Pular para o conteúdo principal

Andei Escutando (38)


Bert Jansch (1965): Escutar Bert Jansch é aquela típica coisa que lhe dá um ar de superioridade. Uma conotação de exclusividade, com o charme intelectual que só o folk tem. Ainda mais em um disco gravado só com o violão e de maneira amadora. E, para melhorar, o disco é muito bom. Melhor que o mais famoso Nick Drake, por exemplo.
Melhores: Needle of Death e Oh How Your Love is Strong.

Cheap Trick (1977): Uma banda cheia de truques vagabundos e clichês de hard rock. Riffs pesados, visual caricato, guitarras de quatro (!!) braços. Chato pra caramba.
Melhores: Mandocello e Speak Now Or Forever Hold Your Peace.

Idlewild – Warning/Promisses (2005): O Idlewild é uma bandinha. Faz algumas músicas boas, competentes, mas sempre na zona de conforto, dando a impressão de que qualquer um seria capaz de fazer igual. Sem graça.
Melhores: I Want a Warning e As If I Hadn’t Slept.

Lou Reed – The Blue Mask (1982): Um disco bem pesado, Lou Reed parece desesperado enquanto canta. As músicas variam de medianas para boas, mas há Average Guy, uma espécie de hino instantâneo das pessoas normais, medianas.
Melhores: Average Guy e Heavenly Arms.



Rufus Wainwright – Release the Stars (2007): Talvez seja o melhor disco do Rufus Wainwright. Tem todas aquelas frescuras que ele coloca nos seus álbuns, mas um pouco mais dosadas, sem a sacanagem de colocar músicas em latim.
Melhores: Slideshow e Between My legs.

Ryan Adams – III/IV (2010): Não dá para não admirar a carreira de Ryan Adams e seus incontáveis discos lançados anualmente, semestralmente. O problema é que quase sempre o resultado é inconstante. É difícil esperar que este seu segundo disco duplo (que pela duração, poderia ser simples) e além do mais de sobras de estúdio (segundo da carreira), seja constante. Se tivesse umas 12 músicas talvez fosse genial. Mas será que a qualidade de Ryan Adams não está na quantidade?
Melhores: Stop Playing With My Heart e Typecast.

The Black Crowes – Warpaint (2008): O disco da volta dos corvos é o disco mais puxado para o blues. Aliás, é um disco de blues cru. Mediano.
Melhores: Wounded Bird e Goodbye Daughters of Revolution.

The Coral – Butterfly House (2010): Um trabalho medíocre. As qualidades do The Coral estão ali, mas o problema está na produção anos 80 do disco. O eco nos vocais é de doer.
Melhores: She’s Comin’ Around e Sandhills.

The Jesus & Mary Chain – Munki (1998): Munki é um disco com cara de disco de despedida, disco maldito, disco desiludido. Eles odeiam ou amam o Rock ‘n’ Roll? Não sei, mas algumas músicas dão motivos para que você os ame (outras para que você odeie).
Melhores: Black e I Hate Rock ‘n’ Roll.



The Soundtrack of Our Lives – Communion (2008): 24 músicas sem brilho. Talvez seja o disco duplo mais cansativo que eu já escutei, competindo ali com o Stadium Acadium do Red Hot Chili Peppers.
Melhores: Without Warning e Thrill Me.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas