O quanto o resultado de uma ação é importante para julgarmos se ela foi correta ou não? Penso nisso lembrando do zagueiro Rodrigo, que foi expulso de campo no domingo depois de ter dado uma dedada no ânus do atacante argentino Trellez do Vitória. Sua expulsão mudou completamente o rumo da partida, uma vez que o seu time, a Ponte Preta, levou a virada após abrir 2x0 em 15 minutos de jogos e acabou rebaixada para a segunda divisão, revoltando a torcida que quebrou o estádio.
Rodrigo foi devidamente massacrado e demonizado por seu gesto obsceno e violento. De fato, não dá pra defender um sujeito que resolve enfiar o dedo na cavidade anal alheia e não cabe nenhum discurso de defesa sobre a provocação no futebol, malandragem ou qualquer coisa do tipo. Nenhuma violência é justificável, não importa o seu objetivo.
No entanto, é extremamente fácil massacrar o zagueiro, uma vez que sua atitude foi corretamente observada e julgada pelo árbitro, resultando em sua expulsão e na consequente derrota e rebaixamento do seu time. Seu gesto deplorável teve uma consequência imediata e negativa. É simples falar que ele fez merda.
Penso no entanto, que as coisas poderiam não ter acontecido desta maneira. O juiz poderia simplesmente não ter visto o ato, Rodrigo poderia ter continuado em campo e a Ponte Preta poderia ter vencido a partida sem as dificuldades de jogar com um jogador a menos e a essa altura é o Vitória que poderia estar praticamente rebaixado. A cena poderia ter ficado esquecida, ou ser resgatada posteriormente e talvez virasse motivo de risos por parte de nossa crescente imprensa esportiva zoeira.
Pior ainda, o argentino do Vitória é que poderia ter reagido violentamente à violação e ter sido expulso, facilitando o trabalho da Ponte Preta (como não lembrar do caso Gonzalo Jara/Cavani na Copa América de dois anos atrás?). Aí então, não tenho dúvida de que os Alês Oliveiras da vida estariam rindo do argentino, os memes estariam ganhando a internet humilhando Trellez com a dedada e a derrota. Alguém tem dúvida que isso aconteceria?
Por isso eu me pergunto se essa carma instantâneo que se voltou contra Rodrigo foi importante para a unanimidade de seu massacre virtual.
Comentários