Pular para o conteúdo principal

Andei Escutando (28)

Aimee Mann – The Forgotten Arm (2005): A voz de Aimee Mann começa a soar meio enjoativa. Sendo que sua voz representa 80% da graça de seus discos, dá pra entender porque ele é inferior aos trabalhos anteriores.
Melhores: King of the Jailhouse e Little Bombs.

Caetano Veloso (1968): Algumas músicas são legais, mas não tem jeito: Caetano Veloso tem uma chateabilidade que é inerente a sua existência (apesar de ele dizer que nasceu para ser o superbacana).
Melhores: Alegria, Alegria e Soy Loco Por Ti América.

David Bowie – Hunky Dory (1971): Um bom disco de pop/rock, antes de David Bowie começar a incorporar personagens. Mesmo assim, acho que ele sempre se interessou por temas alienígenas e sobrenaturais, não?
Melhores: Life on Mars? e Quicksand.

Elvis Costello – This Year’s Model (1978): Seria um bom disco, mas um teclado de brinquedo que acompanha a maior parte das músicas dá um ar de encontro de karaokê para as letras de corno desajustado do Costello. Além disso, este mesmo teclado, algumas canções com um pé no reggae e uma maldita percussão ajudam a dar um ar de World Music. Tudo funciona melhor quando as músicas são mais simples.
Melhores: Pump It Up e Lip Service.

Neil Young – Everybody Knows This is Nowhere (1969): Disco clássico. Uma viagem por músicas longas, em alguns casos longuíssimas, quase intermináveis. Mas a beleza de The Losing End, e a crueza de versos como “Down by the river, I shot my baby” compensam.
Melhores: The Losing End (When You’re On) e Down By The River.

Super Furry Animals – Guerrilla (1999): Há um tipo de música que o Super Furry Animals faz, em que os versos se emendam, se repetem, que sempre são muito boas. Mas, este disco, cheio de experimentações eletrônicas é chato pra caramba.
Melhores: The Turning Tide e Fire in My Heart.

The Bluetones – Science & Nature (2000): A Estréia, Expecting to Fly, é ótima, o disco seguinte, Return to the Last Chance Saloon, é uma tentativa miserável, fracassada e pouco inspirada de repetir o primeiro. Ao que parece, a partir deste terceiro disco, eles tentam partir para um lado bem humorado, descompromissado, como se a banda não se levasse a sério. É melhor do que o burocrático Last Chance Saloon, mas não dá pra levar muito a sério.
Melhores: Keep the Homes Fire Burning e Zorrro.

The Flying Burrito Brothers – The Gilded Palace of Sin (1969): O Country-rock é algo perigoso. Pode se parecer demais com música sertaneja em alguns momentos. O que faz a diferença é o bom gosto do conjunto. Para explicar melhor, Chitãozinho e Xororó não teriam como fazer versões para nenhuma dessas músicas.
Melhores: Hot Burrito #1 e Wheels.

The Sonics – Here Are The Sonics (1965): Os Sonics cantam grandes clássicos do rock’n’roll e todos esses gêneros dos anos 50/60, essas músicas que foram gravadas por tantos artistas que você nem sabe quem é o autor – isso se o autor não for um compositor profissional. A graça é que eles tocam os instrumentos como se eles fossem feitos de pedra. Essa rudeza, aliada a péssima gravação, dá a exata sensação do que é uma banda de garagem.
Melhores: The Witch e Have Love, Will Travel.

The Zombies – Odessey & Oracle (1968): Um disco de pop perfeito, piano melódico, refrões com backing vocals inspirados, enfim.
Melhores: Brief Candles e Care of Cell 44.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab