Pular para o conteúdo principal

Memórias de Copa do Mundo (1)

Jogos de abertura.

O jogo de abertura é um momento especial da copa. É uma sensação que talvez só encontre comparações na possibilidade de beber um copo de água depois de atravessar o deserto. Quatro anos de espera, de olho em todas as notícias e sites, todas as revistas e lá estão, finalmente, as seleções perfiladas para a execução do hino nacional. O coração bate forte pela expectativa até a bola rolar.

A primeira copa que acompanhei foi em 1994. Mas eu estava em aula e não acompanhei a vitória da Alemanha sobre a Bolívia por 1x0. Acho que eu nem sabia que aquele jogo iria acontecer.

A primeira copa que acompanhei, e vi todos os jogos, foi em 98. E aí havia a expectativa da estréia, que tinha o Brasil contra a Escócia. Vestido com a camisa da seleção brasileira (não há como negar que então, a expectativa aumentava pela presença do Brasil), vi César Sampaio cabecear (meio com o ombro) logo no começo do jogo para fazer o primeiro gol. Parecia que ia ser uma goleada, mas a Escócia empatou num gol de pênalti. E só mais pro fim do jogo o Brasil conseguiu a vitória num gol contra exótico (Cafu chutou na cara do goleiro, a bola voltou na barriga do zagueiro e entrou).

Não há dúvida que a melhor copa que se assiste é aquela em que você tem por volta de 11 anos. Por isso, foi a melhor copa que vi.

Não sei porque, mas eu não tive aula na sexta-feira 31 de maio de 2002, quando a copa de 2002 começou. Não sei se eu resolvi matar aula, ou o que. A expectativa não era tão grande porque o jogo começava logo na hora em que se acordava. A expectativa era de que a França atropelasse o desconhecido Senegal. Mas não foi o que se viu, El Hadj Diouf, infernizava a zaga francesa e ainda no primeiro tempo Senegal abriu o placar. Depois, teve bola na trave, pressão francesa, mas de nada adiantou. Senegal venceu.

Foi uma copa média, que se salvou pela vitória brasileira. Muitos jogos decepcionaram. Foi uma copa difícil também, com vários jogos disputados na fria madrugada cuiabana e muitos dos melhores jogos enquanto eu estava em aula. Aliás, essa copa serviu para que eu descobrisse que em junho faz frio de madrugada e para começar a ler Incidente em Antares.

Em 2006 a expectativa era enorme para mim. Talvez por não ter visto direito em 2002, não via a hora da bola rolar para Alemanha e Costa Rica. Sentei em frente a TV com o guia da copa ao lado. Lahm marcou o gol alemão logo aos seis minutos e foi uma boa partida, movimentada. 4x2 para a Alemanha.

No geral foi uma copa fraca. É difícil para um fanático admitir isso durante o torneio. É como um disco ruim da sua banda favorita, ou descobrir que o amor da sua vida tem mau hálito. Você tenta ver o lado positivo.

E porque a copa exerce tanto fanatismo? Bem, para quem adora futebol é o fato de ter três jogos por dia, fora os programas passando na TV o tempo todo. É um tempo em que se pode acompanhar o futebol impune.

E há uma carga dramática, do conflito entre nações, quase uma guerra controlada. A subjetividade nacionalista do confronto é mais intensa do que a subjetividade clubística dos confrontos normais. Por mais que as pessoas amem mais o seu clube de futebol, do que a seleção do seu país.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab