Pular para o conteúdo principal

Já podemos falar de Felipe Massa

Ao que tudo indica, ontem a carreira de Felipe Massa chegou ao fim com a 10ª colocação no GP de Abu Dhabi. Acredito que é um bom momento para se encerrar a carreira, quando ele mostra que ainda teria mais algum gás para queimar, mas que não era tanto gás assim. Sai de cena antes de virar uma piada ,e ao que parece, mais tranquilo do que os comentaristas do SporTV com a situação. Felipe já parecia desmotivado nesse ano e sem fazer muita coisa de especial em boa parte da temporada.

Uma boa aposentadoria, porquê ele definitivamente não tinha muito mais o que fazer na carreira. Depois de um surpreendente ressurgimento em 2014, a Williams vem em uma espiral de decadência e é um tanto quanto melancólico que um piloto passe os últimos dias de sua carreira se arrastando no fim do grid, que saia de cena como um Jarno Trulli.

A nova aposentadoria de Felipe abre espaço para as homenagens e para os massacres. Pelo lado dos massacres, há a acusação de que ele não foi o que se esperava que poderia ser. Curiosa essa afirmação. Pelo menos para mim, Felipe Massa foi muito mais do que aparentava que poderia ser.

Quando foi anunciado para correr pela Sauber em 2002, ele me parecia mais um Enrique Bernoldi ou Luciano Burti, daqueles brasileiros que chegam muita expectativa - por mais que ele tenha dominado alguns campeonatos de base medianos nos anos anteriores. Havia muito mais expectativa com Antonio Pizzonia, Ricardo Zonta, mesmo Bruno Junqueira e anos recentes até Lucas Di Grassi. Quando Felipe foi confirmado para correr pela Ferrari em 2006, parecia uma loucura. Ele não parecia ter feito nado demais em três anos de Sauber.

Começo mediano na Ferrari, mas em pouco tempo ele provou que poderia sim ser um piloto de ponta. Terminou 2006 muito bem, teve um 2007 errático com alguns anos de ponta e fez uma grande temporada em 2008. Poderia ter sido campeão se a mangueira não tivesse ficado presa no seu carro na Malásia, se o seu motor não estourasse na antepenúltima volta na Hungria, se a chuva tivesse apertado um minuto depois em Interlagos.

Aquela tarde em Interlagos: o primeiro momento definitivo de sua carreira. Ele quase foi campeão. Um improvável campeão, após uma temporada em que Hamilton foi mais brilhante. Massa se mostrou um piloto com uma incrível capacidade de dominar corridas a partir do momento em que assumia a liderança, mas Hamilton teve mais momentos de superação. Era quase impossível que ele perdesse o título, mas uma corrida louca o deixou na corda bamba o tempo inteiro e quanto Sebastian Vettel o ultrapassou a quatro voltas do fim, Interlagos vivenciou seis ou sete minutos de loucura. Massa cruzou a linha como campeão, mas Glock patinou no fim e Hamilton conseguiu o título por um ponto.

O segundo momento definitivo de sua carreira foi um pouco depois, em 2009. A Ferrari fez um carro sofrível no começo do ano, mas começou a se recuperar. Felipe poderia ter brigado por algumas vitórias no fim da temporada, mas uma mola atingiu sua cabeça na Hungria e ele quase morreu. Voltou no começo da temporada seguinte, mas de fato nunca mais foi o mesmo.

Para piorar, ganhou o destrutivo Fernando Alonso como companheiro e foi engolido. Teve brilhos esporádicos nos anos seguintes sendo que o que seria o maior deles acabou se transformando em sua vergonha maior no terceiro momento definitivo de sua carreira: Fernando is Faster than you. A partir de então, ele ganhou na testa o adesivo de fracassado e suas avaliações passaram a ser muito mais negativas.

Tentativas de renascimento como na segunda metade da temporada de 2012, de 2014, pódio na Itália em 2015. Parece que depois daquela mola e principalmente depois da mensagem de rádio, Felipe viveu um longo crepúsculo na carreira. Termina suas 15 temporadas na Fórmula 1 com um retrospecto negativo na comparação com os companheiros de equipe: apenas três vezes os superou ao longo de uma temporada. (Em 2005 contra Villeneuve, em 2008 contra Raikkonen e agora em 2017 contra Stroll).

Mas mesmo assim, mesmo diante disso, tenho que dizer: Felipe Massa fez mais do que eu esperava. Sua carreira foi mais grandiosa do que eu imaginava que poderia ser.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos