Pular para o conteúdo principal

As Maravilhas da Copa do Mundo

Muitas vezes, de onde menos se espera é que vem uma grande surpresa. Esse é o caso de Japão e Senegal, que fizeram neste domingo o grande jogo do qual não se esperava muito da edição 2018 do torneio. Só quem acompanha uma Copa sabe o que isso, o que é ser surpreendido por um Dinamarca x Camarões frenético em 2010, um Argélia x Coreia do Sul goleador em 2014 ou um Eslováquia x Paraguai histórico em 2002.

O jogo disputado Ecaterimburg marcou um duelo claro de estilos. Senegal marcava muito forte e se aproveitava da força física para forçar jogadas sobre a desprotegida zaga japonesa. Os japoneses apostavam na velocidade para deixar o time senegalês, mais lento, para trás. Foi acima de tudo, um jogo de dois times que buscaram o resultado e fizeram um duelo franco.

Senegal começou melhor, dando a impressão de que iria atropelar os japoneses. Que conseguiram equilibrar o jogo e empataram ainda no primeiro tempo. O Japão voltou melhor no segundo tempo e quando parecia mais perto de virar o placar, Senegal aproveitou a força dos seus laterais para ficar novamente na frente, com o ótimo Wagué. O Japão correu atrás e igualou o placar novamente.

Para quem gosta da Copa, Japão e Senegal marcaram seus nomes. Serão acompanhados com simpatia nos próximos anos e idem para os destaques da partida: Shibasaki, Inui, Osako, Sabaly, Wagué e Sarr. Obrigado para as grandes surpresas.

***

A Colômbia mostrou que pode ser o time mais forte desse equilibrado grupo H, enquanto a Polônia se ratificou como a equipe mais fraca. Os europeus deixaram Lewandowski como um náufrago perdido em uma ilha e o  seu meio de campo foi extremamente ineficiente. Krychowiak e Zielinks são duas das grandes decepção da Copa.

Atuação de Gala, estilo da Colômbia de 2014. James Rodríguez gastou a bola e Cuadrado ofereceu a velocidade e habilidade de sempre. A renovada dupla de volantes dominou o meio de campo e a zaga foi segura. Ospina segurou as pontas quando foi preciso. O pênalti imbecil de Carlos Sánchez na primeira rodada pode ter custado caro demais para os colombianos.

Na última rodada, Colômbia e Senegal farão um confronto de quebrar o coração. Muito provavelmente um dos dois será eliminado, sendo que tinham futebol para ir em frente. Caso os dois passem, o Japão que jogou muito bem dentro das suas possibilidades poderá ser eliminado. A Colômbia podia ter caído lá no lugar do Peru, no Grupo C, que todo mundo estaria feliz.

***

Inacreditável festa do Panamá ao marcar seu gol contra a Inglaterra. Nem parecia que o time estava perdendo de 6x1, naquela que provavelmente será a maior goleada da copa, se nenhum outro time tiver um apagão mental como o Brasil de 2014.

Vitória que serve para elevar o moral dos ingleses, o que é muito perigoso para eles. Todo mundo sabe que a Inglaterra não chega em lugar nenhum quando é superestimada. (Bem, também não costumam a chegar em lugar nenhum quando estão subestimadas).

***

A Grande Geração BelgaⓇ atropelou a Tunísia na manhã do Sábado. Hazard e Lukaku fizeram grande partida e o time mostrou todo o seu poder para explorar os espaços e atacar em velocidade. A Tunísia cometeu uma espécie de suicídio e só não levou uma sacolada maior porque Lukaku foi substituído por Batshuayi perdeu o chamado caminhão de gols. Dúvida fica para o confronto contra uma defesa fechada. Vamos ver contra a Inglaterra.

-------------------------------------
Vamos para a seleção da 2ª Rodada da Copa, em um 4-2-3-1, com Modric atuando na segunda linha improvisado.

Rui Patrício (Portugal); Thomas Meunier (Bélgica), John Stones (Inglaterra), Manuel Akanji (Suíça) e Yuto Nagatomo (Japão); Ivan Rakitić (Croácia) e Luka Modrić (Croácia); Xherdan Shaqiri (Suíça), James Rodríguez (Colômbia) e Ahmed Musa (Nigéria); Romelu Lukaku (Bélgica).

Jogador da rodada: Luka Modric

-/-/-/-/-/-/

E a seleção do torneio até o momento:

Kasper Schmeichel (Dinamarca); Mário Fernandes (Rússia), John Stones (Inglaterra), Simon Kjær (Dinamarca) e Youssouf Sabaly (Senegal); Luka Modrić (Croácia) e Roman Zobnin (Rússia); Hirving Lozano (México), Eden Hazard (Bélgica) e Cristiano Ronaldo (Portugal); Harry Kane (Inglaterra).

Comentários

Postagens mais visitadas

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas