Pular para o conteúdo principal

Gigante Croácia

Existem jogos em que, por mais que tentemos encontrar razões táticas e técnicas para explicar o resultado, a verdade é que uma equipe se impôs sobre a outra. Foi o que a Alemanha fez contra a Suécia na primeira fase, por exemplo, e o que a Croácia fez para sobrepor a Inglaterra e garantir uma vaga na final da Copa do Mundo pela primeira vez. No lance decisivo da partida, o gol de empate, Perisic passou por cima de um hesitante Walker para marcar.

Até então, a Inglaterra parecia próxima da final. Começou o jogo muito bem. Trippier acertou bela cobrança de falta e toda bola aérea provocava um Deus nos acuda. Kane teve duas boas chances desperdiçadas e impedidas. Stones e Maguire bloqueavam qualquer investida croata e o jogo parecia controlado. Dele Ali e Lingard tocavam bem a bola e, se chances não eram criadas, muito era por conta de Sterling tomando decisões erradas mais uma vez.

Impressão que se manteve mesmo quando a Croácia melhorou nos 10 minutos finais da primeira etapa e no segundo tempo. Pickford não corria nenhum risco. Até que Perisic se enfiou na bola cruzada por Vrsaljko. A partir de então a Croácia dominou o jogo. Rakitic, que começou mal e participou muito bem do lance do gol, ajudou a dominar o campo. Modric seguia ditando o ritmo - nunca jogou mal na vida o Modric - e Perisic se transformou em uma máquina. Chutou bola na trave e os croatas fizeram por merecer a vitória no tempo normal.

Veio a prorrogação e a sensação de que a Croácia não iria aguentar jogar a sua terceira consecutiva. O técnico Dalic não fez nenhuma substituição durante os 90 minutos e o que parecia uma loucura acabou por ajudar o time a ter mais gás. A Inglaterra pressionou no começo do tempo extra e Stones poderia ter feito o gol se Vrsaljko- em grande noite - não salvasse na linha do gol. Depois disso, Pickford neutralizou a finalização de Mandzukic e a zaga inglesa se perdeu completamente na marcação. Os croatas passaram a sobrar em campo e o mesmo Mandzukic aproveitou outro vacilo para marcar o gol histórico.

Croácia na final. Avançou o time com melhores e mais experientes jogadores. A final contra a França será mais um desafio para um time que está no limite. Pela primeira vez na Copa, a Croácia enfrentará um time superior a ela na escalação dos nomes.

Seleção das semifinais:

Hugo Lloris (França); Šime Vrsaljko (Croácia), Domagoj Vida (Croácia), Samuel Umtiti (França) e Lucas Hernández (França); Paul Pogba (França) e N'Golo Kanté (França); Kylian Mbappé (França), Ivan Perišić (Croácia) e Eden Hazard (Bélgica); Mario Mandžukić (Croácia).

Craque da rodada: Perisic.

Seleção da copa até aqui:
Kasper Schmeichel (Dinamarca);  Mário Fernandes (Rússia), Yerry Mina (Colômbia), Thiago Silva (Brasil) e Lucas Hernández (França); Eden Hazard (Bélgica), Luka Modrić (Croácia), N'Golo Kanté (França) e Kylian Mbappé (França); Mario Mandžukić (Croácia) e Harry Kane (Inglaterra).

Bola de Ouro: Hazard.
Bola de Prata: Mbappé
Bola de Bronze: Modric.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas