Pular para o conteúdo principal

Avaliação dos grupos da Copa 2014

Antes, um parêntese inicial: Como uma boa entidade que entende de negócios, mas não de futebol, a Fifa contribuí para avacalhar um pouco a Copa do Mundo. Sempre existem grupos mais difíceis do que outros, mas nesta Copa parece sacanagem. Alguns grupos tem até três times que poderiam sonhar em chegar nas semifinais, enquanto outros são formados totalmente por equipes que parecem talhadas a eliminação na primeira fase. O motivo? O critério para escolha dos cabeças de chave. Uma vez que a Copa do Mundo acontece a cada quatro anos, acho muito mais justo que se premiem as seleções que foram melhores ranqueadas ao longo desse período. A Suíça e a Colômbia jamais poderiam ser cabeças de chave. A Itália jamais poderia deixar de ser. (Outra coisa: se for para usar o ranking, que se utilize o ranking do começo ao fim, terminando com essa divisão geográfica que coloca Costa do Marfim e Argélia no mesmo nível).

Grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões.
O Brasil caiu num grupo tranquilo. Não é a barbada do século, mas não tem a menor chance de cair na primeira fase. A Croácia terminou mal as eliminatórias e acho que poderia ter sido eliminada se não tivesse pego a Islândia na repescagem. O México vive seu pior momento na história e Camarões é a seleção africana mais fraca. O Brasil deve ficar com a primeira posição, enquanto Croácia e México brigam pela segunda. Se alguém apostar em Camarões, desconfie: essa pessoa ainda acha que o Roger Milla atua. Aposto no México pelo retrospecto, uma vez que eles são uma espécie de "leão da primeira fase". Caem logo em seguida.

Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália.
Se há alguma seleção que deve estar se lamentando nesse sorteio, esta é a seleção chilena. Eles caíram no grupo mais difícil entre os que poderiam cair (devem estar pensando "ah, se ficássemos no grupo E). O Chile tem uma seleção talentosa, talvez a mais equilibrada de sua história, com Sánchez, Vargas, Vidal... Mas vão ter uma pedreira. Vão enfrentar logo de cara os dois finalistas da última Copa, uma vez que a Holanda foi vítima do sistema FIFA e após permanecer 4 anos entre os 5 melhores do ranking, caiu fora só no final. Os espanhóis são os favoritos na primeira fase, apesar de eu achar que eles não irão tão longe dessa vez, o time parece cada vez mais previsível e vão depender do encaixe de Diego Costa no elenco. A Holanda é tradicionalmente forte e é a minha aposta para a segunda fase, para tristeza chilena. Já a Austrália, não é boba e até poderia sonhar com alguma coisa em outro grupo. Nesse aqui não.

Grupo C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão.
Eis um grupo formado por quatro equipes com cara de que poderiam cair na primeira fase. Mas, duas delas irão avançar e é difícil um prognóstico. Costa do Marfim tem um time forte há tempos, mas me parece que encolhe nas grandes competições. A Grécia é francamente chata e num grupo com quatro equipes similares, não me parece que vai ter forças para avançar. A Colômbia chega com banca, um centroavante fantástico e ótimos coadjuvantes e para mim avança. Aposto minha segunda vaga no Japão, que tem evoluído lá e aqui e talvez consiga alguma coisa com o seu toque de bola. Não passam do primeiro mata-mata.

Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Itália e Inglaterra.
Mais do que o grupo da morte, eis o grupo da sacanagem. A Costa Rica é facilmente descartada, apesar de ter evoluído nos últimos anos e talvez possa dar trabalho. Os outros três vão brigar de maneira encarniçada e é difícil prever alguma coisa. Na teoria, o Uruguai deve sofrer mais, mas eu aposto que os ingleses é que vão dançar, por terem alguns colhões a menos nessas horas. A Itália tem um bom time e se superar o calor e o fim da temporada, pode brigar longe.

Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras.
Um grupo francamente ridículo que acabou premiando a França. De seleção condenada ao grupo da morte, a França acabou caindo em um grupo tranquilo e se conseguir se ajeitar até lá, consegue avançar facilmente. Honduras melhorou mais ainda é fraca e a Suíça deve repetir sua estratégia de poucos gols (Tite poderia comandar os suíços). Aposto que o Equador irá avançar para a segunda fase pelo aspecto físico. Não acho que a Suíça irá conseguir superar Honduras, jogando em Manaus às 16h.

Grupo F: Argentina, Bósnia Herzegovina, Irã e Nigéria.
A Argentina caiu em um grupo francamente fraco, que me lembra o grupo que eles pegaram em 1998. A estreante Bósnia tem um time bom e ofensivo e é candidata a zebra do torneio, dependendo de como seus jogadores vão sentir a pressão do torneio. O Irã é muito fraco e a Nigéria tem bons jogadores, mas é taticamente frágil.

Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos.
Esse é o grupo mais forte do torneio, se formos somar o potencial de todas as equipes. As quatro teriam chances de avançar em qualquer condição. A Alemanha é a ampla favorita: time de chegada em copas e sua geração mais habilidosa em todos os tempos, com inúmeras opções do meio para a frente. Nem a Espanha consegue ter tantos jogadores de qualidade nessas posições, porque os espanhóis carecem de bons finalizadores. O grande "contra" alemão é a tabela mais quente do torneio, com vários jogos na tarde nordestina. Portugal tem uma equipe consistente e tem Cristiano Ronaldo. A participação portuguesa está intrinsecamente ligada a condição que seu camisa 7 irá apresentar aqui no Brasil. Gana e EUA também devem estar lamentando a sorte no sorteio. A seleção mais consistente da África irá sofrer para tentar avançar e os EUA terão que se superar para confirmar sua evolução no soccer.

Grupo H: Bélgica, Rússia, Argélia e Coreia do Sul.
Esse talvez concorra ao posto de grupo mais ridículo da copa. Cabeça de chave que não empolga, sem favoritos no Grupo C e ainda desnivelado tecnicamente. A Argélia é a seleção mais chata do torneio e provavelmente irá torturar os espectadores com seu jogo modorrento. A Coreia do Sul interrompeu sua evolução nos últimos torneios e tem uma seleção renovada e sem brilho. A Rússia tem o costume de tremer em grandes competições e ainda vai enfrentar o calor. Sorte da Bélgica, que caiu no grupo que sonhou para o seu retorno à copas.

Para os confrontos nas oitavas de final, aposto em algo como: Brasil x Holanda, Espanha x México, Colômbia x Uruguai, Itália x Japão, França x Bósnia, Argentina x Equador, Alemanha x Rússia e Bélgica x Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas