Pular para o conteúdo principal

Expectativa para os confrontos das quartas de final

França x Alemanha
Antes do início da competição, as simulações apostavam que este seria o confronto que aconteceria nessa fase do torneio. Na época, ninguém teria receio em apontar os alemães como favoritos. Mas, a Copa nos trouxe uma outra realidade. Os alemães não estão jogando o que se esperava e ninguém entende a opção de Joachin Löw por quatro zagueiros atrás e Lahm no meio de campo. A França encorpou e sua trinca de volantes com Cabaye, Pogba e Matuidi é muito forte. A chave para o jogo está justamente no confronto do meio. Os franceses tem muita force física para marcar e sair para o ataque e isso deve cansar os alemães, que também não estão no melhor dos momentos físicos. A movimentação de Valbuena poderá ser um terror para Höwedes. A Alemanha precisa reencontrar sua velha objetividade e esperar que os seus pesados zagueiros não fiquem tão expostos.

Brasil x Colômbia
A seleção colombiana é uma das grandes sensações desse mundial. Atuou bem em seus quatro jogos e conseguiu vitórias convincentes. Mas, temos que admitir que eles não pegaram nenhum bicho papão - o Uruguai tem camisa, mas não é o melhor dos times. Por outro lado, o Brasil não jogou nada até agora. Depende de Neymar e algumas peças-chave tem sido nulidades em campo. Será um teste para as duas equipes. A Colômbia vai em busca de uma vitória redentora, daquelas que mudam o destino de um país e o Brasil precisa reencontrar o futebol. Bem vigiados, os craques James Rodríguez e Neymar já mostraram do que são capazes. Vencerá aquele que tiver os melhores coadjuvantes. Por enquanto, Cuadrado, Zúñiga e Martínez tem vencido de longe Oscar, Daniel Alves e Fred. Ponto favorável ao Brasil: tem uma defesa mais confiável e menos exposta as infiltrações pelo meio.

Argentina x Bélgica
A "ótima geração belga", como já ficou marcada para o bem e para o mal, estreou no mundial contra os Estados Unidos. A Argentina também fez seu melhor jogo contra a Suíça, mas as duas equipes deixam aquela sensação de que poderiam estar fazendo mais. A mobilidade de De Bruyne, Origi, Mertens e Hazard pode ser um inferno para a lenta e deficiente zaga argentina, desfalcada do lateral esquerdo Rojo. Por outro lado, a Argentina tem Messi e, por enquanto, só isso tem bastado. As duas equipes fizeram o que se esperava até agora, sem muito brilho, contra adversários no máximo razoáveis. Será o primeiro desafio para ambas e a partida pode ser decidida ali no combate entre os volantes. Aquele que conseguir ganhar as segundas bolas, pode ganhar o direito de pressionar o adversário e ganhar o jogo.

Holanda x Costa Rica
Nem o mais otimista dos costarriquenhos imaginaria que sua equipe estaria sábado na Fonte Nova enfrentando a Holanda. Os Ticos já fizeram muito mais do que era esperado e o que vier é lucro. A Costa Rica é a grande zebra das quartas, mas não dá pra dizer que os holandeses terão vida fácil. A laranja gosta de ter uma postura reativa, como diz o seu técnico. Contra a Costa Rica deve ser diferente. Os centro-americanos não farão a menor questão de ter a bola e lhe entregarão a Holanda, tentando roubar a bola na intermediária ofensiva para atacar com o trio Bolaños, Ruyz e Campbell. Os dois times podem atuar com 3 zagueiros, o que pode indicar um jogo bem travado no meio de campo e sem muitas emoções. Mas, a magia goleadora da Fonte Nova poderá atacar novamente. Esperemos.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab