Pular para o conteúdo principal

Minhas 10 principais lembranças olímpicas

1) O Saque vencedor de Marcelo Negrão
Brasil e Holanda disputavam a final olímpica do vôlei nas Olimpíadas de Barcelona em 1992. Era um tempo diferente, em que o jogo contava com um sistema de vantagens que proporcionava uma interminável troca de bolas sem que um ponto fosse efetivamente marcado. Restava apenas um ponto para o título e os times revezavam vantagens, jogadores forçando o saque para tentar o ponto final. Até que Marcelo Negrão, o destaque daquele time, pegasse o impulso e eu falasse “é agora”. Meu lado vidente se confirmou e eu, com cinco anos, tive certeza que minha palavra pesou para a medalha de ouro. Era dia dos pais. Abracei meu pai na comemoração.

2) Muhammad Ali acende a pira
Abertura dos jogos de Atlanta, 1996. A tocha percorre o estádio olímpico na expectativa de quem será o responsável por acender a pira olímpica. Muhammad Ali. O maior boxeador de todos os tempos, medalhista olímpico que teve a sua medalha cassada por se recusar a lutar no Vietnã foi o responsável. Eu não sabia de nada sobre ele, mas lembro da emoção de todos com o momento, com aquela figura combalida pelo Mal de Parkinson acendendo a pira.

3) Donovan Bailey e o paradigma de velocidade
Ao que consta, o canadense Donovan Bailey não foi o maior corredor do mundo antes e depois de 27 de julho de 1996. Mas, naquele dia, na final dos 100 metros rasos ele cravou o tempo de 9 segundos e 84 décimos, novo recorde mundial e conquistou a medalha de ouro. 9,84. O tempo ficou gravado na minha memória e era o paradigma de velocidade. Os bons, realmente bons, corriam em tempos próximos a esse.

4) Vai Claudinei
Nos sofridos jogos de Sidnei já dava pra perceber que o Brasil não levaria nenhuma medalha de ouro e restava se contentar com pratas e bronzes. Nenhuma medalha foi tão marcante quanto a prata no revezamento 4x100 do atletismo. A corrida em curva de André Domingos entregando o bastão para Claudinei Quirino em terceiro lugar. Sua arrancada final rumo a medalha de prata embalando a madrugada brasileira.

5) O refugo de Baloubet du Rouet
Decepção após decepção, só nos restava Rodrigo Pessoa. Jóquei multicampeão mundial, o melhor do mundo, montado em Baloubet du Rouet. Os dois avançaram pelas fases sempre em posições privilegiadas e na grande final seria o último a entrar na pista. Se zerasse o percurso, era ouro. Se derrubasse um obstáculo iria para o desempate mas garantia medalha. O cavalo ia bem até que de repente parou. Refugou, soubemos ali era o termo correto. Ele ainda estava na briga, mas refugou novamente, simplesmente se recusou a tentar pular por um obstáculo específico e decretou o Brasil sem ouro e colocou o hipismo no centro das discussões nacionais.

6) A queda do brasileirinho
Quando Daiene dos Santos foi campeã mundial de ginástica, ela foi alçada ao posto de símbolo nacional. Mulher negra e corpulenta, uma estranha naquele mundo reduzido das ginastas. Se apresentava ao som do Brasileirinho e executava movimentos complexos dos quais só ela era capaz. O Duplo Twist Carpado. Se tudo desse certo, ela era imbatível. Não sei dizer porque, mas eu sentia que não ia dar certo. Sempre desconfio das medalhas absolutas do Brasil e Daiane acabou desabando no chão ao fim de uma das manobras. Terminou em sexto lugar e virou alvo da ira seletiva nacional que aparece a cada quatro anos.

7) Uma mensagem de Pequim para o mundo
A abertura dos jogos de Pequim são inesquecíveis. A contagem regressiva que resultou na apresentação dos tambores iluminados foi uma das manifestações artísticas mais bonitas que eu já vi na minha vida. Toda a abertura foi impecável, em um nível jamais visto nessas festas. A mensagem era clara: impressionar o mundo. A China saía de trás da muralha e exibia sua grandeza para todos.

8) Phelps e a vitória que enganou os olhos
A história registra as oito medalhas de ouro que Michael Phelps conquistou nos jogos de Pequim. De certa forma, parece que as vitórias eram uma certeza absoluta e seis delas foram razoavelmente tranquilas, pelo menos para quem estava fora da piscina. Entre todas, a mais impressionante foi a conquista nos 100 metros borboleta. Phelps virou os primeiros cinquenta metros muito atrás e estava atrás nos metros finais, quando começou a avançar como se fosse um monstro devorador de água. Os olhos do mundo enxergaram a vitória de Mirolad Cavic, mas as imagens ultralentas confirmaram a vitória em uma última braçada supersônica.

9) Usain Bolt e a relatividade do tempo
Como esquecer a vitória de Usain Bolt na final dos 100 metros em Pequim? Batendo o recorde mundial com um tempo absurdo, com uma vantagem enorme sobre os adversários e ainda batendo no peito. Depois disso ele bateu o recorde e transformou a corrida na casa de 9,6 em algo corriqueiro, mas sua demonstração de superioridade na pista do ninho do pássaro foi um dos maiores momentos da história do esporte.

10) A vitória de uma geração
Brasil e Rússia, quartas-de-final das Olimpíadas de 2012. Jogo tenso, tie break ainda mais tenso e a Rússia conseguia um match point atrás do outro. Foram seis chances de vitória, quase todas revertidas em ataques extraplanetários de Sheila. O ponto da vitória brasileiro veio com uma cravada de Fabiana que tirou o grito da garganta de todos e comprovou que aquele era um time vitorioso e cheio de brios, que conquistou uma medalha de ouro que parecia improvável.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas