Sexta-feira de manhã, chego a minha academia e ela está completamente vazia. A dona do estabelecimento inclusive cochilava, deitada, em um desses aparelhos de exercícios aeróbicos. A TV ligada no Bom Dia Mato Grosso, num volume quase encoberto pelos ventiladores. Assino meu nome na lista de frequência e vejo que realmente sou o único no local.
Quando passo pela catraca, ela se assusta e acorda, envergonhada. Não havia como negar que estava dormindo e disse que estava ali desde as seis da manhã, sem nenhuma viva alma por lá. Disse que tudo bem e segui para a bicicleta ergométrica, enquanto ela voltava para seu posto na "recepção". Então, ela colocou uma música para tocar.
Música de academia é aquela coisa: remixes dos mais variados, CDs do David Guetta e outras coisas pop, que não sei exatamente quem é que canta. Digo que me mantenho atualizado sobre os lançamentos de Rihanna e similares pela academia. Não dessa vez. Quando a música começa a tocar logo reconheço que é The Pretender, do Foo Fighters.
Ao longo dos 45, talvez 50 minutos em que fiquei na academia, só tocou Foo Fighters. Best of You, All My Life, Times Like These, Long Road do Ruin, Rope, Monkey Wrench. Nada de nenhum DJ francês.
Não que jamais tenha tocado rock por lá. De vez em quando os instrutores separam uma pequena lista que tem Millencollin, Green Day e Offspring. Algo que não passa de cinco ou seis músicas. Mesmo o FF já teve uma ou duas músicas tocas em uma dessas.
Acredito que, sinceramente, minha presença solitária por lá deve ter sido a responsável para que o rock fosse a trilha sonora. Para ser agradável, a proprietária da academia deve ter pensado que eu gostava de rock e colocou o Foo Fighters. Agora, por que Foo Fighters?
Porque Foo Fighters é a banda de rock padrão do momento. Fãs de rock são muito chatos, gostam de estilos específicos e desprezam outros tantos. Um artista que é idolatrado por uns chega a causar repugnância em outros. Mas sempre há uma banda de rock que faz um sucesso com a massa e que é certeza de que qualquer um vai gostar e essa banda hoje em dia é justamente o Foo Fighters.
Já foi Red Hot Chili Peppers em algum momento, acredito que já tenha sido o Aerosmith e Guns And Roses. Hoje é a banda do Dave Grohl.
Sim, eu gosto de Foo Fighters. The Colour and the Shape, There's nothing left to lose e Wasting Light são grandes discos, o resto cheira a mediocridade.
Mas não acho que seja um grande mérito para uma banda disputar espaço com David Guetta.
Comentários