Pular para o conteúdo principal

Uma temporada que prometia e foi sofrível

Terminado o ano de 2015 para a Fórmula 1, só resta uma comemoração: a de que terminou. Escrevi após a primeira corrida do ano que a temporada prometia ser sofrível e a expectativa se confirmou com sobras. Creio que 2015 foi uma das piores temporadas da Fórmula 1 que eu já assisti.

A Mercedes fez um carro amplamente superior a concorrência, como fizeram a Ferrari em 2004 e 2002, a Williams em 1992 e 1993 e a McLaren em 1988, ou mesmo a Red Bull de 2011 e 2013. Mas em 2002, 2004, 2011 e 2013 as outras equipes conseguiam incomodar em determinadas situações e não vimos em Rubens Barrichello e Mark Webber, pilotos comparáveis a Nico Rosberg, a facilidade para andar na frente do resto dos pilotos.

Em 1992 e 1993 a Williams era muito superior e faria dobradinha em todas as 16 corridas da temporada, mas os carros sofriam mais com problemas mecânicos, possibilitando algumas zebras históricas e disputadas nas posições intermediárias. O atual domínio da Mercedes só é comparável a McLaren de 1988 e 1989, com uma diferença: a McLaren tinha um equilíbrio maior entre os pilotos.

Quase todas as corridas da temporada podem ser resumidas ao roteiro da Mercedes abrindo na frente para conseguir 12 dobradinhas na temporada e Sebastian Vettel se desdobrando para não ficar muito longe e chegar em terceiro. Nas 19 corridas, Hamilton chegou ao pódio em 17. Rosberg em 16. Vettel em 13. Sobraram três pódios para Raikkonen (contando com problemas de Vettel em duas e uma em Cingapura), dois para Massa e Bottas (contanto com quebras na frente), dois para Ricciardo em duas corridas de exceção, um para Kvyat numa corrida maluca, uma para Pérez e Grosjean, ambos conseguidos após incidentes na última volta.

Hamilton venceu com sobras. Rosberg conseguiu o vice-campeonato após fazer de tudo para perdê-lo de maneira humilhante. O alemão conseguiu um brilhareco no final, quando já não havia a pressão pelo título após uma série de besteiras nas corridas anteriores. Talvez para deixar a impressão enganosa de que as coisas não foram tão fáceis assim.

Corridas boas no ano houveram três: Inglaterra, Hungria e Estados Unidos.

Na Inglaterra, a má largada da Mercedes, associada ao bom desempenho da Williams (em seu melhor fim de semana no ano) e a chuva que despencou no final da corrida mudaram todo o panorama da disputa, que no final terminou com o clássico pódio Hamilton-Rosberg-Vettel.

Na Hungria, a má largada da Mercedes, o bom desempenho da Ferrari e um safety car inesperado confundiram a corrida inteira, promovendo uma série de disputas e o pódio surpreendente de Vettel-Kvyat-Ricciardo, Verstappen em quarto e Alonso em quinto, com a Mercedes lá no final.

Nos Estados Unidos um tufão passou pela corrida, abrindo muitas possibilidades e terminando com Hamilton-Rosberg-Vettel no pódio.

Fora isso as corridas na Rússia, na Malásia e na Bélgica trouxeram alguns bons momentos no bloco intermediário.

Alguns poucos pilotos tiveram o que comemorar nesse ano:

Lewis Hamilton o campeão dominante e com sobras.

Sebastian Vettel, que mostrou que é um grande piloto e realizou algumas corridas impressionantes.

Sérgio Pérez, que com o crescimento da Force India na metade final da corrida conseguiu alguns grandes resultados.

Max Verstappen surge como uma nova promessa da Fórmula 1, com alguns momentos realmente surpreendentes e brilhantes para um cara de 18 anos.

Fora isso, muitos pilotos com temporadas boas e outros bem apagados.

A Fórmula 1 mudou ano passado e mudou para pior. Se alguns caminhos não forem repensados, a categoria pode entrar numa espiral de desinteresse e desaparecer.

Para 2016 a expectativa é que a Ferrari evolua, possibilitando que Sebastian Vettel duele com Lewis Hamilton e que Kimi Raikkonen tenha um bom desempenho. Que a Williams volte a subir, após um ano que parecia promissor e no qual a equipe parecia brigar pelo posto de segunda força e terminou com seu posto de terceira dúvida em posto. Que a Force India e sua boa dupla de pilotos mantenha o bom desempenho da metade final da temporada. Que a McLaren pare de dar vexame e que a Red Bull se encontre, com o motor que for.

Caso contrário, vai ser duro.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas