Pular para o conteúdo principal

Memórias de Copa do Mundo (2)

Os Grandes Jogadores

Gheorge Hagi – Hagi era um meia canhoto habilidoso. Jogava com a camisa 10 da Romênia. Marcou um gol antológico contra a Colômbia, em um chute quase do meio de campo. Contra a Argentina nas oitavas-de-final marcou outro gol e deu uma assistência sensacional para o segundo gol de Dumitrescu. Tinha grande visão de jogo, fazia lançamentos e passes precisos e finalizava bem. Também disputou a copa de 98 e apesar da boa campanha romena na primeira fase, já não era mais. Lembrava vagamente o craque de 94.

Romário – Foi o cara da copa de 94. Marcou gol em todos os jogos, exceção a final e o jogo contra os Estados Unidos, no qual ele deu o passe para Bebeto marcar. E, detalhe, marcava os gols difíceis, os gols que abriam o placar, que empatavam o jogo. Era imbatível nas bolas em profundidade e podia finalizar com apenas um toque na bola. Se machucou antes da copa de 98 e foi cortado e apesar do clamor popular, não foi convocado para a campanha vitoriosa de 2002.

Hristo Stoichkov – O Búlgaro era um canhoto explosivo. Partia pelos lados do campo, driblando em velocidade e batendo ao gol. Carregou a até então inexpressiva seleção búlgara até a quarta posição em 94. A arrancada que resultou no gol contra o México nas oitavas de final ficou marcada pela narração de Galvão Bueno “segura que eu quero ver!”. Não seguravam. Era explosivo também no temperamento, arrumou brigas por onde passou. Também participou da copa de 98, mas assim como toda a seleção búlgara, estava envelhecido e teve uma campanha vergonhosa.

Roberto Baggio – Marcou cinco dos seis gols italianos nos mata-matas da copa de 94. Era quase certo que o gol italiano seria seu. Meia-atacante que chegava bem de trás, mas também ia bem dentro da área. Acabou marcado pelo pênalti perdido na final contra o Brasil. Uma injustiça. Disputou a copa de 98 também, onde seria reserva, mas acabou ganhando a vaga de Del Piero. Marcou dois gols, sendo um de pênalti, numa espécie de exorcismo dos seus demônios.

Rivaldo – Por vezes ele se enrolava na bola, atrasava os contra-ataques, prendia o jogo e era lento. Mas compensava pelo seu poder de decisão. Contra a Dinamarca em 98 fez uma das maiores atuações individuais que já vi. Marcou dois gols em um jogo no qual o Brasil foi dominado. Também deu o passe para o gol contra a Holanda. Em 2002 foi decisivo. Abriu o placar contra a Bélgica, Inglaterra e participou dos dois gols na final. Era uma certeza que ele estaria no lugar certo e na hora certa.

Dennis Bergkamp – O Holandês era frio. Parecia que não suava. Já havia feito três gols em 94, mas brilhou em 98. Outros três gols e atuações decisivas. Mas o lance que o faz ser lembrado aconteceu aos 44 do segundo tempo contra a Argentina. Lançamento longo, ele domina com a ponta do pé, corta Ayala com o lado externo do pé e bate de bico pro fundo do gol. Antológico e sem derramar uma gota de suor.

Zinedine Zidane – A maior esperança francesa para 98 quase foi um fiasco. Expulso no segundo jogo, voltou apenas nas quartas-de-final contra a Itália, mas não fez nada. Teve boa atuação contra a Croácia, mas ainda não havia feito nenhum gol. Pois, fez dois de cabeça contra o Brasil. Depois disso se firmou como o maior jogador do mundo, condição em que chegou para a copa de 2002. Mas uma lesão em um amistoso só o permitiu jogar a terceira partida da primeira fase, se arrastando na derrota que eliminou a França, contra a Dinamarca. Já não era o mesmo em 2006, torneio que anunciou, seria o último de sua carreira. Só apareceu na vitória contra a Espanha. E então, massacrou o Brasil nas quartas-de-final. Conduziu o time francês, driblou, passou, lançou. Foi como se o time brasileiro tivesse parado para assistir. Marcou de pênalti, gols contra Portugal na semifinal e contra a Itália na final. Teve a chance de fazer o gol do título em uma cabeçada defendida por Buffon e logo depois, acertou uma cabeçada em Materazzi e foi expulso. Seu último ato.

Ronaldo – Ele já havia ido bem em 98, com atuações decisivas contra Chile, Dinamarca e Holanda. Mas teve o apagão na final. Sofreu duas contusões serias e foi dado como acabado para o futebol, mas Felipão apostou nele em 2002. Marcou gols nos quatro primeiros jogos. Mas, sua provação definitiva foi nos últimos dois jogos. Estava morto em campo quando arrumou o gol da classificação contra a Turquia. E na final, marcou os dois gols do título. Teve outra participação em 2006, que foi esquecível, tirante o fato de ter marcado 3 gols e se tornado o maior artilheiro da história do torneio.

Miroslav Klose – Assombrou a todos, marcando cinco gols na primeira fase do torneio em 2002. Depois foi discreto ao extremo. Em 2006 marcou outros cinco gols e teve uma atuação sensacional contra a Suécia, em que por ironia, não marcou nenhum gol. É o típico centroavante implacável que faz gols, sempre. É também um jogador um pouco injustiçado. Muitas vezes é tido como um caneludo, mas pelo contrário, tem uma boa capacidade técnica.

Outros jogadores marcantes.
Yekeni, Amuneke e Amokachi – Trio nigeriano da copa de 94, que com camisas exóticas infernizou um par de defesas alheias.
Michael Laudrup – Já não estava no auge, mas conduziu a boa Dinamarca de 98.
Carlos Gamarra – O paraguaio foi o maior zagueiro que eu vi. Podia fazer uma centena de desarmes sem nenhuma falta.
Michael Owen – pareceu craque e marcou golaços em 98. Depois, pouco fez de notável.
Edgar Davids – Fôlego inacabável. Era o pulmão holandês em 98.
Davor Suker – Se não fizesse gols, o croata era o pior em campo. Mas ele sempre fazia.
Marc Wilmots – O único talento num monte de belgas ruins. Coitado.
Anders Svenson – Sueco talentoso, batia faltas brilhantemente.
Philipp Lahm – Lateral alemão habilidoso.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab