Pular para o conteúdo principal

Rush - No Limite da Realidade

Sempre que algum filme "baseado em fatos reais" chega ao cinema, há uma imediata repercussão entre os entendidos do assunto que listam os fatos pouco confiáveis no filme. Aconteceu recentemente, por exemplo, em Argo. Como eu não sou um entendido da maioria dos assuntos que os filmes abordam, eu não tenho muitas críticas. Apenas admiro o trabalho, quando ele é bom e digo entender a liberdade autoral do artista.

"Rush", que no Brasil ganhou o péssimo complemento "no limite da emoção", narra um filme sobre um assunto no qual eu sou entendido: Fórmula 1. É um relato da disputa pelo título mundial de 1976, entre Niki Lauda e James Hunt. Aliás, mais do que isso, é um filme sobre a rivalidade mortal entre os dois pilotos. E ai que, eu passei a me sentir como os entendidos sobre os assuntos de tantos outros filmes.

Vamos direto ao que me incomoda no filme: James Hunt é colocado em um patamar muito acima do piloto que ele realmente foi. Hunt era um piloto rápido, pouco consistente, mais famoso pelo personagem que era fora das pistas: festeiro, beberrão, mulherengo. Consta em seu currículo um grande número de orgias. Ele nunca chegou perto de ser o que Lauda foi como piloto.

O diretor Ron Howard escolhe James Hunt como o seu mocinho. Hunt é colocado como o cara de talento natural, que não precisa se esforçar muito para isso. Curte a vida e ganha corridas. Enquanto isso, Niki Lauda é o chato metódico. Os dois são colocados para disputar uma corrida de Fórmula 3, que nunca existiu. Um artifício para mostrar a rivalidade dos dois como algo que vem do berço e o filme segue uma linha de pensamento segundo a qual os dois seguiram seus caminhos sempre motivados um pela presença do outro. Me parece uma besteira.

Uma cena mostra uma perseguição entre Lauda e Hunt, na qual Lauda só consegue ultrapassar graças a uma quebra de Hunt. Na sequência, ele ganha a corrida e o narrador informa que ganha também o título mundial de 1975. Besteira. Lauda ganhou o título mundial de 1975 com ampla vantagem, 5 vitórias e 9 poles em 14 corridas. E conquistou o título chegando em terceiro no Grande Prêmio da Itália, penúltima corrida do ano. James Hunt jamais foi seu rival.

A temporada de 1976 também é mostrada como uma briga mortal entre Lauda e Hunt, desde o começo. Besteira também. Lauda teve em 1976 um dos maiores começos de temporada da história da Fórmula 1 até então. Com cinco vitórias e oito pódiuns nas nove primeiras corridas, ele chegou ao Grande Prêmio da Alemanha com 31 pontos de vantagem sobre Jody Scheckter, que era o vice-líder do campeonato. James Hunt era apenas o terceiro colocado do campeonato, empatado com Patrick Depailler, 35 pontos atrás.

Lauda se acidenta no Grande Prêmio da Alemanha, quase morre e fica por fora de duas corridas. Ao final desse seu período de ausência, a diferença caiu para 14 pontos. Lauda volta na Itália e consegue um heróico quarto lugar, quando ele mal conseguia colocar o capacete na cabeça. Em mais uma superestimação da capacidade de Hunt, o filme mostra ele abandonando o Grande Prêmio da Itália quando estava na liderança. Mentira. Hunt largou na 24ª colocação na Itália e estava em 11º, atrás de Lauda, quando rodou e abandonou a corrida.

Enfim. O que me irrita no filme é essa tentativa de colocar Hunt como um cara que era parado apenas pelo azar, que perdeu inúmeras corridas enquanto estava na liderança. Como se apenas isso permitisse a vantagem de Lauda no campeonato até a última corrida. Sendo que foi ao contrário. Apenas o acidente de Lauda permitiu que Hunt conquistasse seu único título mundial naquele ano.

O filme é baseado em fatos reais, eu sei. A caracterização dos personagens está excepcional, principalmente Daniel Bruhl, sensacional. O que eu espero, é que as pessoas não passem a entender que o que ocorreu no filme foi a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas