Pular para o conteúdo principal

Cielito Lindo

Não tenho dúvidas de que o último domingo foi o maior dia da história mexicana e que Hirving Lozano deve ganhar estátuas em praça pública, virar nome de avenidas e aeroportos. O México conseguiu uma vitória redentora contra um gigante mundial, uma vitória libertadora, dessas que não acontecem todo dia para os países que, como a moda diz, não estão na principal prateleira do futebol mundial.

Juan Carlos Osorio armou seu time para marcar com força e aproveitar o latifúndio deixado nas costas do lateral Kimmich. Lozano se esbaldou por ali e o México não teve um primeiro tempo mais proveitoso por conta das decisões erradas tomadas pro Chicharito Hernández.

Para piorar a vida alemã a dupla de zaga pareceu mais pesada do que o costume e alguns jogadores mostraram que não há milagre: temporadas ruins não costumam a ser resolvidas por milagre na Copa. Thomas Muller, Mesut Ozil e Sami Khedira fizeram partidas bem apagadas. Joachim Low deveria olhar com carinho para Gundogan no banco.

De positivo para a Alemanha, apenas o jogo sempre seguro de Toni Kroos, que teve a melhor chance alemã em cobrança precisa de falta, negada por Ochoa - este goleiro que mostra que há milagre sim: é possível ficar quatro anos sem jogar nada e brilhar apenas na Copa do Mundo. Resta agora ao México não fazer nenhuma besteira para tentar garantir a primeira posição do grupo e tentar a sonhada vaga nas quartas-de-final, pela primeira vez vencendo um mata-mata em uma Copa do Mundo jogada fora de casa.

***

Estreias são difíceis e o futebol apresentado pelo Brasil não foi muito diferente do jogado em estreias recentes. Apenas o resultado o foi: desde 1978 o Brasil não deixava uma primeira partida do mundial sem contabilizar a vitória. Resultado sim decepcionante, porque dessa vez se esperava mais da seleção brasileira, que parecia em um incorrigível, inconfundível e improvável caminho correto.

Resultado ruim pelas atuações decepcionantes de algumas peças-chave, como Marcelo, Paulinho, Neymar e Gabriel Jesus; também pelas mudanças pouco corajosas de Tite - tirar Casemiro apenas pelo cartão foi jogar uma mudança fora, a entrada de Renato Augusto nada acrescentou. Triste olhar para o banco e novamente ter a sensação de que o Brasil tem poucas alternativas e que talvez a mais sensata delas, Douglas Costa, permaneceu no banco.

Do lado da Suíça, aquela atuação padrão de sempre, com alguma consistência defensiva e tentando dar escape as suas jogadas com Shaqiri, que corre e briga mas pouco produz. Achei que foi falta em Miranda - mas uma falta rigorosa que escapa do olhar humano - e que Gabriel Jesus forçou passagem no lance em que pediu pênalti.

***

Depois da brilhante participação na Copa de 2014, a Costa Rica decepcionou. Tentou armar uma retranca, bem inconsistente, e levou pouquíssimo perigo ao ataque. Não havia por onde fosse possível que os centro-americanos marcassem um gol. Atuação muito apagada de Bryan Ruiz e a defesa se mostrou fraca e sujeita a infiltrações.

Pelo lado da Sérvia, boa atuação do meio-de-campo, um curioso Mitrovic: se movimenta muito, cria oportunidades, prende bem a bola, mas finalizou mal duas jogadas que teve na cara do goleiro. Sua partida pode ser considerada ótima ou péssima, dependendo do critério adotado. A Sérvia se posiciona bem por uma vaga na próxima fase, enquanto que a Costa Rica terá que promover uma revolução se quiser alguma coisa.

***

Os primeiros minutos da Coreia do Sul pareceram promissores, tocando bem a bola e tentando achar espaços na lenta defesa sueca. Aos poucos, foi dando pena do Son, que terá que se conformar em servir o exército sul-coreano nos próximos dois anos. Não que a Suécia tenha feito grande coisa: ameaçou apenas na bola área e marcou um gol em pênalti revisado pelo VAR. A melhor notícia para a Alemanha na primeira fase é que os adversários que restam não fizeram nada demais.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas