Pular para o conteúdo principal

O Drama do Peru na tarde que poderia ser eterna

Não dá para imaginar o que é ficar 36 anos fora de uma Copa do Mundo, para um país que adora o futebol. É uma espécie de carência geracional, em que qualquer peruano com menos de 40 anos jamais havia acompanhado o principal torneio do planeta torcendo por sua seleção. Também não dá para imaginar o que é o reencontro, essa sensação parecida com a ressurreição, de voltar a existir no momento em que seu hino passa a ser executado para todo o planeta.

Melhor ainda seria apenas o reencontro com o gol, esse momento transcendental. E como os peruanos tentaram. O pênalti perdido ridiculamente por Cueva foi a terceira boa oportunidade peruana na partida, depois de boa finalização de Carillo e chute bloqueado de Farfán. O segundo tempo seguiu na mesma toada, com Guerrero quase fazendo de calcanhar, a bola passando de um lado para o outro e uma série de decisões erradas na grande área.

Do outro lado, a Dinamarca chegou bem menos ao ataque, mas foi letal quando esteve lá. Falha de posicionamento da defesa peruana e Eriksen, que estava apagado, deixou Youssuf Poulsen na cara do gol para fazer o gol da vitória. O mesmo Eriksen ainda teve outra grande chance na cara do gol, perdida como os inúmeros ataques peruanos.

A tarde do reencontro poderia durar para sempre, tornando realidade os melhores sonhos peruanos. Por outro lado, a tarde do reencontro poderia durar para sempre que provavelmente o Peru jamais conseguiria marcar o gol.

***

Para Messi a única opção é ganhar a Copa do Mundo. Maior jogador da sua geração, uma dos melhores de todos os tempos, vencedor no Barcelona que encantou o mundo, goleador implacável, sua carreira terá sempre o asterisco *jamais conseguiu um título pela seleção principal da Argentina. Por isso, sua única opção é ganhar a Copa.

Sabe-se lá como Messi lida com essa pressão, esse novo Messi Hipster, que parece sempre não se importar muito com as coisas. Contra a Islândia, ele perdeu um pênalti decisivo e, embora tenha tentado em inúmeros chutes, jamais conseguiu superar o goleiro islandês. Um dia depois de Cristiano Ronaldo marcar três gols na Espanha a comparação se torna inevitável e pesada.

O time da Argentina também não ajuda e parece viver o mito nacional do salvador. Messi talvez não seja esse mito fundacional.

***

França e Austrália fizeram um jogo pela história, mas apenas pela histórica enciclopédica mesmo. De hoje em diante, sempre que alguém fizer um apanhado sobre a história do futebol, o tópico arbitragem terá um destaque dessa partida. Uso do árbitro de vídeo para um lance polêmico, tecnologia da linha do gol, uma prova de como as novas tecnologias podem mudar o futebol.

Porque dentro de campo, a seleção francesa não encaixou o jogo. Ficou em uma espiral de busca pelos espaços inexistentes, com dezenas de jogadores talentosos em busca de uma jogada que eles não sabiam qual era. Por enquanto, o time da França encanta muito mais no mundo do Fantasy do que no mundo real.

***

A seleção croata embarca em mais uma jornada de sua talentosa geração. A boa e convincente vitória contra um perdido time nigeriano, é um bom sinal de que finalmente eles podem passar de fase pela segunda vez. Se a chance for perdida nas duas rodadas finais, ficaremos nós é pensando em como essa geração de Modric e Rakitic perdeu tantas chances em competições internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas