Pular para o conteúdo principal

Um texto fracassado sobre o Cromo

É normal que você, enquanto jornalista e pessoa que goste de escrever, tenha o sonho de sair escrevendo por aí, sobre qualquer assunto. Tentar perceber o interesse oculto na mais simples possibilidade. Eu já fui assim (às vezes sou) e já pensei em utilizar esse blog como um espaço para fazer isso. Seja por preguiça, falta de qualidade ou o que quer que seja, nunca pus em prática.

Uma dessas vezes foi em um dia remoto no fim do ano passado. Fui com meu pai procurar um lugar que cromasse um para-choque de um carro. Esse local ficava próximo ao Atacadão do Tijucal. Um lugar cheio de carrinhos de supermercado na porta (eles eram reformados ali). No fundo da loja é que as coisas eram cromadas. Fiquei por dentro do processo. Um lugar diferente, uma atividade diferente. Parecia perfeito. E então comecei.


O cromo é o elemento de número 24 na tabela periódica. Isso significa que ele tem 24 prótons, 24 elétrons e é considerado um metal de transição. A principal utilização do cromo no mundo atual é revestir objetos. Maçanetas de carro, parafusos e até louças são cromadas. Cabe ao cromo dar aquele aspecto brilhante, liso, praticamente espelhado de muitos objetos metálicos.

Cromar um objeto é um trabalho de paciência. Cada item desejado tem que ser lixado, para tirar todas as imperfeições. Depois, cada um tem que ser amarrado em um fio de cobre, para ser limpo, niquelizado e finalmente cromado. Como explicaria o Aristides, o níquel faz à função da tinta e o cromo a função do verniz.

Aristides, que ainda não foi apresentado, tem uma oficina que croma objetos na região do Tijucal em Cuiabá. É um dos poucos cromadores da cidade. Se você precisar desse serviço, ele será indicado.

Talvez você não vá procurá-lo. Não existem tantas pessoas dispostas a cromar objetos e menos pessoas ainda qualificadas a trabalhar no ramo. Pelo menos Aristides não conheceu essas pessoas no primeiro ano em que vive em Cuiabá. Se sua oficina se tornar popular, ele ficará sobrecarregado.

Não era um texto absolutamente ruim, mas não creio que fosse brilhante. Mas o maior problema estava em "como relacionar os carrinhos como o cromo?" Tentei.

Não será difícil encontrá-lo, mesmo que o seu lugar de trabalho não tenha uma identificação. É difícil saber sequer o nome, para ser gravado, apontado e indicado. Mas você pode encontrá-lo pelas centenas, talvez milhares, de carrinhos de supermercado enfileirados. Com direito a um carrinho de supermercado gigante na frente, no qual poderiam ser levadas as compras do Super-Homem, ou duas pessoas deitadas confortavelmente, ou ainda várias pessoas amontoadas no Morro dos Macacos.

Aristides croma objetos no fundo de uma oficina que concerta carrinhos de supermercado. Dos mais variados modelos, pequenos, dois andares, médios, com espaço pra cadeirinha de bebê. Ainda carregam os slogans de Modelo, Big Lar e Paulista. Também temos carrinhos verdes e laranjas do seu vizinho Atacadão, mas estes estão amontoados nos fundos, próximos ao Aristides, próximos de um córrego. Talvez o seu design diferenciado dificulte a sua restauração.

Ok, falei e falei e pouco disse.


Pode não parecer, mas um carrinho de supermercado é caro. Um modelo médio de 160 litros, novo, custa cerca de 400 reais. Se você quiser montar uma pequena rede de supermercado com 12 carrinhos, esteja preparado a gastar 5 mil reais. Fora a colocação do nome nos cabos, que é um custo separado. Você provavelmente não sabia que todos aqueles carrinhos estacionados, custavam mais que um carro popular.

Pelo preço caro, compensa o mandar ser reformado. Ou, até mesmo, adquirir um carrinho usado e reformado na tal oficina. Mesmo que para uma pessoa comum, que sonha em empurrar suas sacolas confortavelmente para dentro de caso, o preço continue soando proibitivo. Duzentos reais.

O motivo? Segundo o vendedor, o carrinho pesa uns 15 quilos e é feito todo em aramado. E o quilo do aramado, diz ele, está caro, muito caro. Para piorar, as rodas são caras também.

Mas, se você mesmo assim, ainda sonha com um carrinho próprio, e apenas um, você poderá procurar um ferro velho próximo. Estão sendo vendidos dois carrinhos por 80, cada. Porque tão baratos? Porque foram roubados de um supermercado Modelo “tem até escrito ‘Depósito’ no cabo”, ria o mecânico de carrinhos. “E não tem problema em comprar roubado?”. Ele dizia que não.

Mas, se você mesmo assim quiser um carrinho de supermercado (se é que você quer) e apenas um, para serviços domésticos, você pode procurar um ferro velho na região. Em um deles estão vendendo dois carrinhos, por 80 reais cada. Muito provavelmente foram roubados do depósito de um supermercado modelo. “E não tem problema comprar roubado?”. O vendedor pelo menos diz que não.

E no fim, os carrinhos e o cromo não tinham ligação nenhuma. E assim o meu texto não tinha um fim. Motivo pelo qual, permaneceu esquecido durante vários meses.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab