Pular para o conteúdo principal

Textos antigos

*crônica para uma aula de Gêneros do Jornalismo.

Já passei muitas vezes por essas ruas que ficam próximas a minha casa. Já percorri por elas, metros suficientes para atravessar o Brasil. Sei quase todos os seus detalhes. O buraco próximo à entrada da agência dos Correios, de onde os carros desviam. Uma casa com um muro alto, cercas e envolta em eucaliptos. Com um portão que está sempre fechado, logo em frente ao campo de futebol onde quando os meninos não jogam bola, as vacas pastam e aparam o gramado.

O posto da Previdência Social, que agora está em reforma, apesar de não se ver nenhum sinal de que algo esteja mudando. O mato cresce em volta das paredes brancas com o rodapé azul. O vendedor, que levava seus salgadinhos dentro de um isopor perdeu toda sua freguesia, que ficava na fila do posto. Isso logo depois que ele havia expandido seu comércio e já vendia até DVDs piratas da Banda Calypso.

Já o homem que vende caldo de cana ainda tem alguns clientes. Seu público alvo não era quem esperava na fila. O barulho de sua máquina instalada na caçamba de uma velha picape laranja chama a atenção das pessoas que passam pela rua, assim como eu. Conheço todos, apesar de não saber quem são. São velhos desconhecidos, por quem eu já passei várias vezes. Ouvi algumas conversas, mas sei tanto deles, quanto sabia do cachorro preto que dormia embaixo das mangueiras e que um dia desapareceu. Pode ter morrido atropelado, como tantos outros. Não sei se ele tinha um nome, mas costumava a o chamar de Charles.

A rua das mangueiras aonde o cachorro dormia era um lugar perigoso. Durante um tempo um homem corria pelado atrás das mulheres que passavam por ali. A longa rua de terra vivia vazia e não tinha casas, apenas uma loja que fabricava orelhões de fibra de vidro em formato de araras. As lâmpadas sempre estavam queimadas.

A rua está sempre esburacada e uma poça de lama sempre se forma nos períodos úmidos do ano. E as mangueiras sempre contrastam com o azul do céu de outono. E suas folhas refletem a luz do sol de maneira diferente em cada estação do ano.

Na esquina o ruído do moedor de cana não costuma a atrapalhar a feijoada com pagode que acontece no restaurante ao lado, todos os sábados. Restaurante que já teve algum sucesso, quando era uma peixaria que vendia peraputangas sem espinhos.

E atrás do restaurante fica um terreno vazio, em que o verde das arvores nunca contrasta com o céu, porque estão sempre queimadas. O fogo se espalha pelos terrenos do bairro todos os anos. E normalmente, nem isso costuma a atrapalhar a feijoada com pagode, o vendedor de caldo de cana e os meninos que jogam futebol quando as vacas não pastam.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ranking de Segundos Pilotos

Dia desses caí em um vídeo no qual os jornalistas Flávio Gomes e Fábio Seixas debatiam qual era a maior disparidade entre um primeiro e um segundo piloto da história da Fórmula 1. Gerhard Berger, Rubens Barrichello, enfim, qual seria o piloto que viveu as dores e delícias de ser coadjuvante de um campeão, qual deles seria o mais desprezível? Não lembro qual foi a conclusão deles, mas resolvi fazer uma análise de dados. Primeiro criei um critério de seleção. Para entrar nessa lista, o primeiro piloto precisa ter sido campeão por duas vezes tendo o mesmo companheiro ao seu lado. É importante, não pode ter visto seu adversário como campeão, o que eliminaria as linhas de dois pilotos. Dessa forma, chegamos a oito duplas.  Resolvi analisar três dados: retrospecto no grid de largada, retrospecto na linha de chegada e pontos somados enquanto os dois estiveram juntos. Vamos às oito duplas, em ordem cronológica. Jackie Stewart e François Cevert Tricampeão do mundo, o escocês Jackie Stewart este

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Faixa-a-faixa de Shaka Rock, o último disco do Jet

 Ou: analisando um dos piores discos da história Com origem na cidade de Melbourne, o Jet foi um dos destaques do novo rock, como convencionou-se chamar a leva de bandas nascidas no início dos anos 2000, que em geral faziam um revival de sons mais antigos. No caso do Jet, sua influência mais óbvia eram seus conterrâneos do AC/DC na pegada Hard Rock. Mas Rolling Stones não outra influência clara - nos rocks e nas baladas, além do Oasis - principalmente nas baladas. O primeiro disco do grupo, Get Born , era muito bom. Nada de muito inovador, mas uma coleção de riffs e refrãos pegajosos, expondo uma nova geração ao headbang. Na sequência, Shine On  decepcionava, mas ainda tinha seus pontos positivos. Em 2009 eles colocaram ao mundo Shaka Rock , seu terceiro e último disco. Uma bomba sem tamanho, uma coleção de músicas pouco inspiradas com algumas francamente ruins. A primeira faixa K.I.A. (Killed in Action) é uma crítica rasa ao consumismo em que uma guitarrinha aqui e ali tentam dar o to