Pular para o conteúdo principal

Nem a Argentina sabe como sobreviveu

O primeiro tempo da Argentina mostrou como um time "fechado" e empolgado pode elevar seu nível. Dispostos a fazer o simples, os argentinos abriram o placar com Messi aproveitando ótimo passe de Banega. Depois a empolgação do vestiário passou e os nigerianos equilibraram o jogo. Na volta do intervalo, um pênalti meio forçado, colocou a Argentina em desespero e os nigerianos só não ampliaram o placar por falta de capricho.

Acabaram penalizados com o gol de Rojo, da equipe que mostrou como a raça pode compensar uma série de deficiências técnicas e táticas. Há muitas explicações para a classificação argentina, mas nenhuma delas acaba por ser melhor que o acaso. Com um pouco de talento individual é claro. Última observação: para Meza continuar sendo escalado e colocado em campo, a única explicação possível é que ele esteja marcando oito gols por treino.

Enquanto isso, a Islândia pressionava desornadamente um tranquilo time croata, mas faltava qualidade com os pés para aproveitar as chances. Os croatas venceram porque tem muito mais bola. Mesmo assim, não dá par criticar a Islândia, fenomenal apenas por ter chegado lá e ter dado o seu máximo.

***

França e Dinamarca fizeram uma partida para os calabouços da Copa do Mundo. Duas equipes desinteressadas, jogando por um empate que era bom para ambons. Nem os gols peruanos que sepultaram a Austrália foram capazes de fazer a Dinamarca tentar atacar uma única vez que fosse.

Enquanto isso, a França segue sendo uma equipe sonolenta. Com exceção de 15 minutos no primeiro tempo contra o Peru, os franceses jogaram para curar insônia.

No outro jogo da chave, também não aconteceu nada demais. A Austrália tentava pressionar sem qualidade e o Peru conseguiu fazer dois gols naquela que talvez tenha sido sua partida menos brilhante na copa. Fato: jogar sem a bola e sem a pressão do resultado fez bem para os peruanos que pelo menos voltam para a casa com 2 gols e uma vitória. Como a partir de 2026 as copas terão 6 sul-americanos, dificilmente eles ficarão mais tanto tempo assim de fora.

***

Nas oitavas de final França e Argentina farão um clássico mundial de difícil prognóstico. Pelos anos de trabalho e pelos talentos bem encaixados, a França deveria ser ampla favorita. Mas, não fizeram nada demais para confirmar esse favoritismo. Será, aliás, a chance da França de fazer alguma coisa.

Já a Croácia deverá ser favorita contra a Dinamarca. Os croatas jogaram o melhor futebol da primeira fase, enquanto os dinamarqueses são meros burocratas do futebol e provavelmente a seleção mais desinteressante das oitavas de final.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas