Encher a cidade de radares que controlam a velocidade dos automóveis sempre será uma decisão polêmica. Sim, há um código de trânsito e há um limite de velocidade para cada via de cada cidade brasileira. Mas é aquela história, existem avenidas com velocidade máxima de 50 km/h, onde se poderia andar a 60km/h, sempre se desconfia de que multas são inventadas e há o problema de os radares serem licitados.
Basicamente, a prefeitura paga uma empresa para administrar o negócio. E a empresa quer ter lucro, mas multas de trânsito não foram feitas para se ter lucro. São maneiras de punir quem excede os limites, apenas isso. E para onde vai o dinheiro arrecadado pelas multas? Realmente há uma melhoria na condição das estradas? São investidos em campanhas educativas e essas campanhas funcionam?
Uma coisa apenas não pode ser negada. Os radares exercem uma forte influência psicológica. Eles foram instalados a pouco tempo em Cuiabá em não mais do que três avenidas. É possível saber a localização de todos eles e se você quiser, pode correr por toda avenida e reduzir apenas nos lugares determinados. Pode fazer como algumas pessoas que andam a mais de 100 km/h pela rua e passam nos radares a 45 km/h, quando o limite é 60. Talvez pensem que, assim como exceder em 20% a velocidade permitida gera uma multa de 300 reais, passar 20% abaixo da velocidade permitida obriga o Estado a lhe pagar algum dinheiro.
Mas de certa forma, podemos ver que nas avenidas com três ou quatro radares, as pessoas acabam andando mais tempo na velocidade máxima. Temem talvez se descuidarem e acabarem levando uma multa. Controlam para não correr muito e etc.
E não, não tenho um fim para concluir esse raciocínio.
Basicamente, a prefeitura paga uma empresa para administrar o negócio. E a empresa quer ter lucro, mas multas de trânsito não foram feitas para se ter lucro. São maneiras de punir quem excede os limites, apenas isso. E para onde vai o dinheiro arrecadado pelas multas? Realmente há uma melhoria na condição das estradas? São investidos em campanhas educativas e essas campanhas funcionam?
Uma coisa apenas não pode ser negada. Os radares exercem uma forte influência psicológica. Eles foram instalados a pouco tempo em Cuiabá em não mais do que três avenidas. É possível saber a localização de todos eles e se você quiser, pode correr por toda avenida e reduzir apenas nos lugares determinados. Pode fazer como algumas pessoas que andam a mais de 100 km/h pela rua e passam nos radares a 45 km/h, quando o limite é 60. Talvez pensem que, assim como exceder em 20% a velocidade permitida gera uma multa de 300 reais, passar 20% abaixo da velocidade permitida obriga o Estado a lhe pagar algum dinheiro.
Mas de certa forma, podemos ver que nas avenidas com três ou quatro radares, as pessoas acabam andando mais tempo na velocidade máxima. Temem talvez se descuidarem e acabarem levando uma multa. Controlam para não correr muito e etc.
E não, não tenho um fim para concluir esse raciocínio.
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