Pular para o conteúdo principal

Lembranças do São Paulo na Libertadores

Puxo pela cabeça os mata-matas que o São Paulo disputou na Libertadores desde 2004.

2004
OF: Rosario Central, se classificou decidindo em casa.
QF: Deportivo Tachira, se classificou decidindo fora.
SF: Once Caldas, decidindo jogando fora.

2005
OF: Palmeiras, se classificou decidindo em casa.
QF: Tigres, se classificou decidindo fora.
SF: River Plate, se classificou decidindo fora.
Final: Atlético-PR, ganhou decidindo em casa.

2006
OF: Palmeiras, se classificou decidindo em casa.
QF: Estudiantes, se classificou decidindo em casa.
SF: Chivas, se classificou decidindo em casa.
Final: Internacional, perdeu decidindo fora.

2007
OF: Grêmio, eliminado jogando fora.

2008
OF: Nacional do Uruguai, se classificou decidindo em casa.
QF: Fluminense, eliminado jogando fora.

2009
QF: Cruzeiro, eliminado decidindo em casa.

2010
OF: Universitario, se classificou decidindo em casa
QF: Cruzeiro, se classificou decidindo em casa.
SF: Internacional, eliminado decidindo em casa.

2013
OF: Atlético-MG, eliminado decidindo fora.

2015
OF: Cruzeiro, eliminado decidindo fora.

2016
OF: Toluca, classificado decidindo fora.

Podemos ver que desde 2004 o São Paulo participou 21 mata-matas, ganhou 13 e perdeu 8. Jogando a partida decisiva no Morumbi, o São Paulo disputou 11 confrontos, se classificando em nove e perdendo apenas duas vezes. Decidindo fora de casa foram 10 confrontos. Apenas quatro classificações e seis eliminações. Ou seja, o retrospecto é muito mais favorável quando o São Paulo decide em casa.

As quatro classificações vieram quando a equipe conseguiu vencer por pelo menos dois gols de vantagem no jogo do Morumbi:
2004 - 4x0 Deportivo Tachira, volta vitória por 4x1.
2005 - 4x0 Tigres, volta derrota por 2x1.
2006 - 2x0 River Plate, volta vitória por 3x2.
2016 - 4x0 Toluca, volta derrota por 3x1.

Agora, as elimações:
2004 - 0x0 Once Caldas, derrota por 2x1 no segundo jogo.
2006 - 1x2 Internacional, empate por 2x2 no segundo jogo.
2007 - 1x0 Grêmio, derrota por 2x0 no segundo jogo.
2008 - 1x0 Fluminense, derrota por 3x1 no segundo jogo.
2013 - 1x2 Atlético-MG, derrota por 4x1 no segundo jogo
2015 - 1x0 Cruzeiro, derrota por 1x0 no segundo jogo, eliminações nos pênaltis.

Nas seis eliminações, por duas vezes o São Paulo perdeu o jogo da ida em casa, o que é uma morte anunciada. Por uma vez, a eliminações veio com um empate. Por três vezes a eliminações veio após uma vitória por 1x0.

Mesmo resultado do jogo recém-terminado contra o Atlético-MG. O retrospecto do São Paulo quando vence por 1x0 o mata-mata de ida na Libertadores, jogando em casa não é nada favorável até agora. 100% de eliminação.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas