Pular para o conteúdo principal

Sobre o turismo lá e aqui

Estava ano passado em João Pessoa, simpática capital da Paraíba. Entre as indas e vindas para a praia, planejávamos conhecer também as outras atrações da cidade, como o Centro Histórico, o Farol de Cabo Branco e o Bolero do Ravel de Jurandir do Sax na Praia do Jacaré. Perguntamos sobre como ir até esses locais no hotel (ótimo hotel, aliás) e recebemos uma lista de uma empresa turística, com o valor dos passeios para vários lugares.
Quer conhecer o belo centro histórico de João Pessoa? Contrate um passeio

Depois, acabamos conhecendo um taxista muito gente boa, que nos levou para um City Tour mais em conta e ainda nos disse qual ônibus poderíamos pegar para chegar até o Farol do Cabo Branco.

No Brasil, o turismo vive muito nessa cultura do passeio. Para tudo há um passeio. Em João Pessoa mesmo, não conseguíamos ficar um minuto na praia sem que aparecesse alguém oferecendo um passeio para as praias do sul, um passeio até recifes no meio do mar. Passeios, passeios.

Tudo bem, eu sou meio radical em relação aos passeios. Acho que eles matam a graça do turismo ao juntar vários turistas num mesmo local, tirando um contato mais natural com o habitat. Mas é demais. Vá a Paraty é veja vários passeios para ilhas, passeios para a floresta. Não faça turismo por conta própria, vá com alguém. Acredito que a CVC não faria tanto sucesso fora do Brasil.

Em um sábado, fomos até a rodoviária Tres Cruces em Montevidéu (bela rodoviária shopping), para comprar nossas passagens de volta para o Brasil. Passagens compradas, decidimos voltar de ônibus para o hotel. Fomos até a central de informações turísticas e quem nos atendeu nos deu um mapa, mostrou os principais interesses e disse que ônibus devíamos pegar para chegar perto do nosso hotel. Sim, se você quisesse poderia comprar um "passeio". Mas essa não é a única opção.

Depois, em Colônia do Sacramento, a mesma coisa. A mulher nos mostrou onde ficava o hotel, como chegarmos e quais eram as principais atrações da cidade. Não tentou nos oferecer passeios, dar um telefone de alguém que fosse nos levar a uma vinícola por um preço módico.

De volta ao Brasil, estamos em Gramado. Resolvemos passar no Centro de Informações Turísticas para pegar um mapa da cidade e perguntar sobre a melhor forma de ir para o Gramado. Fomos atendidos por um cidadão que quis nos oferecer passeios por vinícolas, para Canela, para parques. Não sabia informar direito se tinha ônibus para Canela, qual a frequência. Só sabia de passeios.

Uma lástima.

Por outro lado, tenho que elogiar o turismo em Santa Catarina. Pelo menos nas estradas de Santa Catarina.
Você não vai se perder para chegar até o Morro da Igreja e da Pedra Furada

Fiz um "passeio" por conta própria pela Serra Catarinense, até o Morro da Igreja. Me surpreendi com a quantidade de informação que existe nas estradas. Em cada canto há uma placa informando o que há na próxima cidade, quais são as atrações turísticas, se dá pra fazer turismo rural, ecoturismo, turismo de aventura, todas as grutas, morros, vistas. Não dá pra se perder.

Um trabalho de turismo, realmente.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas