Certo que o time camaronês se confirmou como uma equipe fraca, um amontoado de volantes e zagueiros viris que não conseguem acionar o ataque direito. Giovani dos Santos jogou muito bem e teve dois gols legais anulados, os articuladores Guardado e Herrera foram bem e a vitória poderia ser mais fácil se não fosse a arbitragem. México e Croácia tem tudo para fazer um bom jogo na briga pela segunda vaga do grupo, enquanto Camarões deve ir pra casa logo.
Melhor jogador: Giovani dos Santos

Espanha 1x5 Holanda
Nem o mais pessimista dos espanhóis, nem o mais otimista dos holandeses imaginaria esse resultado. Ainda mais até os 40 minutos do primeiro tempo, quando a Espanha não era brilhante mas ameaçava encurralar a Holanda, com sua troca de passes e Xavi surpreendentemente bem. O peixinho sensacional de Van Persie mudou o jogo e a Holanda massacrou no segundo tempo, em jornadas impressionantes de Van Persie, Robben e Daley Blind - ótimo lateral esquerdo. Os holandeses superaram a desconfiança e mostraram que podem ir longe, com um time de garotos que faz o jogo sujo para o trio experiente decidir - o outro é Sneijder, em jornada discreta. A Espanha precisa mudar. O time não teve pernas no segundo tempo e Vicente del Bosque tem que animar o time. Parece claro que Xavi e Xabi Alonso não dão mais conta da armação e criação e deixam Iniesta sobrecarregado. Talvez seja o caso de apostar em Javi Martínez, o volante/zagueiro que pode dar mais consistência defensiva sem prejudicar a saída de jogo. Juanfran, lateral-direito conservador, mas eficiente, pode ser outra boa saída. Diego Costa não foi bem, mas o gol perdido por Fernando Torres no fim do jogo mostra que ainda é preciso investir nele.
Melhor jogador: Robbie van Persie

Chile 3x1 Austrália
Os chilenos viveram 15 minutos mágicos na Arena Pantanal. O estádio estava pintado de vermelho, repleto de chilenos que cantaram o Hino Nacional a plenos pulmões e impulsionaram um começo de jogo arrasador, com muita marcação e velocidade. Alexis Sánchez brilhou e praticamente garantiu a vitória. No entanto, o time relaxou e a Austrália começou a chegar aproveitando o vígor físico. Tim Cahill aproveitou a baixa estatura da zaga chilena e diminuiu. A jogada aérea seguiu forte, e o goleiro Bravo precisou trabalhar. Beausejour, que entrou bem, decidiu a partida no fim. O Chile mostrou ser um time interessante, mas vai ter que jogar muito para vencer a Espanha, mesmo abatida. Um empate seria ótimo. A Austrália mostrou que tem muitas limitações técnicas, mas que tem coração. Pode tomar um saco de gols, mas vai brigar muito.
Melhor jogador: Aléxis Sánchez.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab