Pular para o conteúdo principal

Tempos de Vestibular

As épocas, ou, o dia do vestibular poderiam ser divertidos, no sentido nostálgico da diversão.

Os professores de cursinho reunindo os vestibulandos na hora da entrada:

"É isso ai galera. Agora é manter a calma e a tranqüilidade. O tempo é suficiente, prestem atenção em todas as questões e se tudo der certo, o trabalho desse ano vai dar resultado agora".

Muitas pessoas se preparavam para o vestibular como uma guerra. Estudavam por horas, pensavam em estratégias. E os professores sempre diziam sobre as fórmulas perfeitas para ser aprovado.

A verdade é que não existe fórmula. Cada pessoa precisa se adaptar da melhor maneira. Há quem precise estudar por horas, há quem renda melhor sem estudar. É possível começar as provas pelas questões mais difíceis. Assim como pelas mais fáceis. Cada um é cada um, óbvio.

Mas há a questão da pressão. Existem professores, pais, que realmente pressionam os melhores alunos. E claro, as vezes é impossível suportar a pressão.

Bem, é complicado. É uma questão complexa, em que realmente não dá para montar uma linha de produção de aprovados em vestibular. Ou dá. Mas quantas pessoas será que não se perderam nas fórmulas de horas de estudo, de métodos de decoração?

Um texto da série "textos-que-muito-dizem-mas-pouco-falam".

Comentários

Postagens mais visitadas

Ranking de Segundos Pilotos

Dia desses caí em um vídeo no qual os jornalistas Flávio Gomes e Fábio Seixas debatiam qual era a maior disparidade entre um primeiro e um segundo piloto da história da Fórmula 1. Gerhard Berger, Rubens Barrichello, enfim, qual seria o piloto que viveu as dores e delícias de ser coadjuvante de um campeão, qual deles seria o mais desprezível? Não lembro qual foi a conclusão deles, mas resolvi fazer uma análise de dados. Primeiro criei um critério de seleção. Para entrar nessa lista, o primeiro piloto precisa ter sido campeão por duas vezes tendo o mesmo companheiro ao seu lado. É importante, não pode ter visto seu adversário como campeão, o que eliminaria as linhas de dois pilotos. Dessa forma, chegamos a oito duplas.  Resolvi analisar três dados: retrospecto no grid de largada, retrospecto na linha de chegada e pontos somados enquanto os dois estiveram juntos. Vamos às oito duplas, em ordem cronológica. Jackie Stewart e François Cevert Tricampeão do mundo, o escocês Jackie Stewart este

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Faixa-a-faixa de Shaka Rock, o último disco do Jet

 Ou: analisando um dos piores discos da história Com origem na cidade de Melbourne, o Jet foi um dos destaques do novo rock, como convencionou-se chamar a leva de bandas nascidas no início dos anos 2000, que em geral faziam um revival de sons mais antigos. No caso do Jet, sua influência mais óbvia eram seus conterrâneos do AC/DC na pegada Hard Rock. Mas Rolling Stones não outra influência clara - nos rocks e nas baladas, além do Oasis - principalmente nas baladas. O primeiro disco do grupo, Get Born , era muito bom. Nada de muito inovador, mas uma coleção de riffs e refrãos pegajosos, expondo uma nova geração ao headbang. Na sequência, Shine On  decepcionava, mas ainda tinha seus pontos positivos. Em 2009 eles colocaram ao mundo Shaka Rock , seu terceiro e último disco. Uma bomba sem tamanho, uma coleção de músicas pouco inspiradas com algumas francamente ruins. A primeira faixa K.I.A. (Killed in Action) é uma crítica rasa ao consumismo em que uma guitarrinha aqui e ali tentam dar o to