Pular para o conteúdo principal

O ex-Cimed

Claro que essa não é a intenção da Globo. Quando ela chama os times do Cimed, Vivo ou Sada, de Florianópolis, Minas ou Cruzeiro, a sua intenção é não fazer um "merchan gratuito" das empresas. Empresas essas que patrocinam as equipes, que permitem que a Globo transmita o jogo. Mas, involuntariamente, o tratamento da Globo seria melhor para o vôlei do Brasil.

O fim da Cimed, equipe de Florianópolis que ganhou quatro das cinco primeiras competições que disputou - com um vice-campeonato - é simbólico. Depois de cinco finais consecutivas, em seus cinco primeiros anos, a equipe caiu por dois anos consecutivos nas quartas-de-final. O suficiente para que a patrocinada retirasse seu investimento no esporte e deixasse o clube sem nenhuma estrutura.

Nenhuma equipe cogitaria o seu fim depois de disputar cinco finais em sete anos, um aproveitamento fantástico. Mas, ninguém patrocina o vôlei por paixão ao esporte, por ter algum projeto. O que os patrocinadores querem é investir em equipes que sejam campeãs. Para eles o esporte não é um negócio no qual se ganha ou se perde. É apenas um negócio, e não se perde nos negócios.

O Finasa retirou seu investimento de décadas na equipe feminina do Osasco, depois de perder finais consecutivas para o time do Rio de Janeiro. Uma empresa farmacêutica fez investimentos milionários na equipe do São Caetano e após dois anos sem títulos, mandou todo mundo embora. A Sky fez o mesmo com o time masculino do Pinheiros. São 12 equipes, apenas uma campeã e 11 que perigam acabar.

O vôlei é o mais coletivo dos esportes. Um grande jogador pode carregar uma equipe de basquete as finais, como fez LeBron James no sofrível time do Cleveland Cavaliers. Um craque de bola pode desequilibrar um campeonato. No vôlei não. O melhor levantador do mundo não fará um ponteiro acertar seus ataques, o melhor atacante do mundo não fará pontos se o líbero não passar a bola. Não é possível pegar a bola debaixo do braço e fazer o ponto. É preciso uma equipe e para isso é preciso tempo, um projeto de longo prazo. Talvez, o sucesso imediato de equipes como o Cimed/Florianópolis tenham servido para cavar a sua própria sepultura.

Se olharmos a lista das equipes que foram campeãs brasileiras de vôlei, veremos uma enorme lista de equipes defuntas. Marcas de Pneu, Bancos, Universidades. Todas começaram com investimentos milionários, alcançaram o sucesso imediato e chegaram ao fim, quando as derrotas cansaram os seus investidores.

O vôlei jamais se fixará como segundo esporte brasileiro assim. Este formato time/patrocinador pode fazer sucesso na Europa, mas tem se mostrado um fracasso a médio/prazo no Brasil. Os torcedores não criam vínculos. Não há times históricos - exceção feita ao Minas, presença constante. Enfim, não há torcida. E a torcida é o que faz o futebol durar tanto tempo. É a torcida que faz com que o Botafogo, o Fluminense, o Santa Cruz deem a volta por cima, que o Remo e o Paysandu se mantenham, mesmo com os fracassos. A torcida faz com que Franca sempre tenha um time de basquete. É a falta de torcida que matou o América-RJ, que mata lentamente a Portuguesa, que sepultou os times do interior. No Brasil, para um time seguir, é preciso de torcida. E o vôlei só tem torcida nos confrontos da seleção nacional. Uma torcida fake, mas um público que vai lá, tenta apoiar, acompanhar.

Hoje, muitos podem lamentar o fim do Cimed/Florianópolis. Mas, daqui a dois anos, ninguém se lembrará. Ninguém chora o fim da Pirelli. Ninguém sente falta do Blaumsigel. Ninguém sentirá falta da Cimed, ninguém chorará o seu fim, como chorariam o fim do Figueirense. Porque no fundo, o time era  Cimed, não era Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab