Pular para o conteúdo principal

Dunga e a morte do futebol brasileiro

Os mensageiros do apocalipse.
Se há uma verdade sobre uma tragédia, é que ela nunca acontece por um único motivo. Um conjunto de situações é que derruba um avião, faz dois carros baterem de frente ou um viaduto desabar. Assim, são diversos os fatores que contribuíram para que o Brasil fosse piedosamente derrotado pela Alemanha por 7x1. A palavra tragédia pode ser um pouco forte, mas, futebolisticamente, perder uma semifinal de Copa do Mundo em casa por 7x1 é o equivalente ao desabamento de um prédio na vida real.

Naquele inesquecível dia 8 de julho vimos uma seleção com talentos limitados, desfalcada de suas duas principais lideranças técnicas, mal postada em campo, comandada por um treinador com visões ultrapassadas do futebol e sem capacidade para acompanhar a dinâmica do jogo. Seleção de poucos talentos, vítimas de uma péssima gestão do futebol nacional que utiliza a equipe para fazer propaganda e ganhar dinheiro com sua história vitoriosa. Não há futuro no futebol nacional e nesse dia não houve passado.

Se o técnico da seleção fosse bom, ou fosse auxiliado por alguém mais competente que Carlos Alberto Parreira, se o Brasil tivesse bons jogadores, se os adversários estivessem com dor de barriga, ou se o futebol brasileiro fosse comandado por indivíduos competentes, muito provavelmente o Brasil não teria derrotado a Alemanha, mas com certeza não teria levado sete gols de um adversário que sentiu pena dos brasileiros.

Junte a essa série de equívocos, a já tradicional soberba do futebol brasileiro. O pensamento de que somos naturalmente melhores que os adversários e que isso já é suficiente para vencer jogos. Pensamento enraizado na nossa direção e na nossa comissão técnica que impediu uma autocrítica para a maior derrota da história do time nacional. Pensamento que resultou na ridiculamente nonsense entrevista coletiva em que Carlos Alberto Parreira leu a cartinha de apoio da Dona Lúcia.

Parreira, aliás, merece um parágrafo a parte nesse texto. Ele é o símbolo do futebol nacional. Vive da glória passada, colecionou fracassos nos últimos 20 anos, ultrapassado e sem humildade de reconhecer que deve melhorar. Mesmo assim, se mantém na seleção brasileira por anos e anos.

A dupla antiquada que comanda o futebol brasileiro resolveu tomar decisões rápidas, como é de costume de políticos a moda antiga como José Marin. Quis dar uma resposta rápida para acalmar a opinião pública.

Alexandre Gallo, treinador de carreira mediana, ganhou superpoderes como coordenador de alguma coisa dentro da CBF. Deu uma entrevista coletiva na qual repetiu a palavra Gap por 47 vezes, sem que ninguém tenha entendido o que ele quis dizer com isso. Vai continuar cuidando das seleções de base, sem ter trabalhado com a base antes.

Gilmar Rinaldi foi contratado para ser o Coordenador de Futebol. Bom goleiro, Gilmar fez sua carreira no meio de futebol como empresário de atletas, sendo que Adriano Imperador foi o principal deles. Em cargos executivos do futebol, teve apenas uma desastrada passagem pelo Flamengo em 1999. Gilmar Rinaldi não tem experiência no cargo, mas mesmo assim foi escolhido para comandar o futebol brasileiro.

Para completar, Dunga sera o novo técnico. O retorno do carrancudo técnico, eliminado nas quartas de final de 2010, soa como uma piada de mal gosto. Inacreditável. Desde que foi mandado embora da seleção em 2010, Dunga trabalhou como técnico por pouco menos de um ano no Internacional, onde foi campeão gaúcho, mas decepcionou no Campeonato Brasileiro. É impossível dizer se Dunga é um técnico melhor do que era há quatro anos, porque ele simplesmente não trabalhou nesse período.

Acredito que ele é um treinador mais atualizado que Felipão e que poderá montar um time competitivo, equilibrado defensivamente e forte nas bolas paradas e nos contra-ataques. Igual ao que ele fez entre 2006-2010. O problema é justamente esse.

O 7x1 era um momento de reflexão e mudanças e não de mais do mesmo. A resposta passava por uma reestruturação dentro e fora de campo e não pela busca do resultado puro e simples. O Brasil precisa reencontrar o seu jeito de jogar e o pragmático gaúcho não parece o cidadão mais indicado para isso.

A Alemanha que derrotou o Brasil não é uma equipe revolucionária, como a Holanda de 1974. Ela não apresentou um novo estilo de jogar que surpreendeu o mundo. Seu jogo é fruto de um trabalho de 15 anos, que buscou talentos, gente que soubesse jogar bola. E que dentro de campo se montou, com seus erros e acertos. Em 2010, a base campeã em 2014 já jogava, mas de uma maneira diferente. Era um time mortal nos contra-golpes, mas que parou diante do tiki-taka espanhol. Em 2014 a Alemanha é um time que toca muito mais a bola, tem a bola em busca dos espaços e das situações de gol, mas que nem por isso deixa de ser incisivo.

Se há um legado das últimas duas Copas, é que nelas venceu o time que propôs o jogo ao seu estilo. Derrotou os adversários do jeito que queria e que trabalhou para que as coisas acontecessem assim. O Brasil precisa trabalhar para que isso volte a acontecer por aqui. Não existe uma única maneira de se jogar futebol, mas é preciso encontrar uma maneira. O Brasil não pode ser um amontoado de talentos, cada vez mais escassos, em busca de um brilho individual para decidir.

A entrevista de Dunga não foi animadora nesse sentido. Tentou desmerecer o trabalho alemão citando que eles "acharam" uma grande geração. Se em 2006 ele assumiu a seleção para acabar com a folga dos jogadores naquela Copa, ele assume agora com objetivo parecido. A CBF parece ter escolhido o oba-oba como o grande vilão brasileiro e Dunga seria o homem para acabar com esse problema.

O problema não foi o oba-oba, ou de longe foi o maior deles. Gilmar Rinaldi também citou o boné "Força Neymar" - ato de marketing que ridicularizou ainda mais a derrota, mas esse não é o principal problema. Quem comanda o futebol brasileiro não consegue ver os problemas, talvez por não se olharem para o espelho.

A volta de Dunga para a seleção brasileira representa a morte do nosso futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab