Pular para o conteúdo principal

Gigante Croácia

Existem jogos em que, por mais que tentemos encontrar razões táticas e técnicas para explicar o resultado, a verdade é que uma equipe se impôs sobre a outra. Foi o que a Alemanha fez contra a Suécia na primeira fase, por exemplo, e o que a Croácia fez para sobrepor a Inglaterra e garantir uma vaga na final da Copa do Mundo pela primeira vez. No lance decisivo da partida, o gol de empate, Perisic passou por cima de um hesitante Walker para marcar.

Até então, a Inglaterra parecia próxima da final. Começou o jogo muito bem. Trippier acertou bela cobrança de falta e toda bola aérea provocava um Deus nos acuda. Kane teve duas boas chances desperdiçadas e impedidas. Stones e Maguire bloqueavam qualquer investida croata e o jogo parecia controlado. Dele Ali e Lingard tocavam bem a bola e, se chances não eram criadas, muito era por conta de Sterling tomando decisões erradas mais uma vez.

Impressão que se manteve mesmo quando a Croácia melhorou nos 10 minutos finais da primeira etapa e no segundo tempo. Pickford não corria nenhum risco. Até que Perisic se enfiou na bola cruzada por Vrsaljko. A partir de então a Croácia dominou o jogo. Rakitic, que começou mal e participou muito bem do lance do gol, ajudou a dominar o campo. Modric seguia ditando o ritmo - nunca jogou mal na vida o Modric - e Perisic se transformou em uma máquina. Chutou bola na trave e os croatas fizeram por merecer a vitória no tempo normal.

Veio a prorrogação e a sensação de que a Croácia não iria aguentar jogar a sua terceira consecutiva. O técnico Dalic não fez nenhuma substituição durante os 90 minutos e o que parecia uma loucura acabou por ajudar o time a ter mais gás. A Inglaterra pressionou no começo do tempo extra e Stones poderia ter feito o gol se Vrsaljko- em grande noite - não salvasse na linha do gol. Depois disso, Pickford neutralizou a finalização de Mandzukic e a zaga inglesa se perdeu completamente na marcação. Os croatas passaram a sobrar em campo e o mesmo Mandzukic aproveitou outro vacilo para marcar o gol histórico.

Croácia na final. Avançou o time com melhores e mais experientes jogadores. A final contra a França será mais um desafio para um time que está no limite. Pela primeira vez na Copa, a Croácia enfrentará um time superior a ela na escalação dos nomes.

Seleção das semifinais:

Hugo Lloris (França); Šime Vrsaljko (Croácia), Domagoj Vida (Croácia), Samuel Umtiti (França) e Lucas Hernández (França); Paul Pogba (França) e N'Golo Kanté (França); Kylian Mbappé (França), Ivan Perišić (Croácia) e Eden Hazard (Bélgica); Mario Mandžukić (Croácia).

Craque da rodada: Perisic.

Seleção da copa até aqui:
Kasper Schmeichel (Dinamarca);  Mário Fernandes (Rússia), Yerry Mina (Colômbia), Thiago Silva (Brasil) e Lucas Hernández (França); Eden Hazard (Bélgica), Luka Modrić (Croácia), N'Golo Kanté (França) e Kylian Mbappé (França); Mario Mandžukić (Croácia) e Harry Kane (Inglaterra).

Bola de Ouro: Hazard.
Bola de Prata: Mbappé
Bola de Bronze: Modric.

Comentários

Postagens mais visitadas

Oasis e a Cápsula do Tempo

Não dá para entender o Oasis pensando apenas na relevância das suas músicas, nos discos vendidos, nos ingressos esgotados ou nas incontáveis exibições do videoclipe de Wonderwall na MTV. Além das influências musicais, das acusações de plágio e das brigas públicas, o Oasis faz parte de um fenômeno cultural (um pouco datado, claro), mas é uma banda que captou o espírito de uma época e transformou isso em arte, promovendo uma rara identificação com seus fãs. Os anos 1990 foram marcados por problemas econômicos no mundo inteiro. Uma juventude já desiludida não via muitas perspectivas de vida. A Guerra Fria havia acabado, uma nova revolução tecnológica começava, o Reino Unido vivia uma crise pós governo Thatcher e nesse cenário surge um grupo cantando letras incrivelmente ousadas para meros desconhecidos.  Definitely Maybe, primeiro disco do grupo, fala sobre curtir a vida de maneira meio sem propósito e sem juízo. A diversão que só vem com cigarros e álcool, o sentimento supersônico de...

Oasis de 1 a 7

Quando surgiu em 1994, o Oasis rapidamente se transformou em um fenômeno midiático. Tanto por suas canções radiofônicas, quanto pela personalidade dos irmãos Gallagher. Eles estiveram na linha frente do Britpop, movimento que redefiniu o orgulho britânico. As letras arrogantes, o espírito descolado, tudo contribuiu para o sucesso. A discografia da banda, no entanto, não chega a ser homogênea e passa a ser analisada logo abaixo, aproveitando o retorno do grupo aos palcos brasileiros após 16 anos.  Definitely Maybe (1994) O primeiro disco do Oasis foi durante muito tempo o álbum de estreia mais vendido da história do Reino Unido. Foi precedido por três singles, sendo que dois deles são clássicos absolutos - Supersonic e Live Forever . O vocalista Liam Gallagher cantava em algum lugar entre John Lennon e Ian Brown, enquanto o som da banda bebia de quase tudo o que o Reino Unido havia produzido nos 30 anos anteriores (Beatles, T. Rex, Sex Pistols, Smiths, Stone Roses). O disco começa c...

As cinco piores disputas de título da história da Fórmula 1

A disputa entre Oscar Piastri e Lando Norris pelo título da Fórmula 1 em 2025 está longe de ser empolgante. A McLaren entregou um ótimo carro para sua dupla e eles foram vencendo corridas sem muita alegria, acumulando erros, reclamações sem sentido e falta de carisma. Era quase um consenso de que essa seria a disputa mais insossa de todos os tempos. Porém, a súbita arrancada de Max Verstappen a partir do GP da Itália trouxe um tempero extra para a disputa, o que faz com que, independente do vencedor, este campeonato já não faça parte de uma lista de piores da história. É claro que nem sempre as disputas de título na F1 foram emocionantes. Elaborei uma lista pessoal com cinco disputas que não comoveram ninguém. Mas há alguns critérios:      1) Falo em disputas. Portanto, não há o que analisar em anos como 1992, 2002, 2004, 2011, 2013 ou 2023.     2)  Também não falo de campeonatos em que um possível postulante liderou em algum momento, ou tentou uma arrancad...