Pular para o conteúdo principal

A primeira vitória de uma geração

Voltamos ao Mundial de Basquete de 2002, realizado em Indianápolis, porque lá se consolidou a minha paixão por esse esporte - estranha paixão, maior pelos jogos de seleção do que pelos jogos da NBA.

O Brasil vivia então os fragmentos da geração pós-Oscar. Um grupo com jogadores experientes como Helinho, Demétrius, Rogério, Sandro Varejão, que passavam longe de serem brilhantes. Um time que rodava a bola muitas vezes, estourava o seu limite de 24 segundos sem arremessar e dependia de Marcelinho Machado, o chutador que assumiu o trono de Oscar.

O técnico Hélio Rubens também levou alguns jogadores jovens, que beiravam os 20 anos ou menos, como Leandrinho, Anderson Varejão, Guilherme Giovanoni, Thiago Splitter. Jogadores que precisaram assumir a bucha naquele time inconsistente, que sofreu para vencer Porto Rico, Angola e Turquia, foi massacrado por Espanha e Iugoslávia e perdeu para a Argentina no primeiro mata-mata, nas quartas de final. A Argentina, comandada por Ruben Magnano, era muito superior.

Esse time foi aos poucos ganhando reforços, como Marcelinho Huertas e Marquinhos, a base se mantendo e os fracassos se acumulando. Campanha terrível no Pré-Olímpico de 2003 e ausência nas Olimpíadas de Atenas. Título na desfalcada Copa América de 2005, com Marcelinho Machado e Giovanoni em grande fase. Fracasso no Mundial de 2006, com a eliminação na primeira fase, com quatro derrotas semelhantes.

Expectativa para o Pré-Olímpico de 2007, sob o comando de Lula Pereira, e novo fracasso, com um time que não soube decidir. Veio o técnico espanhol Moncho Monsalve e o fracasso na repescagem das Olimpíadas, terceira ausência seguida nos Jogos Olímpicos. As coisas melhoraram um pouco, jogo um pouco mais consistente na Copa América de 2009 e Ruben Magnano veio para o Brasil. O time evoluiu, mas caiu nas oitavas de final do Mundial de 2010, voltou para as Olimpíadas de maneira heroica, mas perdeu nas quartas, em Londres 2012.

Aqui vem um dado assustador: o Brasil não ganhava um jogo de mata-mata em Mundial ou Olimpíadas desde a decisão do terceiro lugar do Mundial nas Filipinas em 1978, quando Marcel acertou a cesta vencedora no último segundo.

Não ganhava.

Este domingo foi histórico para o basquete brasileiro. A atual geração chegava pela quarta vez em um mata-mata, pela quarta vez contra a Argentina. Um fantasma para o Brasil, mesmo desfalcada de Ginóbili e Delfino, mas com o assustador Scola e Prigioni.

O primeiro tempo foi ruim, mas a equipe cresceu na segunda parte. Anderson Varejão tampou o garrafão, Splitter finalmente venceu seu compadre Scola, Raulzinho e Marquinhos assumiram a responsabilidade na armação e finalização e o Brasil venceu.

Vitória que sempre pareceu distante, e para quem acompanha o basquete, até impossível. Até o minuto final era difícil acreditar que ela viria, os fantasmas do passado pareciam que poderiam voltar a qualquer momento.

Foi a primeira vitória em mata-mata dessa geração, de seis jogadores que estiveram em Indianápolis e que vem levando cacetadas desde 2002. Mais do que isso: foi a primeira vitória da minha geração de fãs do basquete. Um sete de setembro inesquecível.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas