Pular para o conteúdo principal

Vitórias contra o Big Four

Depois de definidas as quartas-de-final do Australian Open, com uma pré-definição da repetição da final do ano passado entre Federer e Nadal, algumas pessoas chamaram a atenção para um nome que poderia evitar isso: Tomas Berdych. O tcheco está há anos no top-20 mundial, passou outros tantos no top-10 e costuma sempre a fazer campanhas dignas nos Grand Slams. No entanto, tem uma estatística ruim contra os tenistas do Big Four. No entanto, quem tem bons números contra esses caras?

Fiz um apanhado para saber quem são os tenistas que tem melhores resultados contra os quatro jogadores que dominam o esporte há mais de uma década. Estabeleci alguns critérios: ter enfrentado Federer, Murray, Nadal e Djokovic pelo menos duas vezes cada, em um total de pelo menos 10 jogos contra os nomes do Big Four. Pré-selecionei os tenistas entre o top-20 atual e aqueles que disputaram os ATP Finals desde 2006. No total, 31 nomes se estabeleceram nos critérios e entre ele, o que tem o melhor desempenho é: Nick Kyrgios. Sim, o polêmico australiano tem 35,71% de aproveitamento nos jogos, ainda que seja da lista o que tem menos jogos, apenas 14.

Confira o top 10:
1) Nick Kyrgios: 5 vitórias e 9 derrotas - 35,71% de aproveitamento.
2) David Nalbandian: 13 vitórias 25 derrotas - 34,21% de aproveitamento.
3) Dominic Thiem: 6 vitórias e 13 derrotas - 31,57% de aproveitamento.
4) Nikolay Davydenko: 14 vitórias e 36 derrotas - 28% de aproveitamento.
5) Fernando González: 8 vitórias e 21 derrotas - 27,58% de aproveitamento.
6) Juan Martín del Potro: 18 vitórias e 48 derrotas - 27,27% de aproveitamento.
7) Jo-Wilfried Tsonga: 18 vitórias e 49 derrotas - 26,86% de aproveitamento.
8) Andy Roddick: 14 vitórias e 40 derrotas - 25,92% de aproveitamento.
9) Ivan Ljubicic: 10 vitórias e 31 derrotas - 24,39% de aproveitamento.
10) Stanislas Wawrinka: 19 vitórias e 65 derrotas - 22,61% de aproveitamento.

Por outro lado, os 10 com o pior aproveitamento dentro do critério estabelecido:
1) Richard Gasquet: 6 vitórias e 51 derrotas - 10,52% de aproveitamento.
2) John Isner: 4 vitórias e 28 derrotas - 12,5% de aproveitamento.
3) Gilles Simon: 6 vitórias e 41 derrotas - 12,76% de aproveitamento.
4) Milos Raonic: 5 vitórias e 34 derrotas - 12,82% de aproveitamento.
5) Marin Cilic: 6 vitórias e 39 derrotas - 13,33% de aproveitamento.
6) Tommy Robredo: 5 vitórias e 31 derrotas - 13,88% de aproveitamento.
7) David Goffin: 3 vitórias e 18 derrotas - 14,28% de aproveitamento.
8) Grigor Dimitrov: 5 vitórias e 30 derrotas - 14,28% de aproveitamento.
9) Kevin Anderson: 3 vitórias e 20 derrotas - 15% de aproveitamento.
10) Fernando Verdasco: 8 vitórias e 45 derrotas - 15,09% de aproveitamento.

Os 10 com mais vitórias, independente do aproveitamento.
1) Stanislas Wawrinka 19 (8 em 10 contra Murray)
2) Tomas Berdych 19 (apenas 3 em 28 contra Djokovic)
3) Jo-Wilfried Tsonga 18 (apenas 2 em 16 jogos contra Murray)
4) Juan Martín del Potro 18 (5 em 14 jogos contra Nadal)
5) David Ferrer 17 (não venceu nenhum dos 17 contra Federer)
6) Nikolay Davydenko 14 (6 de 11 contra Nadal. 2 em 21 contra Federer)
7) Andy Roddick 14 (apenas 3 em 24 contra Federer)
8) David Nalbandian 13 (8 em 19 contra Federer)
9) Ivan Ljubicic 10 (vênceu 3 dos 7 contra Murray)
10) Fernando González 8 (jogou apenas três vezes contra Murray e Djokovic, vencendo 2 de cada)

Por último, os 10 que mais enfrentaram o Big Four, o que pode ser um sinal de consistência, pelo menos.
1) Tomas Berdych: 93 jogos
2) David Ferrer: 88 jogos
3) Stanislas Wawrinka: 84 jogos
4) Jo-Wilfried Tsonga: 67 jogos
5) Juan Martín del Potro: 66 jogos
6) Richard Gasquet: 57 jogos
7) Andy Roddick 54 jogos
8) Fernando Verdasco: 53 jogos
9) Nikolay Davydenko: 50 jogos
10) Gael Monfils: 48 jogos (venceu 8 e perdeu 40. Desempenho 0x14 contra Djokovic)

Aliás, agora sim por último, uma curiosidade: o aproveitamento dos próprios membros do Big Four contra eles próprios:

4) Andy Murray: 29 vitórias e 56 derrotas em 85 jogos, com 32,94% de aproveitamento.
3) Roger Federer: 51 vitórias e 57 derrotas em 108 jogos, com 47,22% de aproveitamento.
2) Novak Djokovic: 74 vitórias e 57 derrotas em 131 jogos, com 56,48% de aproveitamento.
1) Rafael Nadal: 64 vitórias e 48 derrotas em 112 jogos, com 57,14% de aproveitamento.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas