Pular para o conteúdo principal

Os 10 anos de Elephant

Minha tia assinava a Folha de S. Paulo. Creio que sempre foi assim e lá pela época da virada do Século XXI eu sempre ia na casa dela para dar uma olhada no caderno de esportes nos quadrinhos do Ilustrada. Criei até uma ordem para ler os quadrinhos, de forma que meus preferidos ficassem para o final.

Em 2003 não era diferente. Mas, nesta época eu estava me interessando por música e aproveitava para dar uma olhada na parte musical do caderno. Foi ai então, em algum dia de março ou abril de 2003, que vi uma matéria sobre o lançamento do novo disco dos White Stripes. Texto provavelmente escrito por Lúcio Ribeiro, provavelmente falando bem do disco, porque o Lúcio era bem puxa-saco dos Stripes. A única informação que ficou gravada na minha cabeça é de que o lançamento de Elephant tinha sido antecipado, devido ao seu vazamento na internet. Aquilo ainda era uma coisa nova.

Naqueles tempos não era fácil escutar música na internet. O Youtube não existia, assim como os sites de compartilhamento, estilo megaupload. Meu principal meio para escutar música era o site do Terra Música (alguns álbuns só dava pra escutar 30 segundos de cada música, mas eu descobri uma maneira de ouvir tudo) e o Usina do som, que era mais completo (foi uma enorme decepção quando ele se tornou pago).

Já conhecia o White Stripes das rádios que montei nesses sites na época. Confesso que achava uma merda. talvez porque o shuffle do Usina do Som insistia em repetir I Think I Smell a Rat, música muito esquisita para os meus ouvidos. Lembro que colocavam os Stripes naquelas listas de next big thing, mas eu não via essa graça. Achava que o The Vines era melhor, sacrilégio.

Bem, um tempo depois de ler a matéria da Folha, assisti ao clipe de Seven Nation Army na MTV e, que surpresa, a música era muito boa. Riff marcante, guitarras, um clipe legal. Resolvi dar uma nova chance para o duo.

Elephant é provavelmente o disco mais marcante da minha vida. Tenho discos que gosto mais, discos que ouvi primeiro, discos que sei que são melhores. Mas Elephant é o disco da minha época. O White Stripes é a banda da minha adolescência, ao contrário do Nirvana e do Oasis, que eram da adolescência dos outros. Ao contrário do Foo Fighters que era bem mais ou menos em 2003. Ao contrário dos Strokes, que nunca me pegaram tanto. Elephant era o disco lançado quando eu tinha 16 anos.

Foi um dos primeiros CDs que comprei, lá pro final do ano. Decorei suas letras, conheci os detalhes de cada canção (a letra de you've got her in your pocket está errada no encarte). Me adentrei no mundo das músicas mais pesadas com Black Math, do blues com Ball and Biscuit. Todas as músicas no disco eram boas.

E tinha I Just Don't Know What To Do With Myself. Um clássico, um hino. A música apaixonada de Burth Barcharach foi transformada em um rock inquietante em que a letra parece dizer tudo. Eu não sei o que fazer comigo mesmo, I Don't Know. Um hino de inquietude, coisa de adolescente que não sabe o que fazer. Até hoje escuto I Just Don't Know What To Do With Myself para relaxar a cabeça. E olha que na época eu nem vi o clipe com a Kate Moss.

Nunca mais terei 16 anos novamente e nenhum disco tão bom foi lançado quando eu tinha 16 anos (o mais próximo disso foi o Get Born do Jet, lançado por aqui em 2004). Por isso, Elephant é o disco da minha vida e agora ele está completando 10 anos. Estou ficando velho.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas