Pular para o conteúdo principal

Percepção dos filmes aos longos dos anos

André Barcinski anunciou que o filme "O Quarto do Filho" está em exibição na plataforma Mubi na internet. Assisti esse filme lá pelos idos de 2003 nos canais da HBO, quando estava para fazer 16 anos e foi um tanto quanto traumático.

O filme é excelente, mas seu enredo é das coisas mais genuinamente tristes que a mente humana poderia imaginar. Os pais perdem um filho adolescente e toda sensação de tristeza, remorso e culpa é materializada no quarto vazio do rebento. O quarto vazio do filho que morreu. Difícil imaginar algo mais triste.

Tão triste que fiquei me sentindo mal por alguns dias. Sempre que em outras oportunidades passava por um canal que reproduzia o filme, mudava rapidamente, para não ter nenhum contato com essa obra tão aterrorizante.

Diante do anúncio de Barcinski, respondi que é preciso estar com o psicológico em dia para encarar essa pedrada. E ele respondeu que de fato, agora que ele tem filhos o filme bateu ainda mais pesado.

Pensei em mim, então, que tenho um filho ainda criança. Acho que agora é que eu não teria coragem mesmo para encarar a película.

Acabei por refletir que, quando assisti ao filme quando tinha 16 anos, acabei me colocando no lugar do adolescente que morre na praia e por isso me vi diante da imaginação da minha própria morte. Se assistisse agora, me veria no lugar do pai que perde o filho. Não tenho dúvida de que imaginar a morte do filho é muito pior do que imaginar a própria morte.

***

Foi um amigo meu, Augusto, que pela primeira vez me fez pensar sobre o assunto. Certa vez ele me relatou de como teve experiências diferentes ao assistir o filme "Alta Fidelidade" em diferentes épocas da vida.

Logo no lançamento como um jovem universitário ele achou o filme divertido, se pegou nas referências musicais. Anos depois, já casado, chorou.

Pensei nisso com relação a Forrest Gump, que talvez seja meu filme favorito.

Assisti ele pela primeira vez quando tinha meus 8 anos, por aí, e fiquei fascinado com todos aqueles fatos históricos que cercavam o personagem principal. Foi preciso me explicar a morte de Jenny e sua ligação com a AIDS, mas eu só pensava nele jogando Ping Pong, lutando na guerra (por vezes a chuva vinha de cima, por vezes de frente, por trás, e algumas vezes parecia que vinha de baixo - sempre me lembro dessa passagem), correndo todos os Estados Unidos e esses acontecimentos fantásticos.

Quando estava na metade da faculdade, na altura dos meus 20 anos, assisti o filme novamente em DVD. Nesta vez, eu fui pego por ainda mais referências inatingíveis quando eu era criança (Watergate, Imagine, por aí vai) e prestei mais atenção em sua relação com Jenny e o Coronel Dan, havia alguma beleza naquele filme.

Voltei a ver novamente o filme quando era um recém-casado, chegando nos 30 anos. E aí achei o filme imensamente triste, quase chorei quando ele conversa com o túmulo da Jenny, achei o Coronel Dan o personagem mais profundo da história e percebi que por trás de todas aquelas aventuras, no fim, há apenas a solidão e a tentativa de encontrar um propósito na vida.

Pode acontecer com vários filmes. Ao assistir ET, o Extraterreste alguns anos atrás, achei o filme extremamente melancólico, quase uma paródia para a situação de diversos refugiados, que no fim das contas querem apenas voltar para casa e que, enquanto estrangeiros, são submetidos as mais diversas crueldades. Bicicletas voando, dedos brilhando, tudo isso é um enorme disfarce para a melancolia.

No fim, não chega a ser uma novidade, é claro. A Pixar sabe disso muito bem, contando histórias com várias camadas para agradar crianças e adultos ao mesmo tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos