Pular para o conteúdo principal

Federer, novamente uma experiência religiosa

O falecido escritor norte-americano David Foster Wallace era um aficionado por tênis e provavelmente seu maior texto sobre o assunto foi o ensaio "Federer como experiência religiosa". Escrito em 2006, auge (será?) do suíço enquanto tenista, Wallace faz uma longa contextualização sobre a evolução do jogo, dos estilos de jogo, até chegar em Federer, um desses raros casos de esportistas sobre os quais as leis da física não se aplicam.

É notória a sua descrição sobre os momentos Federer, os golpes aplicados pelo suíço que deixam os espectadores impressionados, sobretudo, pela facilidade com a qual ele bateu na bola. No seu auge Federer era exatamente isso, um cara que fazia mágica sem fazer esforço. O ápice deve ter sido aquela final de US Open contra Lleyton Hewitt na qual Federer se sagrou campeão com um sobrenatural 6/0-7/6-6/0.

Claro que surgiu Rafael Nadal, incansável, canhoto com um forehand potente e que conseguia sempre levar o jogo ao limite, saindo das questões meramente técnico e táticas para entrar na esfera psicológica e física, onde o espanhol praticamente sempre venceu o suíço. Surgiu Novak Djokovic e seu estilo assassino. A idade chegou e de repente o Andrea Seppi, o Tommy Robredo e outros tenistas medianos se viam no direito de eliminar Roger Federer em um Grand Slam.

Cortamos para o meio da semana passada quando Roger Federer e Rafael Nadal se enfrentaram em uma precoce oitava de final de Indian Wells, o quinto slam. Se ao longo dos anos houve uma maneira especial de derrotar Federer, esta maneira era forçar o jogo na sua esquerda, forçar o seu backhand - regular, mas que não chegava a ser brilhante. Claro que mesmo sem ser o mesmo de outros tempos, Nadal ainda se lembrava disso e tentou forçar o jogo na esquerda do suíço, imaginando devoluções em slice sem peso, que proporcionariam trocas de bola mais longas e uma possibilidade maior de vitória para o espanhol.

No entanto, uma após outra, todas as bolas na esquerda de Federer foram convertidas em winners. E não qualquer winner, Federer desfilou backhands com ângulos improváveis e deixou Nadal completamente desnorteado e o espectador impressionado. Eram os momentos Federer de volta, assistir Roger Federer jogar tênis voltou a ser uma experiência religiosa.

Claro que o mundo ficou impressionado com as peças artísticas em forma de backhand que Roger Federer expôs ao mundo naquele dia e esse foi um dos principais assuntos da entrevistas pós-jogo. O suíço informou que a mudança se deve a escolha que ele fez em 2014, de jogar com uma raquete diferente e mais pesada, que lhe deu confiança para executar o golpe desta maneira.

Voltamos para 2013. Após o pior ano de sua carreira, na qual ficou de fora da final de Slams pela primeira vez após 10 anos, fechou o ano com um mísero título na grama de Halle e chegou a perder para Stakhovsky em Wimbledon e terminou o ano como número 6 do mundo, Federer inovou e mudou de raquete. Naquele momento, pareceu uma loucura, uma atitude desesperada de um tenista em fim de carreira. Mas, com o tempo ele mostrou que estava certo.

Houve um momento, não podemos negar, em que passamos a torcer contra Federer. Somos sempre simpáticos aos mais fracos e adoramos os fatos incríveis e lá por 2007, 2008, não era nada demais que o suíço vencesse um torneio. Suas derrotas sim eram notícia. Após ser superado por Nadal e Djokovic, ele parecia estar meio acabado e resolveu fazer uma mudança.

Demorou um tempo, acho que foi ali por 2015 quando nós víamos um Djokovic dominante e Roger Federer sendo a única pessoa capaz de enfrentá-lo em grande nível, que voltamos a amar o suíço. André Kfouri comentou sobre isso no Us Open daquele ano "Federer gera amor". Ali não estava mais o melhor tenista de todos os tempos apenas, estava um homem experiente, que já havia conquistado tudo, mas que depois de tudo ainda era um cara capaz de lutar e exibir sua arte.

Os títulos de Slam pareceram distantes diante do tênis jogado por Djokovic e por um 2016 repleto de contusões, mas ele voltou. Aos 35 anos, o maior tenista de todos os tempos não teve medo de se reinventar para voltar a vencer. Uma exemplo de superação e que, mesmo os gênios, até eles, podem evoluir no seu trabalho e ficarem ainda melhores.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas