Pular para o conteúdo principal

Uma ode para Definitely Maybe



Oasis é aquela típica banda cuja apreciação só foi liberada após algum tempo. Logo ali, no auge do sucesso da banda, gostar de Oasis poderia soar como uma crime. Seja pela arrogância dos irmãos Gallagher (tão famosos como polêmicos), polêmicas relacionadas a plágios e principalmente, um sucesso enorme que atingiu várias camadas de público. Wonderwall tocou em novela e pode ser reconhecível até por fãs de Vítor e Léo, um crime.

Após dois discos muito bons, a banda entrou numa espiral descendente, lançou discos medíocres enquanto a voz de Liam Gallagher se deteriorava, os shows ficavam cada vez mais frios e os críticos podiam rir da desgraça alheia. Foi só após o lançamento do ótimo Dig Out Your Soul, seguido pelo fim da banda, que o Oasis foi absolvido. Noel Gallagher lançou um bom disco solo e as pessoas puderam admitir sua genialidade.

Vinte anos após seu lançamento, podemos ouvir Definitely Maybe sem culpa e escutar como é um disco excepcional. Uma das melhores estreias de todos os tempos. O peso das guitarras, o vocal rasgado de Liam, uma arrogância juvenil que carrega as músicas de frescor e a certeza de que cada canção é uma grande canção.

Rock 'n' Roll Star inicia o álbum e funciona como um resumo. Parede de guitarras, bateria marcada, letra hedonista e jovem. Hoje a noite nós somos todos estrelas do Rock 'n' Roll. A arrogância provavelmente veio inspirada de I Wanna be Adored, do disco de estreia dos Stones Roses, umas das principais influências do Oasis.

Ainda temos a clássica Live Forever, o hino Supersonic, o descaramento de Cigarettes & Alcohol, o romance de Slide Away. Noel Gallagher não é o maior compositor de todos os tempos e ele próprio diz que escreve como qualquer cidadão mediano escreveria. Talvez por isso a banda conseguiu tanta identificação com as massas. "Now that you're mine, we'll find a way of chasing the sun. So, let me be the one that shines with and we can slide away".

O encerramento de Definitely Maybe não poderia ser melhor, com Married With Children. Única faixa acústica do disco, com um violão grudento e sua letra sobre o definitivo fim de um amor. Definitivo? Talvez. Ele sabe que depois de uma ou duas semanas, ele vai estar de volta para ela.

A época de Definitely Maybe jamais foi superada por Noel Gallagher. Fora o grande disco, há a sequência de singles composta por Cigarettes & Alcohol, Whatever e Some Might Say, todas com b-sides geniais. Se as faixas desses três singles fossem lançadas como um disco, talvez fossem o melhor da carreira do Oasis.

Comentários

Postagens mais visitadas

Assim que vamos

A maior parte de nós se vai dessa vida sem saber o quão importante foi para a vida de alguém. Uma reflexão dolorida que surge nesses momentos, em que pensamos que gestos simples de respeito tendem a se perder, enquanto o rancor - este sim é quase eterno.

Top 8 - Discos favoritos que ninguém liga

Uma lista de 8 discos que estão entre os meus favoritos de todos os tempos, mas que geralmente são completamente ignorados pela crítica especializada - e pelo público também, mas isso já seria esperado.  1) Snow Patrol - Final Straw (2003) Sendo justo, o terceiro disco do Snow Patrol recebeu críticas positivas quando foi lançado, ou, à medida em que foi sendo notado ao longo de 2003 e 2004. Mas, hoje ninguém se atreveria a citar esta pequena obra prima em uma lista de melhores discos dos anos 2000 e a culpa disso é mais do que o Snow Patrol se tornou depois, do que da qualidade do Final Straw . Antes deste lançamento o Snow Patrol era uma desconhecida banda escocesa de raízes norte-irlandesas, tentando domar suas influências de Dinosaur Jr. na tradicional capacidade melódica no norte da Grã Bretanha. Em Final Straw eles conseguiram juntar algum barulho suave do shoegaze com guitarras influenciadas pelo lo-fi e uma sonoridade épica, típica do pós-britpop radioheadiano. O resultado ...

Lembranças de shows

(Não que eu tenha ido em muitos shows na minha vida. Até por isso é mais fácil tentar lembrar de todos para este post/arquivo) Os Headliners (ou, aqueles que eu paguei para ver) Oasis em São Paulo, estacionamento do Credicard Hall (2006) O Oasis estava retornando ao Brasil após cinco anos, mas era como se fosse a primeira vez para muita gente. As apresentações de 1998 encerraram um ciclo produtivo ininterrupto de seis anos e a banda estava em frangalhos. Depois vieram dois discos ruins, que transformaram a banda em um dinossauro. No meio disso, uma apresentação no Rock in Rio no dia do Guns N Roses. Ou seja, a banda não apareceu por aqui nas desastrosas turnês de 2000 e 2002 (Na primeira, Noel chegou a abandonar a banda após Liam duvidar da paternidade de sua primeira filha. A turnê do Heathen Chemistry foi um desastre, com Liam cantando mal - vários shows tiveram longas sessões solo de Noel - os pulsos de Andy White não dando conta da bateria e diversas datas canceladas, seja por far...