Nesta quinta-feira, 04 de setembro, o Brasil enfrenta o Chile no Maracanã, pela 17ª e penúltima rodada das eliminatórias sul-americanas. Ao que tudo indica, será o último jogo do Brasil antes da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Vamos a seguir ver quais foram os últimos jogos do Brasil antes de uma copa - tanto em casa, quanto o último mesmo.
1930
O último jogo do Brasil antes de participar da primeira Copa do Mundo da história foi disputado um pouco mais de um ano antes da competição no Uruguai. Trata-se de um amistoso contra o time húngaro do Ferencváros, jogado no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro em 10 de julho de 1929. O Brasil venceu por 2x0, gols de Petronilho de Britto do extinto Clube Atlético Independência de São Paulo e Feitiço, do Santos.
No dia 14 de julho de 1930 o Brasil estreou na Copa, perdendo para a Iugoslávia. por 2x1.
1934
Se você acha que o caso de 1930 foi estranho, imagine o de 1934. O Brasil fez seu único jogo na Copa da Itália em 27 de maio de 1934, perdendo para a Espanha por 3x1. Antes disso o Brasil não entrava em campo desde... 11 de dezembro de 1932. Uma vitória sobre o Nacional do Uruguai, no Estádio Centenário de Montevidéu. Gols brasileiros marcados por Walter do Brasil-RJ e Grandim, do glorioso Bonsucesso carioca.
O último jogo em solo brasileiro ocorreu em 27 de novembro de 1932 no Estádio das Laranjeiras. Vitória de 7x2 sobre o Andarahy (DonDon não jogava lá). Preguinho do Fluminense marcou 5 gols, Walter do misterioso Brasil-RJ e Jarbas do Carioca (?) marcaram os outros dois.
1938
A Copa disputada na França marca a primeira boa participação brasileira em Copas do Mundo. Mas, ao entrar em campo para vencer a Polônia por 6x5 nas oitavas de final, o Brasil encerrava um período de 16 meses longe dos gramados.
O último jogo havia sido uma derrota de 2x0 para a Argentina no Estádio do Gasômetro, o antigo campo do San Lorenzo, em Buenos Aires no dia 1º de fevereiro de 1937.
Em solo brasileiro a seleção não se apresentava desde 24 de fevereiro de 1935, quando venceu o River Plate da Argentina por 2x1 no estádio de São Januário. Gols marcados por uma dupla do Vasco: Nena e Orlando Rosa.
1950
No dia 11 de junho de 1950, 13 dias antes da estreia na Copa do Brasil, a seleção venceu a Seleção Paulista de Novos por 4x3 no Estádio de São Januário. Gols de Augusto do São Paulo, Baltazar do Corinthians, Rodrigues do Fluminense e Ademir do Vasco.
No entanto, esse jogo pode ter sido um jogo-treino o que faria com que faria com que a última partida oficial fosse um 1x0 sobre o Uruguai pela Copa Rio Branco, em São Januário, no dia 17 de maio. Gol de Ademir.
1954
No dia 9 de maio de 1954, o Brasil venceu o Millonarios da Colômbia por 2x0 no Estádio do Maracanã. Gols marcados por Baltazar do Corinthians e um gol contra o zagueiro Roberto Martínez. Em 16 de junho a seleção enfrentaria o México na abertura da Copa na Suíça.
1958
Uma semana antes de estrear contra a Áustria na Suécia na campanha do seu primeiro título, o Brasil venceu a Inter de Milão no estádio San Siro por 4x0. Dino Sani (São Paulo), Dida (Flamengo), Mazzola (Palmeiras) e Zagallo (Flamengo) marcaram os gols.
A despedida em solo brasileiro foi em uma vitória por 5x0 sobre o Corinthians no Pacaembu, em 21 de maio. Gols de Mazzola, Pepe e Garrincha, duas vezes.
1962
O Brasil estreou no Chile em 30 de maio e, duas semanas antes, enfrentou e venceu o País de Gales por 3x1 no Estádio do Pacaembu. Gols marcados por Vavá e Pelé, duas vezes. Ken Leek, do Birmingham City marcou para os galeses.
1966
Seis dias antes de vencer a Bulgária em Liverpool, o Brasil derrotou o Malmö da Suécia, por 3x1 com gols de Pelé, duas vezes, e Jairzinho. A partida foi disputada no estádio do Malmö em 6 de julho de 1966.
A despedida no Brasil ocorreu no Maracanã, em 15 de junho. Um empate em 2x2 com a Tchecoslováquia. Gols de Pelé e Zito.
1970
90 milhões em ação... o último jogo antes de iniciar a campanha do Tri foi uma vitória de 3x0 sobre o Irapuato do México, no Estádio municipal em 24 de maio de 1970. (A estreia na Copa contra a Tchecoslováquia foi em 03 de junho). O gols brasileiros foram marcados por Caju, Roberto Miranda e Rivellino.
No Brasil, Rivellino marcou o gol da vitória por 1x0 sobre a Áustria em 29 de abril no Maracanã.
1974
A primeira copa do primeiro jejum de 24 anos viu a seleção brasileira encerrar sua preparação com uma vitória de 5x2 sobre o Basel, no St. Jakob-Parkstadion em 03 de junho. Dez dias depois o primeiro jogo do Brasil na Alemanha seria um 0x0 com a Iugoslávia.
No amistoso contra os suíços, Rivellino - três vezes, Jairzinho e Valdomiro marcaram os gols. Rivellino também marcou um gol na vitória de 2x0 sobre o Paraguai no Maracanã em 12 de maio de 1974. O outro gol foi de Marinho Peres.
1978
Antes de estrear na Argentina (em 3 de junho), o Brasil jogou no dia 25 de maio de 1978 contra a Seleção Gaúcha no estádio Beira-Rio. O placar mostrou um empate em 2x2, com gols marcados por Toninho e Nelinho. A seleção gaúcha tinha Falcão.
1982
A seleção de Telê Santana venceu a Irlanda por 7x0 no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia no dia 27 de maio. Os gols foram marcados por Falcão, Sócrates (2), Serginho (2), Luizinho e Zico.
A estreia em Barcelona foi no dia 14 de junho.
1986
No dia 7 de maio de 1986 o Brasil empatou em 1x1 com o Chile no Pinheirão, em Curitiba. Gol marcado por Casagrande.
Em 1º de Junho, a seleção iniciou a segunda caminhada no México.
1990
Página das mais nebulosas, quase anedóticas da nossa história, o Brasil perdeu para o Combinado da Umbria por 1x0 no dia 28 de maio de 1990, no estádio Libero Liberati, em Terni. O combinado era formado por jogadores dos potentes Perugia, Gubbio e Ternana.
Alguns classificam esse encontro como um jogo treino, o que faria a última partida uma não impressionante vitória de 1x0 sobre a Seleção de Madrid - que tinha jogadores de outros lugares, gol de Branco, no dia 19 de maio.
Em solo nacional o último jogo foi um empate em 3x3 com a Alemanha Oriental - em seus últimos dias, no Estádio do Maracanã. Gols marcados por Alemão, Careca e Dunga. Jogo disputado em 13 de maio.
1994
A última parada antes do tetra foi uma vitória de 4x0 sobre El Salvador no Bulldog Football Stadium, em Fresno na Califórnia. Gols de Romário, Bebeto, Zinho e Raí em 12 de junho. (A estreia foi no dia 20).
No Brasil, o adeus ocorreu em Florianópolis, no estádio da Ressacada em uma vitória de 3x0 sobre a Islândia que ficou marcada pelo primeiro gol de Ronaldo com a camisa amarelinha. Zinho e Viola marcaram os outros dois naquele dia 4 de maio.
1998
A caminhada para a Copa da França foi precedida por uma vitória de 3x0 sobre Andorra, no estádio Municipa de Paris. Gols de Giovanni, Rivaldo e Cafu em um 3 de junho.
No dia 29 de Abril um adeus a torcida com derrota por 1x0 contra a Argentina, no jogo da vaias ao Raí.
2002
Se você quer ser pentacampeão, nada melhor do que vencer a Malásia por 4x0, não? Ronaldo, Juninho Paulista, Denílson e Edilson marcaram os gols da partida jogada em 25 de maio no estádio Bulkit Jalil em Kuala Lumpur.
A última partida em solo brasileiro foi uma vitória de 1x0 contra a Iugoslávia no estádio do Castelão, em Fortaleza no dia 27 de março.
2006
Começamos agora as tentativas frustrada do hexa.
A primeira delas foi precedida por uma vitória de 4x0 sobre a Nova Zelândia no dia 04 de junho - nove antes da estreia, no estádio de Genebra, na Suíça. Gols de Ronaldo, Adriano, Kaká e Juninho Pernambuco. Quase o quadrado mágico.
Em casa mesmo o último jogo foi em 12 de outubro de 2005, no Estádio Mangueirão em Belém. Uma vitória de 3x0 sobre a Venezuela pela última rodada das eliminatórias. Gols de Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos.
2010
Já em 2010 a última partida antes de chegar na África do Sul foi uma vitória de 5x1 sobre a Tanzânia no estádio Benjamim Mkapa, em Dar-Es-Salaam. Gols marcados por Robinho (2), Kaká e Ramires (2) no dia 07 de junho - estreia dia 15.
No Brasil a última partida foi novamente contra a Venezuela nas eliminatórias. Um melancólico empate por 0x0 no Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande, no dia 14 de outubro de 2009.
2014
Seis dias antes de estrear na copa de todas as copas, o Brasil venceu a Sérvia por 1x0 no Morumbi, com gol de Fred em 06 de junho.
2018
A estreia na Rússia foi precedida por uma vitória de 3x0 sobre a Áustria no Ernst-Happel Stadion, em Viena. Gols marcados por Gabriel Jesus, Neymar e Philippe Coutinho. Jogo disputado em 10 de junho, exatamente uma semana antes da Copa.
O último jogo em casa foi contra o Chile, no Allianz Parque, vitória por 3x0 em 10 de outubro na última rodada das eliminatórias. Gols de Paulinho e Gabriel Jesus (2).
2022
O último jogo antes da última Copa foi uma vitória sobre a Tunísia por 5x1 em 27 de setembro no Parque dos Princípes em Paris. A Copa começou em 24 de novembro.
Raphinha (2), Richarlison, Neymar e Pedro marcaram os gols.
Último em casa? Sim, última rodada das eliminatórias contra o Chile e vitória por 4x0 no Maracanã, com gols de Neymar, Vini Jr, Philippe Coutinho e Richarlison.
Comentários