Pular para o conteúdo principal

A trilha sonora de I Am Sam

I am Sam ou “Uma lição de amor” é um belo filme. Sua trilha sonora também se destaca, cheia de covers dos Beatles feitas por artistas famosos e outros nem tanto. Comentários sobre elas.

Aimee Mann e Michael Penn fizeram uma boa versão de Two of us. Praticamente idêntica a original.

Também parecida com a original é a Blackbird de Sarah Mclachlan. Única diferença é que ela exagera um pouco nos vocais.

A primeira versão mais diferente está na conta de Rufus Wainwright e sua Across the Universe. Como é característica do artista, a música ganha um ar de canção de barzinho, ao invés do clima bucólico-hippie da original.

Os Wallflowers foram bem na versão de I’m looking through you. A música combina com a banda, e ganhou uma roupagem levemante mais folk do que a original.

Na seqüência Eddie Vedder também faz uma boa versão de You’ve got to hide your Love away. A gaita entrou bem no lugar da flauta original.

Na medida do possível Ben Harper fez uma boa versão de Strawberry Fields Forever. Sendo impossível repetir o clima lírico-surreal da original, ele foi bem nos arranjos de cordas e no encerramento da música.

Mother Nature’s Son aparece em uma versão normal e fiel. O pesar é a voz levemente irritante de Sheryl Crow.

Não havia o que Ben Folds pudesse inventar em Golden Slumbers. Tudo Ok.

Os Vines fizeram uma versão descolada de I’m only sleeping, adaptando um pouco a música para a sua sonoridade. Diferença é que a música soa bem mais animada do que a preguiçosa versão original.

Don’t let me down aparece em uma versão trabalhada para mostrar a bela voz de Kelly Jones dos Stereophonics. E nada mais do que isso.

O Black Crowes tentou manter a psicodelia original de Lucy in the Sky with Diamonds. O resultado é meio frustrante e sem brilho.

Tudo ia bem no disco até o Chocolate Genius assassinar Julia. John Lennon e sua mãe devem ter se revirado no túmulo. A música ganhou um certo suingue e o vocal sem brilho ajudou ainda mais a tornar a versão deplorável.

Heather Nova colocou sua voz chata para uma versão chata e esquecível de We Can Work it Out.

Howie Day fez uma versão simpática, com um ar de balada pop, para Help. Simpática e nada mais além.

Nowhere Man ganhou uma versão de bêbado na madrugada, autoria de Paul Westerberg.

O segundo assassinato do disco é de autoria do Grandaddy. No caso a vítima é Revolution. Longe do rock’ n’roll da versão original e do blues da #1. Desprezível.

Dá para dormir com Nick Cave em Let it Be. Talvez porque sua voz seja própria para o sono.

Uma nova versão de Lucy in the Sky With Diamonds aparece, autoria de Aimee Mann. Mais calma e melhor que a dos Crowes.

Para terminar, Nick Cave volta com Here Comes the Sun. Para dar sono de novo.

No geral o disco é mediano. Não tem uma versão que possa ser considerada melhor do que a original (as vezes acontece). Mas, pelo menos cinco versões podem ser consideradas “bem legais”. Vale mais pela curiosidade.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas