Pular para o conteúdo principal

Vencedores do fundo do Grid

A estatística me apareceu no Twitter após a vitória de Lewis Hamilton no Grande Prêmio de Cingapura. Aquela era a segunda vez que o britânico vencia uma corrida sem largar nas duas primeiras filas. O dado me pareceu impressionante. Pensei "só isso?". Fui atrás e confirmei a informação: a única outra vez em que Hamilton venceu uma corrida nessa condição foi na Inglaterra em 2014, quando ele largou em 6º lugar.

As vitórias de pilotos que vem do fundo do Grid sempre nos marcam e aparecem como uma prova da qualidade do piloto. Mas, uma olhada nos dados mostra que que essas vitórias são justamente marcantes porque são raras. Descontando as 11 edições das 500 milhas de Indianápolis que foram disputadas dentro do Mundial de F1 (por suas particularidades), até hoje foram disputadas 963 corridas no campeonato. Em 148 oportunidades o vencedor veio de trás das duas primeiras filas, o que dá uma vez a cada 6,5 corridas. Acontece duas, ou três vezes por temporada.

Até hoje 59 pilotos conseguiram vitórias assim. Juan Manuel Fangio, Sebastian Vettel, Damon Hill e Nico Rosberg, para citar alguns campeões mundiais, nunca venceram corridas quando largaram abaixo do 4º lugar. No total, 27 pilotos conseguiram a façanha apenas uma vez, incluindo Ayrton Senna - sua solitária vitória partido do 5º lugar veio nos Estados Unidos em 1990.

Eis uma lista dos pilotos que mais venceram saindo depois da segunda fila:
1) Alain Prost - 11 vezes
2) Nelson Piquet - 10 vezes
3) Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso - 6 vezes
4) Denny Hulme e Niki Lauda - 5 vezes
5) Emerson Fittipaldi, Keke Rosberg, David Coulthard, Ronnie Peterson, Jim Clark, Jackie Stewart e John Watson - 4 vezes
6) Daniel Ricciardo, René Arnoux, Jacques Laffite, Jody Scheckter, Nigel Mansell, Jenson Button, Johnny Herbert e Bruce McLaren - 3 vezes
7) Thierry Boutsen, Lewis Hamilton, Eddie Irvine, Jack Brabham, Stirling Moss, Michele Alboreto, Jochen Rindt, Maurice Trintignant, Carlos Reutemann e Rubens Barrichello - 2 vezes
8) Jean Alesi, Tony Brooks, François Cevert, Patrick Depailler, Heinz-Harald Frentzen, Mika Hakkinen, Ayrton Senna, Patrick Tambay, Peter Collins, Dan Gurney, Graham Hill, Alessandro Nannini, José Carlos Pace, Pedro Rodríguez, Lorenzo Bandini, Elio de Angelis, Luigi Fagiolli, Gilles Villeneuve, Vittorio Brambilla, Giancarlo Fisichella, Innes Ireland, John Surtees, Peter Gethin, Jochen Mass, Giancarlo Baghetti, Alan Jones e Olivier Panis - 1 vez cada.

Se descontarmos as vezes em que os pilotos largaram na terceira fila - o que ainda é considerado uma boa posição de largada, o número cai ainda mais. Apenas 69 vezes - uma vez a cada 14 corridas - um piloto largando a partir do 7º lugar venceu a corrida. Apenas 42 pilotos conseguiram vitórias assim. Eis a lista:

1) Kimi Raikkonen - 5 vezes
2) Fernando Alonso, Niki Lauda, Ronnie Peterson, Jim Clark, John Watson e Jody Scheckter - 3 vezes
3) Nelson Piquet, Michael Schumacher, Denny Hulme, Emerson Fittipaldi, Keke Rosberg, David Coulthard, Jacques Laffite, Jenson Button, Johhny Herbert, Bruce McLaren e Carlos Reutemann - 2 vezes.
4) Alain Prost, Jackie Stewart, Daniel Ricciardo, René Arnoux, Nigel Mansell, Jack Brabham, Stirling Moss, Michele Alboreto, Jochen Rindt, Maurice Trintignant, Rubens Barrichello, Lorenzo Bandini, Elio de Angelis, Luigi Fagiolli, Gilles Villeneuve, Vittorio Brambilla, Giancarlo Fisichella, Innes Ireland, John Surtees, Peter Gethin, Jochen Mass, Giancarlo Baghetti, Alan Jones e Olivier Panis - 1 vez.

Largando a partir da quinta fila, o número de vitórias cai para 35 e o de pilotos para 28. Os únicos a repetir a façanha mais de uma vez:
1) John Watson - 3 vezes
2) Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Niki Lauda, Jody Scheckter e Bruce McLaren - 2 vezes.

John Watson e Fernando Alonso são os únicos 2 a vencerem corridas mais de uma vez largando a partir da 6ª fila e o norte-irlandês é o único a vencer 2 corridas largando depois do 17º lugar, além de ter a vitória partindo mais de trás do grid na história: largou em 22º lugar nos EUA Oeste em 1983.

Considerando que vitórias partindo do fim do grid ficaram ainda mais difíceis nos últimos anos, devido a maior durabilidade dos veículos, dificultando o ganho de posições com quebras alheias, essas são as únicas vitórias de pilotos partindo a partir do 5º lugar no grid de 2000 para cá:

1) Rubens Barrichello na Alemanha em 2000, largou em 18º
2) David Coulthard no Brasil em 2001, largou em 5º
3) David Coulthard na Áustria em 2001 largou em 7º
4) David Coulthard na Austrália em 2003 largou em 11º
5) Kimi Raikkonen na Malásia em 2003 largou em 7º
6) Giancarlo Fisichella no Brasil em 2003 largou em 8º
7) Michael Schumacher nos EUA em 2003 largou em 7º
8) Michael Schumacher no Canadá em 2004 largou em 6º
9) Kimi Raikkonen na Bélgica em 2004 largou em 10º
10) Fernando Alonso na Europa em 2005 largou em 6º
11) Kimi Raikkonen no Japão em 2005 largou em 17º
12) Kimi Raikkonen no Canadá em 2007 largou em 7º
13) Michael Schumacher nos EUA em 2005 largou em 5º
14) Jenson Button na Hungria em 2006 largou em 14º
15) Michael Schumacher na China em 2006 largou em 6º
16) Fernando Alonso no Japão em 2006 largou em 5º
17) Fernando Alonso em Cingapura em 2008 largou em 15º
18) Kimi Raikkonen na Bélgica em 2009 largou em 6º
19) Rubens Barrichello na Itália em 2009 largou em 5º
20) Jenson Button na China em 2010 largou em 5º
21) Jenson Button no Canadá em 2011 largou em 7º
22) Fernando Alonso na Malásia em 2012 largou em 8º
23) Fernando Alonso na Europa em 2012 largou em 11º
24) Kimi Raikkonen na Austrália em 2013 largou em 7º
25) Fernando Alonso na Espanha em 2013 largou em 5º
26) Daniel Ricciardo no Canadá em 2014 largou em 6º
27) Lewis Hamilton na Inglaterra em 2014 largou em 6º
28) Daniel Ricciardo na Bélgica em 2014 largou em 5º
29) Daniel Ricciardo no Azerbaijão em 2017 largou em 10º
30) Lewis Hamilton em Cingapura em 2017 largou em 5º

Exatas 30 vezes em 327 corridas. Uma vez a cada mais ou menos 10 disputas. Se formos descontar as corridas com múltiplos incidentes (coloquei em itálico as corridas com bandeiras amarelas e/ou chuva. Pode ser meio injusto em alguns casos, mas sobram 8 vitórias, as mais distantes duas vezes de Kimi Raikkonen partindo do 7º lugar), então, percebemos que é muito difícil vencer quando não se larga nas quatro primeiras posições. A partir do sétimo lugar então, 16 vitórias, quase impossível.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos