Pular para o conteúdo principal

Que som é esse cara?

A mudança de sonoridade de uma banda é um processo natural. Todos nós mudamos a cada dia, ganhamos nossas referências em nossas vidas e, para um artista, é natural que essas mudanças apareçam no seu trabalho. No entanto, existem algumas bandas que extrapolam essa situação. Grupos, dos quais eu posso não ser exatamente fã, mas que ao escutar uma música nova eu penso: o que é isso cara? O que você estão fazendo com vocês próprios?

Maroon 5
Eu estava no meu primeiro ano de faculdade e o Maroon 5 fazia enorme sucesso no Disk MTV, graças ao hit chiclete This Love. Um pop de qualidade, com alguma influência de soul, você escutava uma vez e ficava com aquilo na cabeça durante o resto da sua vida. Não era algo que eu gostasse, mas pelo menos não ofendia meus ouvidos. Diria que era uma música simpática.

Curiosamente, This Love fazia parte de um disco de 2002, que por algum motivo demorou três anos para estourar. Na carona do sucesso desse amor, o Maroon 5 ainda emplacou a irritante She Will Be Loved. Logo depois, desapareceram, como é normal nessa sociedade imediatista.

Anos depois, o mundo é surpreendido com a irritante Moves Like Jagger (uuuuuuuhhhhhuuuuhhh), que para uma surpresa ainda maior, também é do Marron 5. A academia que eu frequento toca um reggae irritante da banda. E ao que parece, eles começaram a fazer um monte de parcerias com outros artistas, naquele esquema de "artista gostosa, rapper mala", só que no caso, o vocalista faz o papel da gostosa que todo mundo quer comer.

Que papel é esse, cara?

Kings of Leon
Prontos para cantar "I want in that way"
Conheci o Kings of Leon em algum momento de 2004 ou 2005, com The Bucket, música que descendia diretamente do Creedence Clearwater Revival (não conhecia CCR na época, mas digamos que esse é um reconhecimento póstumo). Uma escutada em outros três singles já era suficiente para chegar a conclusão de que eles eram os novos White Stripes (Four Kicks), apesar de não dar para escutar nada do que o vocalista meio fanho cantava.

Uma audição em um disco deles (na época, eu comprei) mostrava que o mundo não era tão perfeito assim. Algumas músicas davam dor de cabeça de tão ruins (o que raios é aquela Day Old Blues?). A ruindade me fez ignorá-los durante algum tempo. Até que em 2008, o mundo passou a falar de Use Somebody, música que chegou ao topo das paradas do mundo inteiro. Fui escutar e a música era uma merda.

Mas não era uma merda sinistra como as músicas ruins dos seus primeiros discos. O Kings of Leon havia se transformado completamente. Eles viraram uma espécie de Boy Band do Country Rock. Abandonaram o visual barbado para apostar em camisas regatas, músculos e poses estilo Backstreet Boys.

Que porra é essa, cara?

Snow Patrol
Hoje é até vergonhoso falar que você gosta de Snow Patrol. Mas, quando eu comecei a escutar a banda em 2005, não havia vergonha nenhuma no fato, até porque ninguém os conhecia. O Snow Patrol era uma daquelas bandas inglesas que fizeram algum sucesso por lá, mas que ninguém escutava fora da ilha. Final Straw, seu disco de 2003, é brilhante. O disco que o Coldplay jamais lançou. Disco sensível, grandioso, e que conta com a sensacional Run. Final Straw em si, já era uma mudança para a banda, que até então fazia um som mais inspirado em Dinosaur Jr.

Tudo mudou. Em 2006 o Snow Patrol alcançou o sucesso mundial com Open Your Eyes, música que ganhou 300 mil versões remixadas, conquistou as baladas e fez a comunidade da banda no Orkut quintuplicar de tamanho, apenas por pessoas que conheciam apenas o remix. Dois discos medianos depois, em 2011 aparece um novo clipe da banda, Called Out in the dark e eu resolvo dar uma chance. Que merda.

O grupo parece ter resolvido acabar com o trabalho dos DJs do mundo e lançarem eles próprios seu disco de música eletrônica. Por muito menos, Dado Dollabella teria dado uma machadada na mesa de som deles.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas