Pular para o conteúdo principal

A final da Copa de 70

A final da copa de 70 é um jogo histórico por diversos motivos, como a posse definitiva da taça Jules Rimet. Até por isso a primeira Copa no México foi considerada o fim de uma era. A seleção brasileira foi a primeira a ser campeã ganhando todas as seis partidas e é considerada a melhor da história. O Placar de 4x1 é clássico e os gols, principalmente o quarto de Carlos Alberto, já foram repetidos a exaustão. Quase 40 anos depois, vi pela primeira vez o jogo, na ESPN, e anoto algumas observações.

1) A copa de 70 foi a primeira recheada de resultados chatos. O grupo 2 por exemplo, teve só 6 gols nos 6 jogos. Muitos jogos foram disputados no calor e na altitude. Mas, vários dos jogos a partir das quartas de final estão na lista dos maiores das histórias dos mundiais.

2) Muito se fala sobre o ritmo do jogo. Era sem dúvida mais lento, mas não é nada tão impressionante. Havia alguma marcação na saída de jogo e depois, só na defesa. O meio de campo dava um espaço absurdo. Gerson podia caminhar vários passos com a bola nos pés sem ser incomodado. Mas o espaço não é muito diferente do que se observa num jogo da Friburguense, Volta Redonda ou qualquer outra equipe pequena do futebol carioca.

3) Gerson, aliás, foi o melhor jogador da final. Todas as jogadas passavam por ele. Distribuia o jogo e fazia lançamentos incríveis. Fez o gol do 2x1 e fez o impressionante lançamento que originou o terceiro.

4) Apesar do espaço dado a marcação na defesa era dura. Quase uma carnificina. Perdi a conta de quantos carrinhos por trás, tesouras no tornozelo eu vi. Dos dois lados. Nos tempos atuais dificilmente a Itália terminaria com 11 em campo. Jogo muito mais violento do que qualquer um que eu vejo atualmente.

5) Sempre convivi com a lenda de que o lateral esquerdo Everaldo não passava do meio de campo. Mentira, ele passava naturalmente. Estava no ataque no lance do segundo gol, finalizou uma vez e foi mais eficiente no apoio do que Carlos Alberto. Que por sua vez não fez um grande jogo. Errou muitos passes.

6) Rivellino fez uma partida péssima. Cobrou quatro faltas na arquibancada, escorregou sozinho três vezes, tropeçou na bola. E com o jogo decidido recebeu lindo passe do Gerson, mas bateu de tornozelo, bisonhamente. Merecia uma nota 4. Ou 5, por uma falta batida na trave.

7) O primeiro tempo do Brasil, aliás, foi ruim. A equipe tinha mais a bola, mas pouco fez fora o gol de Pelé e uma finalização de Everaldo. Jairzinho mal tocou na bola, desaparecido na marcação do sensacional zagueiro italiano Facchetti. Pelé pouco participou do jogo. Tostão brigou muito entre os zagueiros, mas sem efetividade. O gol foi num lance isolado.

8) O gol da Itália também nasceu em uma besteira incrível da defesa brasileira, culminando no toque esquisito de calcanhar. Fora isso a Itália só ameaçou em um chute logo no começo, de Luigi Riva. Fora isso foi uma partida apática italiana, provavelmente cansada pela épica semifinal contra a Alemanha, o "jogo do século".

9) Pelé realmente pouco fez. Em uma bola fez o gol. Em outra teria feito o gol se o juiz não tivesse apitado uma suposta falta. Na outra vez bateu uma falta fora do estádio e depois ajeitou de cabeça para o terceiro gol, de Jairzinho.

10) Suposta falta porque a transmissão... como as coisas mudaram. Replay só na hora do gol. Vários lances duvidosos ficaram sem explicação. Impedimentos, faltas. Só restava confiar no juiz, que não vivia a pressão de ter todos os seus erros expostos cinco segundos após o lance.

De conclusão... o jogo vale pelo segundo tempo, quando o Brasil atropelou os italianos cansados. Mas, transportado para os tempos atuais o jogo foi sem dúvida um tanto quanto decepcionante.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas