Pular para o conteúdo principal

Muricy Ramalho Antes e Depois de Yokohama

A carreira do treinador Muricy Ramalho pode ser dividida em antes e depois da humilhante derrota que o seu Santos sofreu para o Barcelona, em Yokohama, pela final do Mundial de Clubes em 2011. Aquele fracasso ficou impregnado em sua face.

Olhando em retrospectiva, a vitória do Barcelona parecia óbvia e de fato era. O Barcelona estava no auge do seu belo futebol, tinha Messi encantado, Xavi e Iniesta incapazes de errar um passe, Daniel Alves voando pela lateral direita, a zaga não corria maiores riscos e Fàbregas estava em um começo promissor no seu novo velho clube. A vitória do Barcelona era natural e era preciso fazer alguma coisa para que ela não se consumasse.

Mesmo tão óbvia, boa parte das pessoas não tinha essa percepção. O setor nacionalista da imprensa e da torcida brasileira foi tomada por aquele sentimento de "Vamos ver se o Barcelona é assim tão bom". Se eles tem Messi? Nós temos Neymar e eu sou muito mais o Neymar do que esse argentino enganador. Eles tem Xavi e Iniesta? Vamos ver se eles aguentam Ganso e Elano. Vamos ver se o Barça é tudo isso, como disse o lateral Léo após o título da Libertadores.

Muricy acabou aderindo esse clima também, quando na entrevista coletiva antes do jogo colocou a capacidade do treinador catalão Guardiola em xeque. Muricy disse algo no sentido de "ganhar no Barcelona é mole, é lindo. Quero ver ganhar aqui no Paulistão, sem dinheiro pra contratação, jogando quarta-domingo-quarta-domingo". Ganhar do Manchester United não é nada, duro é encarar o Botafogo lá em Ribeirão Preto. Só vamos ver se o Guardiola é bom se ele ganhar o Brasileirão.

Muito se falou na época que o Santos entrou em campo respeitando demais o Barcelona. Eu não faço essa avaliação. Acredito que o Santos entrou nesse clima de "vamos ver se eles são bons mesmos", apostaram num jogo franco e foram atropelados.

Voltamos ao Muricy.

Antes desse jogo, Muricy tinha uma carreira quase impecável. Trouxe o Náutico de volta aos títulos, foi campeão com o São Caetano, ganhou títulos com o Inter, ganhou quatro brasileiros, com o ineditismo das três conquistas em sequência pelo São Paulo. Ganhou a Libertadores com o Santos depois de quase 50 anos.

Além disso, Muricy Ramalho era a imagem do homem comprometido com seu trabalho. Podia ser grosso às vezes, mas era autêntico. Capaz de passar dias seguidos assistindo jogos de futebol do mundo inteiro, procurando ideias, soluções, corrigir seus erros. Assistia basquete e incorporava ideias do basquete ao seu time. Recusou a seleção para manter seu contrato com o Fluminense e foi campeão brasileiro. Comparado com Telê Santana, seu mestre, pelo perfeccionismo. Comparado com Rubens Minelli pelo estilo pragmático e vencedor. Praticamente o exemplo do Brasil que dá certo, com seu bordão "Aqui é trabalho". Filósofo do futebol.

Mas como ele mesmo disse, a bola pune.

O passeio catalão no Japão trouxe dúvidas sobre a capacidade de Muricy. Muitos times espanhóis, desses que nós consideramos café com leite como Almeria, Osasuna, Mallorca, Racing Santander, muitos já haviam feitos jogos mais difíceis com o Barcelona. Times que nós imaginamos que se jogassem no Brasil seriam goleados impiedosamente. Que só o Neymar marcaria 5 gols neles na Vila Belmiro. Pois esses times pensaram em como parar o Barça. Que estratégias poderiam usar. Por mais que quase nunca dê certo.

O Santos não. O santos pensou em ver se eles eram tudo isso. Pagaram para ver e se deram mal.

Isso respingou em Muricy. Sua imagem de analista de futebol ficou para trás. Como ele não conhecia o Barcelona? Como ele não tentou nada? Muricy pareceu ter caído na vala da autossuficiência, da marra futebolística característica dos brasileiros. Muricy pareceu o novo Zagallo, aquele que em 1974 disse que a Holanda é que tinha que se preocupar com o Brasil e o Brasil mal viu a bola contra os holandeses.

Desde então, Muricy parece não ter dado jeito novamente no Santos. Seu time virou algo parecido com uma equipe que joga futebol. Um esquema baseado em dar a bola para o Neymar e esperar que ele ganhe o jogo. Uma bola parada aqui, outra ali, e bola pro Neymar.

Muricy parece perdido e sem ideias. Impregnado pelo fracasso, sem saída. Suas entrevistas perderam aquele ar autêntico e ganharam um ar de reclamação constante. Muricy parece que não assiste mais futebol, não fala nada de interessante. Só lhe resta ficar afirmando como ele é bom e como ele entende de futebol, ao contrário dos jornalistas.

Não tenho dúvida que Muricy e as percepções sobre seus "eus" não é mais a mesma desde o Massacre de Yokohama.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab