Pular para o conteúdo principal

Os Beatles e eu

No meu mundo, não residem dúvidas de que os Beatles são a maior banda da história. A maior que já existiu e que nunca será superada. Existem conjuntos que fizeram mais sucesso? Talvez. Mais inovadores? Com certeza. Que fizeram discos, músicas melhores que os quatro? Sim. Mas nenhuma banda conseguiu juntar isso com tanta qualidade. Os Beatles conseguiram em pouco tempo ter uma carreira marcante, com tantas fases, que é impossível acreditar que eles lançaram discos durante apenas sete anos.

O grande mérito dos quatro é ter um som atemporal. Existem bandas que são o retrato de uma época. O Queen é a cara do exagero dos anos 70. Os Beatles são a cara dos anos 60, sem dúvida. Mas os anos 60 foram anos tão loucos para a música e para a sociedade, que eles se tornam a cara/base do nosso mundo contemporâneo. Em sete anos eles saíram das músicas simples sobre amores juvenis e passaram pelas orquestrações, pela maconha, pelo LSD, pelo movimento hippie, pela música indiana.

Os Beatles foram a primeira banda que eu escutei com prazer. Os primeiros que me fizeram perceber que a música podia ser algo sensacional. Foi com o Abbey Road, o clássico disco com os quatro atravessando a rua. Uma capa clássica, assim como os bonecos de Sgt. Peppers, a gravura de Revolver. Os quatro na janela em Please Please Me.

Tudo o que eles fizeram tem uma nostalgia incrível. Quem escuta, pode se lembrar do tempo que não viveu. Ter lembranças daquilo que não viu, mas que parecem tão reais – que se tornam suas.

Lennon e McCartney podem ser o melhor exemplo do dialogismo. Estilos distintos que se completavam. McCartney era mais convencional, capaz de emocionar com canções simples. Um cantor de multidões, de estádios lotados. Gostava de colocar elementos jazzísticos em suas canções. Lennon era mais radical. Adepto de letras surreias, músicas com andamentos diferentes. É genial saber que Strawberry Fields Forever é a junção de tomadas completamente diferentes da mesma canção.

Os dois foram responsáveis, cada um por um lado, pelo melhor compacto da história. Penny Lane/Strawberry Fields Forever. As duas músicas são uma viagem nostálgica. McCartney relembra de uma rua marcante, com os barbeiros que mostravam fotos dos cabelos que ele cortava, o bombeiro com um retrato da rainha e o banqueiro com o seu carro. E todos eles se encontravam, trabalham, esperam e correm da chuva. Todo mundo sabe, existe uma rua na sua vida com coisas que só você. A rua está nos seus olhos.

Strawberry Fields é uma viagem a infância nunca esquecida. Em um monde onde as coisas estão difíceis e é difícil viver com os olhos abertos, a solução é voltar para o parque dos campos de morango, onde nada é real e ninguém sobe em sua árvore.

Para mim, ela é a manifestação artística em forma de música, mais genial que já foi feita. Não é uma simples música. Ela tem cheiro, sabores, cores e texturas. O som se forma em camadas. A introdução no melotrom é palpável e tem uma cor ali, entre o azul e o amarelo. A guitarra flutua na mente.

A capa do single também era linda, uma foto dos quatro em uma moldura.

Não existiram bandas igual aos Beatles. Nenhuma que tenha saído de Little Child para chegar em Dear Prudence em tão pouco tempo.

É difícil escolher o meu disco predileto dos Beatles. Rubber Soul costuma a ser o meu favorito, pelo frescor das músicas, as harmonias geniais e a empolgação do grupo aprendendo a experimentar novas coisas. Sgt. Peppers é genial e tem A Day in the Life.

Mas é difícil competir com Abbey Road, o disco da despedida, o disco dos quatro atravessando a rua. Justamente porque em uma banda tão nostálgica, esse é o meu disco nostálgico. Me lembra de quando eu tinha 14 anos e estava começando a gostar de música. Me empolgava escutando Oh! Darling e tentava decorar os versos de Something.

O disco ainda tem uma simbologia interessante, de realmente ser o disco da despedida. Depois de anos de briga em que tudo quase acabou, os quatro resolveram se juntar mais uma vez, deixar as diferenças de lado e fazer um grande disco. E fica ainda mais bonito quando esse disco termina, simbologicamente, com uma música chamada “The End”.

And in the end the Love you take, is equal to the Love you make.


Fica ainda mais bonito quando você vê o documentário Anthology e ele termina com esse verso, com uma foto do grupo em um campo. Parece que tudo o que eles fizeram, estava pronto para ser eternizado.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas