Pular para o conteúdo principal

Quem ganha com a intervenção?

Michel Temer é um senhor idoso que por vezes flerta com a senilidade. Mesmo ostentando recordes de rejeição - é praticamente humanamente impossível alguém ser tão rejeitado quanto o senhor Elias Lulia - ele sonha com a possibilidade de ser candidato a re-eleição. Possibilidade, claro, que só pode ser aventada por pessoas com falhas cognitivas e que vivam completamente alienadas do mundo.

Durante muito tempo o nosso presidente pensou que conseguiria o sucesso por meio de medidas impopulares que lá na frente se mostrariam eficazes e fariam que o povo brasileiro, em massa, o aclamasse presidente. A re-eleição, era só isso que ele queria, nem fazia questão dos pedidos de desculpas. No entanto, com o tempo passando e sua aprovação patinando no lodo do fundo do poço, ele percebeu que medidas impopulares não aumentam a popularidade e resolveu apelar para um novo artifício, mexendo com um assunto que está sempre pulsando na mente humana: a insegurança.

Até o momento a economia parecia ser o assunto principal das próximas eleições: desemprego, geração de renda, retomada do crescimento, as próprias reformas do Temer. A corrupção era outro assunto por conta da interminável operação Lava-Jato e também por conta da participação do Lula. O candidato aí que se mostrasse mais capaz de enfrentar esses dois problemas, certamente sairia fortalecido no processo.

A Segurança Pública, por sua vez, é uma preocupação constante da população, mas sempre passou alheia das eleições presidenciais. Afinal, a República responde pela segurança nacional e não há nenhuma demonstração de que o Brasil vá entrar em guerra em um momento próximo. Questões sobre segurança sempre se fazem mais presentes nas eleições para governador e no eterno debate improdutivo do poder Legislativo.

Quando criou o ministério da Segurança Pública e determinou a intervenção militar nesta área no Rio de Janeiro, Michel Temer inverteu essa lógica. Trouxe a questão da Segurança para os braços da presidência e jogou uma pressão em seu sucessor. Como todo esse embate se trava no mais midiático dos estados brasileiros, a intervenção de Temer acaba por jogar a Segurança Pública no centro da discussão sobre a sucessão presidencial, substituindo a economia.

Sim, de certa forma é a chance de sobrevida que Temer quer. Dependendo do sucesso do projeto e, principalmente, do tratamento midiático para a intervenção, a imagem pública do vampiro presidente pode melhorar. Matérias no Jornal da Globo mostrando populares satisfeitos, dizendo que viram resultados e que agora se sentem mais seguro, conseguem ver a presença do Estado no combate à criminalidade, podem permitir a candidatura de Temer. Sim, isso é bem difícil, mas em um bom cenário pode garantir uma boa candidatura de uma pessoa indicada pelo presidente. No pior dos cenários, faz com que o seu PMDB seja um partido minimamente ouvido na disputa.

Por outro lado, a centralização da Segurança é positiva para um candidato específico: sim, ele, o Messias Bolsonaro. Seu discurso inflamado de extermínio dos criminosos e de qualquer tipo de sub-gênero humano bate forte no imaginário popular de resolução dos problemas da criminalidade.

Se der tudo muito certo e a imagem da sensação de segurança for vendida corretamente, quem se fortalece é Bolsonaro, porque quem se fortalece são as Forças Armadas. O Exército diminuiu a violência no Rio, o que nós precisamos? De uma presença mais forte do Exército. Quem é o Exército na sucessão presidencial? Bolsonaro.

Se por outro lado, tudo der muito errado e a situação continuar problemática, quem é que se fortalece? Bolsonaro. Porque o fracasso da intervenção ficará associada a falta de pulso e autonomia para as Forças Armadas e o único nome que pode conduzir com mão-de-ferro o combate a violência é o do Messias.

Em suma, a jogada marqueteira de Michel Temer para impulsionar a própria imagem criou um jogo no qual só haverá um vencedor.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas