Pular para o conteúdo principal

Memórias de Copa do Mundo (3)

Dificilmente você assiste tantos jogos interessantes como na Copa do Mundo. Fora a competição, há um certo duelo de estilo, por vezes antagônicos. É quase uma forma de guerra controlada. Porque há algo além das simples disputa entre clubes e esse algo é por vezes intangível.

Romênia 3x2 Argentina (Oitavas de final, 1994)
A Romênia era a equipe mais fantasiosa da primeira fase. Tinha uma trinca de ataque forte. Hagi era um camisa 10 canhoto habilidoso que fazia jogadas geniais, o camisa 11 Dumitrescu era um atacante que se movimentava bem e Raducioiu era oportunista. A Argentina sofria com a perda de Maradona, dopado. Dumitrescu abriu o placar em cobrança de falta surpreendente, Batistuta empatou de pênalti. Hagi fez grande jogada para o segundo gol romeno e depois fez o terceiro gol. A Argentina diminuiu, mas a Romênia seguiu melhor e garantiu a vitória.

Holanda 2x3 Brasil (Quartas de final, 1994)
Me lembro bem. Depois de um primeiro tempo fraco, o Brasil conseguiu pegar a defesa holandesa em linha e fazer dois gols que pareciam garantir a vitória. Logo depois a Holanda diminuiu e eu saí da sala, tenso. Voltei e vi a Holanda empatar. Sai da sala novamente. Me chamaram para ver a cobrança de falta de Branco e foi o gol da classificação.

Argentina 2x2 Inglaterra (Oitavas de Final, 1998)
Foi um começo de jogo alucinante. Um pênalti para cada lado e 1x1 no Placar. Owen faz uma grande jogada e marca o gol mais bonito da copa, aos 18 minutos de jogo. Nos acréscimos a Argentina empata. Depois o jogo ficou truncado, Beckham foi expulso e Batty desperdiçou o pênalti que eliminou a Inglaterra.

Brasil 3x2 Dinamarca (Quartas de Final, 1998)
O jogo mal tinha começado quando Jorgensen abriu o Placar para a Dinamarca, num jogo que parecia não ser muito complicado. Bebeto e Rivaldo empataram ainda no primeiro tempo. Foi então que Roberto Carlos furou uma bicicleta e Brian Laudrup empatou o jogo novamente. Sempre que os irmãos Michael e Brian Laudrup pegavam na bola o Brasil passava por apuros. A sorte é que Rivaldo estava inspirado e salvou o time num chute de fora da área que entrou devagarzinho, raspando a trave. Aos 44 Sand cabeceou na trave.

Holanda 2x1 Argentina (Quartas de Final, 1998)
Era um jogo de alternâncias, com a Argentina um pouquinho melhor, mas sem muita efetividade. Mas o lance ocorreu no último minuto. Bola chutada de longe para Bergkamp. O holandês dominou com a ponta do pé, cortou Ayala e com um toque com o lado externo do seu pé direito fez o gol. O mais bonito da copa. Ou eu já disse isso antes?

Brasil 1x1 Holanda (semifinais, 1998)
O primeiro tempo foi nervoso. E mal começou o segundo tempo, Ronaldo recebeu de Rivaldo e abriu o placar. A Holanda pressionou o jogo todo e o Brasil escapava, sabe-se lá como. Até que no finalzinho a defesa ficou plantada e Kluivert subiu sozinho para empatar. A prorrogação foi de matar. Os dois times tiveram diversas chances de marcar o gol de ouro. Uma bola de Kluivert foi a seis centímetros do gol, o zagueiro travou Rivaldo quando o gol era certo. Foi pros pênaltis, onde Taffarel garantiu o Brasil na final.

Itália 1x2 Croácia (primeira fase, 2002)
A Copa de 2002 foi desprovida de grandes jogos, mas tenho uma boa lembrança desse. A Itália fez 1x0 em um jogo chato. Geralmente isso é sinal de que o jogo acabou. A Itália faz um gol e depois se tranca na defesa, é quase impossível para o adversário fazer o gol. Mas a Croácia cresceu, partiu para o ataque e em dois minutos conseguiu uma impressionante virada com gol estranho de Rapajic.

Portugal 1x0 Holanda (Oitavas de Final, 2006)
Foi o jogo mais brigado da história da Copa do Mundo. A porrada comeu solta. Isso foi suficiente para ser o jogo mais dramático da competição. Maniche fez o gol da vitória, a Holanda mandou uma bola na trave e o sangue correu.

Alemanha 0x2 Itália (Semifinal, 2006)
O jogo foi disputado, espécie de jogo de xadrez. No entanto, tudo aconteceu na prorrogação. A Itália começou a criar inúmeras chances e a Alemanha não tinha perna para acompanhar. Mesmo assim os alemães tiveram suas boas chances, até que Grosso marcou no último minuto. Último minuto nada, ainda teve tempo para que Del Piero fizesse 2x0.

Comentários

Postagens mais visitadas

Desgosto gratuito

É provável que se demore um tempo para começar a gostar de alguém. Você pode até simpatizar pela pessoa, ter uma boa impressão de uma primeira conversa, admirar alguns aspectos de sua personalidade, mas gostar, gostar mesmo é outra história. Vão se alguns meses, talvez anos, uma vida inteira para se estabelecer uma relação que permita dizer que você gosta de uma pessoa. (E aqui não falo de gostar no sentido de querer se casar ou ter relações sexuais com outro indivíduo). O ódio, por outro lado, é gratuito e instantâneo. Você pode simplesmente bater o olho em uma pessoa e não ir com a cara dela, ser místico e dizer que a energia não bateu, ou que o anjo não bateu, ou que alguma coisa abstrata não bateu. Geralmente o desgosto é recíproco e, se parar para pensar, poucas coisas podem ser mais bonitas do que isso: duas pessoas que se odeiam sem nenhum motivo claro e aparente, sem levar nenhum dinheiro por isso, sem nenhuma razão e tampouco alguma consequência. Ninguém vai se matar, brigar n...

Os 27 singles do Oasis: do pior até o melhor

Oasis é uma banda que sempre foi conhecida por lançar grandes b-sides, escondendo músicas que muitas vezes eram melhores do que outras que entraram nos discos. Tanto que uma coletânea deles, The Masterplan, é quase unanimemente considerada o 3º melhor disco deles. Faço aqui então um ranking dos 27 singles lançados pelo Oasis, desde o pior até o melhor. Uma avaliação estritamente pessoal, mas com alguns pequenos critérios: 1) São contados apenas o lançamentos britânicos, então Don't Go Away - lançado apenas no Japão, e os singles australianos não estão na lista. As músicas levadas em consideração são justamente as que estão nos lançamentos do Reino Unido. 2) Tanto a A-Side, quanto as b-sides tem o mesmo peso. Então, uma grande faixa de trabalho acompanhada por músicas irrelevantes pode aparecer atrás de um single mediano, mas com lados B muitos bons. 3) Versões demo lançadas em edições especiais, principalmente a partir de 2002, não entram em contra. A versão White Label de Columbia...

Tentando entender

Talvez a esquerda tenha que entender que o mundo mudou. A lógica da luta coletiva por melhorias, na qual os partidos de esquerda brasileiros se fundaram na reabertura democrática, não existe mais. Não há mais sindicatos fortes lutando por melhorias coletivas nas condições de trabalho. Greves são vistas como transtornos. E a sociedade, enfim, é muito mais individual. É uma característica forte dos jovens. Jovens que não fazem sexo e preferem o prazer solitário, para não ter indisposição com a vontade dos outros. Porque seria diferente na política? O mundo pautado na comunicação virtual é um mundo de experiências individuais compartilhadas, de pessoas que querem resolver seus problemas. É a lógica por trás do empreendedorismo precário, desde quem tem um pequeno comércio em um bairro periférico, passando por quem vende comida na rua, ou por quem trabalha para um aplicativo. Não são pessoas que necessariamente querem tomar uma decisão coletiva, mas que precisam que seus problemas individua...