Não há como negar que os três Beatles compositores foram corajosos no começo de suas carreiras-solos. George Harrison lançou um disco triplo, com pelo menos dez canções excelentes, como se quisesse mostrar do que ele era capaz e o que não o deixavam fazer. John Lennon exorcizou seus demônios internos em canções cruas e sofridas. Paul McCartney teve a coragem de limpar a gaveta e gravar um disco sozinho, com um punhado de besteiras e quatro boas canções.
É claro que o fim dos Beatles não foi amigável. Os últimos anos da banda, após a morte de Brian Epstein, foram marcados por vários abandonos temporários de um dos integrantes e quando o sonho acabou em meados de 1970, havia um clima de ódio entre alguns membros. Principalmente entre George Harrison e Paul McCartney e futuramente entre John e Paul. (Ringo não. Ringo tocou bateria nos discos de George e de John e não no do Paul. Talvez isso diga alguma coisa também). (As coisas parecem que não estavam boas entre John e George, mas logo em 1971 George apareceu para tocar guitarra em várias músicas do disco Imagine).
Teoricamente foi George o primeiro a expressar toda a sua raiva contra um ex-companheiro em uma música. Wah-Wah a terceira faixa de seu disco de estreia foi escrita ainda duranta a era Beatles e diz algo como "você me fez uma grande estrela apenas por estar lá na hora certa" e conclui que não precisa mais disso, eu sei como a vida pode ser boa se eu ficar longe de você.
George ainda lançou Run of the Mill, um verdadeiro lamento sobre o fim de sua amizade com Paul. "You've got me wondering how I lost your friendship but I see it in your eyes". Ao que eu saiba, ninguém respondeu George.
A principal briga de composições foi feita entre Paul e John.
Tudo começou com Too Many People, faixa de abertura de Ram, segundo disco de McCartney. Direcionado para Lennon nas entrelinhas (Paul admitiu isso depois, mas John entendeu na hora), Paul basicamente diz que John é preguiçoso (too many people never sleeping late), transgressor poser (too many people preaching practices) e ainda chama Yoko Ono de baranga (I Find my love awake and waiting to be. She's waiting for me), numa provável citação ao protesto de John e Yoko numa cama de hotel. Paul ainda diz que John cometeu o erro de estragar tudo o que foi feito (that's was your first mistake).
John ainda viu mensagens para ele em 3 legs, (quando eu pensava que você era meu amigo, você me decepcionou) (particularmente acho que é só uma canção bem boba), Dear Boy (realmente acho que é para algum ex-namorado de Linda McCartney, ou então a relação de John e Paul era extremamente homoerótica) e em The Back Seat of My Car (acho que era mais loucura de Lennon).
Bem, mas o fato é que havia ali uma provocação em Too Many People. O que John fez? Como em uma boa vingança, reagiu de maneira desproporcional, gravando How Do You Sleep?, um ataque furioso contra seu ex-parceiro.
A letra inteira é uma pedrada em Paul. Já começa citando Sgt. Peppers e depois afirma que "those freaks were right when they say you were dead", em referência aos boatos da morte de Paul, concluíndo que a única "mistake" do Paul era a cabeça dele. Em outro trecho cruelmente poético, John diz "The Only Thing You Done is Yesterday, but since you've gone you're just another day". Poético, porque seria interessante dizer que a pessoa vive apenas do passado e hoje é apenas um dia qualquer. Cruel porque Yesterday foi o maior sucesso de Paul na época dos Beatles e Another Day era sua música de trabalho na época. Cruel porque comparar Another Day (boa música) com Yesterday é sacanagem.
No final, John ainda responde uma crítica que ele entendeu em Dear Boy, e diz que a música que Paul está fazendo é música de elevador e que ele deveria ter aprendido alguma coisa nesses anos todos. Tudo isso cortado pelo cínico refrão de "how do you sleep at night".
Depois disso, Paul só poderia se vingar de maneira correta se, sei lá, incendiasse a casa de John. Ensaiou uma pequena resposta em Dear Friend, que soa como um pedido de reconciliação, um pouco provocativo e as coisas esfriaram.
Então, Paul passou a dedicar sua carreira a compor canções bobas de amor e dar algum sentido a existência decorativa de Linda McCartney, criando o Wings.
John passou para um lado mais político, tentando dar algum sentido para Yoko Ono e suas músicas inaudíveis.
George Harrison lançou um disco gospel.
E eles nunca mais fizeram nada tão bom igual ao que fizeram até 1971.
É claro que o fim dos Beatles não foi amigável. Os últimos anos da banda, após a morte de Brian Epstein, foram marcados por vários abandonos temporários de um dos integrantes e quando o sonho acabou em meados de 1970, havia um clima de ódio entre alguns membros. Principalmente entre George Harrison e Paul McCartney e futuramente entre John e Paul. (Ringo não. Ringo tocou bateria nos discos de George e de John e não no do Paul. Talvez isso diga alguma coisa também). (As coisas parecem que não estavam boas entre John e George, mas logo em 1971 George apareceu para tocar guitarra em várias músicas do disco Imagine).
Teoricamente foi George o primeiro a expressar toda a sua raiva contra um ex-companheiro em uma música. Wah-Wah a terceira faixa de seu disco de estreia foi escrita ainda duranta a era Beatles e diz algo como "você me fez uma grande estrela apenas por estar lá na hora certa" e conclui que não precisa mais disso, eu sei como a vida pode ser boa se eu ficar longe de você.
George ainda lançou Run of the Mill, um verdadeiro lamento sobre o fim de sua amizade com Paul. "You've got me wondering how I lost your friendship but I see it in your eyes". Ao que eu saiba, ninguém respondeu George.
A principal briga de composições foi feita entre Paul e John.
Tudo começou com Too Many People, faixa de abertura de Ram, segundo disco de McCartney. Direcionado para Lennon nas entrelinhas (Paul admitiu isso depois, mas John entendeu na hora), Paul basicamente diz que John é preguiçoso (too many people never sleeping late), transgressor poser (too many people preaching practices) e ainda chama Yoko Ono de baranga (I Find my love awake and waiting to be. She's waiting for me), numa provável citação ao protesto de John e Yoko numa cama de hotel. Paul ainda diz que John cometeu o erro de estragar tudo o que foi feito (that's was your first mistake).
John ainda viu mensagens para ele em 3 legs, (quando eu pensava que você era meu amigo, você me decepcionou) (particularmente acho que é só uma canção bem boba), Dear Boy (realmente acho que é para algum ex-namorado de Linda McCartney, ou então a relação de John e Paul era extremamente homoerótica) e em The Back Seat of My Car (acho que era mais loucura de Lennon).
Bem, mas o fato é que havia ali uma provocação em Too Many People. O que John fez? Como em uma boa vingança, reagiu de maneira desproporcional, gravando How Do You Sleep?, um ataque furioso contra seu ex-parceiro.
A letra inteira é uma pedrada em Paul. Já começa citando Sgt. Peppers e depois afirma que "those freaks were right when they say you were dead", em referência aos boatos da morte de Paul, concluíndo que a única "mistake" do Paul era a cabeça dele. Em outro trecho cruelmente poético, John diz "The Only Thing You Done is Yesterday, but since you've gone you're just another day". Poético, porque seria interessante dizer que a pessoa vive apenas do passado e hoje é apenas um dia qualquer. Cruel porque Yesterday foi o maior sucesso de Paul na época dos Beatles e Another Day era sua música de trabalho na época. Cruel porque comparar Another Day (boa música) com Yesterday é sacanagem.
No final, John ainda responde uma crítica que ele entendeu em Dear Boy, e diz que a música que Paul está fazendo é música de elevador e que ele deveria ter aprendido alguma coisa nesses anos todos. Tudo isso cortado pelo cínico refrão de "how do you sleep at night".
Depois disso, Paul só poderia se vingar de maneira correta se, sei lá, incendiasse a casa de John. Ensaiou uma pequena resposta em Dear Friend, que soa como um pedido de reconciliação, um pouco provocativo e as coisas esfriaram.
Então, Paul passou a dedicar sua carreira a compor canções bobas de amor e dar algum sentido a existência decorativa de Linda McCartney, criando o Wings.
John passou para um lado mais político, tentando dar algum sentido para Yoko Ono e suas músicas inaudíveis.
George Harrison lançou um disco gospel.
E eles nunca mais fizeram nada tão bom igual ao que fizeram até 1971.
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