Pular para o conteúdo principal

Nomes de música

Strawberry Fields Forever é, para mim, a música mais sensacional de todos os tempos. Há algo de surreal e sinestésico na melodia, nas guitarras, no melotrom da introdução. É uma música que parece ter cores, cheiro e textura.

E há o nome. Strawberry Fields Forever. As três palavras juntas soam bem. E o que ela significa? Só o nome da música te dá vontade escutar. Existem outras músicas dos Beatles com nomes sensacionais. Como: While my Guitar Gently Weeps, She Came In Through the Bathroom Window e You've got to hide your love away.

Existem outras bandas que dão bons nomes para músicas como o Oasis (Don't look back in anger, The Importance of Being Idle, The Shock of The Lightning), Led Zeppelin (The Song Remains the Same, o BRMC (As Sure as the Sun, Still Suspicion Holds You Tight) e Bob Dylan (Positively 4th Street, Visions of Johanna, Just Like Tom Thumb's Blues, Workingman's Blues #2 e Beyond Here Lies Nothin').

Os nomes citados são longos, mas existem casos em que nomes curtos funcionam bem. Run do Snow Patrol, Rust do Echo & The Bunnymen, Yellow do Coldplay.

Mas, normalmente, nomes curtos funcionam bem depois que você escuta a música. Eles não contribuem para que você tenha curiosidade em escutar a música. Parece impossível não se gostar de uma música chamada While My Guitar Gently Weeps. Já Yellow pode ser boa ou não. Esse mês eu baixe um disco do Spoon. Logo que bati o olho nas faixas, meus olhos foram em Believing is Art. Não deu outra, é a melhor do disco.

O Coldplay, por exemplo, dá nomes sem graça para suas músicas. Só no primeiro disco já temos Shiver, Sparks, Yellow, Trouble, Spies. Depois ainda temos Politk, Clocks, Whisper, Talk, Low, Lost!, Yes. Ou o Travis que tem Sing, Side, Happy, Safe, Turn e Colder. Claro que os dois acertam de vez em quando. O Coldplay tem Cemiteris of London e Twisted Logic, enquanto o Travis tem Why Does it Always Rain on Me, All I Wanna do is Rock e Peace the Fuck Out.

E bem, claro que temos as banda que exageram. O Arctic Monkeys passa do limites com "You probably couldn't see by the lights but you were staring straight at me"ou o White Stripes com "I want to be the boy to warm your's mothers heart". E os próprios Beatles, porque não, com "Everybody's got something to hide, except for me and my monkey".

Comentários

Postagens mais visitadas

Desgosto gratuito

É provável que se demore um tempo para começar a gostar de alguém. Você pode até simpatizar pela pessoa, ter uma boa impressão de uma primeira conversa, admirar alguns aspectos de sua personalidade, mas gostar, gostar mesmo é outra história. Vão se alguns meses, talvez anos, uma vida inteira para se estabelecer uma relação que permita dizer que você gosta de uma pessoa. (E aqui não falo de gostar no sentido de querer se casar ou ter relações sexuais com outro indivíduo). O ódio, por outro lado, é gratuito e instantâneo. Você pode simplesmente bater o olho em uma pessoa e não ir com a cara dela, ser místico e dizer que a energia não bateu, ou que o anjo não bateu, ou que alguma coisa abstrata não bateu. Geralmente o desgosto é recíproco e, se parar para pensar, poucas coisas podem ser mais bonitas do que isso: duas pessoas que se odeiam sem nenhum motivo claro e aparente, sem levar nenhum dinheiro por isso, sem nenhuma razão e tampouco alguma consequência. Ninguém vai se matar, brigar n...

Os 27 singles do Oasis: do pior até o melhor

Oasis é uma banda que sempre foi conhecida por lançar grandes b-sides, escondendo músicas que muitas vezes eram melhores do que outras que entraram nos discos. Tanto que uma coletânea deles, The Masterplan, é quase unanimemente considerada o 3º melhor disco deles. Faço aqui então um ranking dos 27 singles lançados pelo Oasis, desde o pior até o melhor. Uma avaliação estritamente pessoal, mas com alguns pequenos critérios: 1) São contados apenas o lançamentos britânicos, então Don't Go Away - lançado apenas no Japão, e os singles australianos não estão na lista. As músicas levadas em consideração são justamente as que estão nos lançamentos do Reino Unido. 2) Tanto a A-Side, quanto as b-sides tem o mesmo peso. Então, uma grande faixa de trabalho acompanhada por músicas irrelevantes pode aparecer atrás de um single mediano, mas com lados B muitos bons. 3) Versões demo lançadas em edições especiais, principalmente a partir de 2002, não entram em contra. A versão White Label de Columbia...

Tentando entender

Talvez a esquerda tenha que entender que o mundo mudou. A lógica da luta coletiva por melhorias, na qual os partidos de esquerda brasileiros se fundaram na reabertura democrática, não existe mais. Não há mais sindicatos fortes lutando por melhorias coletivas nas condições de trabalho. Greves são vistas como transtornos. E a sociedade, enfim, é muito mais individual. É uma característica forte dos jovens. Jovens que não fazem sexo e preferem o prazer solitário, para não ter indisposição com a vontade dos outros. Porque seria diferente na política? O mundo pautado na comunicação virtual é um mundo de experiências individuais compartilhadas, de pessoas que querem resolver seus problemas. É a lógica por trás do empreendedorismo precário, desde quem tem um pequeno comércio em um bairro periférico, passando por quem vende comida na rua, ou por quem trabalha para um aplicativo. Não são pessoas que necessariamente querem tomar uma decisão coletiva, mas que precisam que seus problemas individua...