Pular para o conteúdo principal

Top 8 – Albuns Duplos

Álbuns duplos seriam o máximo da criatividade de um artista. Momento em que ele se tranca no estúdio e cria o maior número de canções que conseguir. O resultado dificilmente é regular ou coerente, mas rende bons resultados. O auge desse tipo de trabalho foi no final dos anos 60 e começo dos anos 70, quando os músicos passaram a explorar bastante o tempo no estúdio e as novas tecnologias. Com o advento do CD esses discos saíram de moda.

Entre outras coisas, pela duração. Discos de vinil continham no máximo algo próximo aos 48 minutos. Portanto, qualquer trabalho com mais de uma hora de duração teria que ser lançado em um disco duplo. Já os CDs, comportam 80 minutos de música. De forma que um CD duplo nos tempos atuais seria cansativo.

A lista abaixa é baseada apenas com meus critérios pessoais e no que eu gosto. E 8, porque eu acho o 8 um número simpático e que foge da obviedade de um top 10.

8 Wilco – Being There (1996): O segundo disco do Wilco mostrava a banda expandindo seus horizontes para além da música country.

7 Bob Dylan and the Band – The Basement Tapes (1975): Um disco para ser escutado sem se preocupar com as ordens das músicas. Se não há um grande destaque, também não há um momento ruim.

6 Led Zeppelin – Physical Graffiti (1975): É verdade que o Led Zeppelin legal foi aquele que durou até o terceiro disco. Mas depois disso a banda conseguiu se sustentar com boas canções em discos menos consistentes. É o caso deste, formado com várias sobras de estudo.

5 The Beatles – White Album (1968): Só a introdução no piano de While my guitar gently weeps já seria suficiente para fazer deste um grande disco. Existem músicas detestáveis também, mas a graça dele está justamente aí.

4 George Harrison – All Things Must Pass (1970): A bem da verdade, este é um disco triplo. Mas, vamos considerar que as improvisações do terceiro disco são um bônus. Nos dois primeiros, o único momento ruim é justamente a mais famosa, a chatinha hare-krishna My Sweet Lord.

3 The Clash – London Calling (1979): Em 1979 deve ter sido estranho imaginar que uma banda punk lançaria um disco duplo. Mas a essa altura o Clash já era muito mais do que uma banda punk. É impossível definir o estilo de London Calling.

2 Derek and the Dominos – Layla And Other Assorted Love Songs (1970): Com 25 anos Eric Clapton já devia ter perdido a conta do número de bandas pelas quais havia tocado. Estava afundado nas drogas e apaixonado pela mulher do seu melhor amigo. Montou uma super-banda e gravou um que justifica o seu talento na guitarra.

1 Bob Dylan – Blonde on Blonde (1966): O primeiro lugar fica para o primeiro álbum duplo da história do rock, ao que dizem. A origem e o auge do folk-rock.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ranking de Segundos Pilotos

Dia desses caí em um vídeo no qual os jornalistas Flávio Gomes e Fábio Seixas debatiam qual era a maior disparidade entre um primeiro e um segundo piloto da história da Fórmula 1. Gerhard Berger, Rubens Barrichello, enfim, qual seria o piloto que viveu as dores e delícias de ser coadjuvante de um campeão, qual deles seria o mais desprezível? Não lembro qual foi a conclusão deles, mas resolvi fazer uma análise de dados. Primeiro criei um critério de seleção. Para entrar nessa lista, o primeiro piloto precisa ter sido campeão por duas vezes tendo o mesmo companheiro ao seu lado. É importante, não pode ter visto seu adversário como campeão, o que eliminaria as linhas de dois pilotos. Dessa forma, chegamos a oito duplas.  Resolvi analisar três dados: retrospecto no grid de largada, retrospecto na linha de chegada e pontos somados enquanto os dois estiveram juntos. Vamos às oito duplas, em ordem cronológica. Jackie Stewart e François Cevert Tricampeão do mundo, o escocês Jackie Stewart este

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Faixa-a-faixa de Shaka Rock, o último disco do Jet

 Ou: analisando um dos piores discos da história Com origem na cidade de Melbourne, o Jet foi um dos destaques do novo rock, como convencionou-se chamar a leva de bandas nascidas no início dos anos 2000, que em geral faziam um revival de sons mais antigos. No caso do Jet, sua influência mais óbvia eram seus conterrâneos do AC/DC na pegada Hard Rock. Mas Rolling Stones não outra influência clara - nos rocks e nas baladas, além do Oasis - principalmente nas baladas. O primeiro disco do grupo, Get Born , era muito bom. Nada de muito inovador, mas uma coleção de riffs e refrãos pegajosos, expondo uma nova geração ao headbang. Na sequência, Shine On  decepcionava, mas ainda tinha seus pontos positivos. Em 2009 eles colocaram ao mundo Shaka Rock , seu terceiro e último disco. Uma bomba sem tamanho, uma coleção de músicas pouco inspiradas com algumas francamente ruins. A primeira faixa K.I.A. (Killed in Action) é uma crítica rasa ao consumismo em que uma guitarrinha aqui e ali tentam dar o to