Pular para o conteúdo principal

Os 27 singles do Oasis: do pior até o melhor

Oasis é uma banda que sempre foi conhecida por lançar grandes b-sides, escondendo músicas que muitas vezes eram melhores do que outras que entraram nos discos. Tanto que uma coletânea deles, The Masterplan, é quase unanimemente considerada o 3º melhor disco deles.

Faço aqui então um ranking dos 27 singles lançados pelo Oasis, desde o pior até o melhor. Uma avaliação estritamente pessoal, mas com alguns pequenos critérios:

1) São contados apenas o lançamentos britânicos, então Don't Go Away - lançado apenas no Japão, e os singles australianos não estão na lista. As músicas levadas em consideração são justamente as que estão nos lançamentos do Reino Unido.


2) Tanto a A-Side, quanto as b-sides tem o mesmo peso. Então, uma grande faixa de trabalho acompanhada por músicas irrelevantes pode aparecer atrás de um single mediano, mas com lados B muitos bons.

3) Versões demo lançadas em edições especiais, principalmente a partir de 2002, não entram em contra. A versão White Label de Columbia e Alive, sim. Versões ao vivo são avaliadas pela qualidade e relevância da gravação apresentada, não pela importância da música na discografia da banda.

Vamos ao ranking:

27 - Don't Stop...
Escolha óbvia para fechar a lista, Don't Stop... é o único single de apenas uma canção, lançada pela banda. Isso no ano de 2021 e em uma versão demo. É muito mais um trabalho solo de Noel, que deveria ter sido guardado para uma versão deluxe de algum álbum, ou para o Noel trabalhar futuramente - o que ele acabou fazendo mesmo. Além disso, a música é bem mais ou menos, um lado B que não tinha um lado A para chamar de seu.

26 - I'm Outta Time
Segundo single escrito por Liam Gallagher e segunda música lançada do álbum Dig Out Your Soul é de um tempo que os lado B perderam importância no mercado musical. Tanto que o Oasis tinha pelo menos duas músicas perdidas dessa época (Boy With the Blues e I Believe in All) que foram parar em uma versão bônus do álbum. Os singles vieram acompanhados por uma série de remixes que nada acrescentaram a história da banda, sendo que o de I'm Outta Time é provavelmente o pior de todos.

25 - Sunday Morning Call
Sunday Morning Call é provavelmente a mais irrelevante música a virar um single do Oasis. Para piorar, os dois lados Bs são igualmente irrelevantes. Full On é um roquezinho mequetrefe e Carry Us All tem um vocal estranho de Noel, letra interessante mas não é nada demais.

24 - The Shock of The Lightning
Bem, o primeiro single de Dig Out Your Soul foi o primeiro da banda da época em que os singles passaram a ter apenas um Lado B - um retorno aos anos 60. O Lado B é um remix do Chemical Brothers para Falling Down que ninguém escutou mais do que três vezes. Assim, resta a boa faixa principal segurar a bronca por essa 24ª posição.

23 - Falling Down
Último single da banda - pelo menos até Don't Stop, Falling Down é uma tentativa de Noel reescrever Tomorrow Never Knows. Foi o único single da safra a ter uma música inédita a acompanhando, a bobinha Those Swollen Hand Blues. Tudo muito dentro da média.

22 - Lord Don't Slow Me Down
Lançada para acompanhar um documentário, Lord Don't Slow me Down é uma faixa muito característica do que Noel Gallagher vinha cantando na época. Uma música ok, acompanha por duas gravações ao vivo do show no City of Manchester Stadium. The Meaning of Soul mostra muito mais poder do que a versão de estúdio e Don't Look Back in Anger sempre é um deslumbre. Mas, é certo que todo mundo já havia feito o download desse show antes, então não havia nenhuma novidade.

21 - Little by Little
Little by Little é uma música que sempre cresceu ao vivo e conta com uma boa letra de Noel - mesmo sendo um clichêzaço. A versão de estúdio, no entanto, sempre pareceu estar faltando algo, mesmo assim, foi talvez a última música do Oasis a ter grande veiculação na MTV Brasil. Na prática, este é o único single com dois “lados A” lançado pela banda, já que She is Love aparece no mesmo patamar na capa e está presente em Heathen Chemistry. She is Love é uma baladinha qualquer nota e completamente irrelevante para a história da banda. O próprio Noel se desencantou dela quando terminou seu relacionamento na época e tentou apagá-la da história. Há ainda uma versão de estúdio bem interessante do clássico do The Who, My Generation, que fechava os shows da banda nessa época.

20 - Songbird
Primeiro single escrito por Liam Gallagher, é uma balada bonitinha. O lado B era composto por You've Got the Heart of a Star, mais uma balada acústica melancólica e pouco imaginativa de Noel e uma versão de Columbia no histórico show em Barrowlands. Nada demais no geral.

19 - Let There Be Love
Canção que veio ao mundo conhecida como "It's A Crime", quando vazaram demos da época do Standing on The Shoulders of Giants. Cinco anos depois renasceu em uma versão bem açucarada, se tornando o primeiro single do Oasis a jamais ser cantando em um show. Completam o lançamento Sitting Here in Silence (On My Own) balada bonitinha que acaba quando mal começa e uma boa versão ao vivo de Rock 'n' Roll Star.

18 - The Hindu Times
Mesmo com o plágio descarado do Stereophonics, The Hindu Times é uma música bem razoável, que fazia jus a ideia que a banda queria passar como primeiro single de Heathen Chemistry. Os lados B são: Just Getting Older, uma balada bonita e melancólica de Noel sobre ficar velho (outra que estava nas demos de SOTSOG e que tem uma sonoridade bem parecida com o disco anterior, cheio de corais ao fundo) e Idler's Dream. Essa parece alguma demo perdida do Radiohead na época do A Hail to the Thief. Noel canta tentando encarnar Elton John. É provavelmente a única música voz/piano do Oasis. Algumas partes parecem bonitas, outras lastimáveis. No momento meu julgamento está mais para o lastimável.

17 - D'You Know What I Mean?
D'You Know What I Mean? é a música símbolo dos arrogantes e pretensiosos tempos do Be Here Now. A música se arrasta por sete minutos e torra um pouco a minha paciência. Stay Young é a b-side com mais potencial dessa época e foi fortemente cotada para entrar no disco principal, sendo muito tocada nos shows, mas aqui eu concordo com Noel: é meio irritante. Angel Child é uma demo apagada e Heroes um cover dispensável.

16 - Who Feels Love?
Se fossemos listar apenas as A-Sides, Who Feels Love estaria brigando por uma 25ª posição, com uma tentativa pasteurizada de emular o som psicodélico do fim dos anos 60. A cover de Helter Skelter não brilha nem atrapalha, mas aqui nós temos One Way Road. Nunca foi tão claro que uma b-side era melhor que a faixa principal e é difícil entender como ela não foi parar no Standing on the Shoulders. Poderia ser no lugar de Little James, Put Yer Money, ou mesmo Sunday Morning Call. A produção não é igual as outras músicas da época, mas isso ajuda. Uma das melhores baladas de base acústica escritas e cantadas por Noel, estando um pouco abaixo ali de clássicos como Talk Tonight e Half the World Away.

15 - Lyla
O primeiro single de Don't Believe the Truth é uma música animada, apesar de não ser brilhante. Mas se destacou na época por voltar a ter b-sides cantadas por Liam Gallagher e com alguma qualidade. Eyeball Tickler, de Gem Archer, faz bonito com seu ritmo animado. Won't Let You Down é uma balada de Liam emulando Lennon, que fica bem ali como b-side.

14 - Go Let It Out
Go Let It Out foi um dos poucos pontos positivos de Standing on The Shoulders of Giants e uma óbvia escolha para ser o primeiro single. Aqui ela está acompanhada por Let's All Make Believe, balada bonitinha que poderia ter um lugar no disco (de novo, não dava para tirar Put Yer Money?) e As Long As They've Got Cigarettes In Hell, um b-side com melotrons e algum potencial, mas claramente descartável.

13 - Shakermaker
Aqui começamos a era de ouro. Singles com quatro músicas, hoje quase um mini álbum. Shakermaker, a música, é claramente o single mais fraco da primeira fase do Oasis. Mas há ali D'Yer Wanna be a Spaceman fazendo um bom papel, Alive é uma música esquecível e Bring It On Down aparece em boa versão ao vivo.

12 - Stand by Me
Stand By Me é uma grande balada honrosamente ocupando o posto de A-Side. E ela carrega o single, que ainda conta com as razoáveis I Got the Fever e Going Nowhere, além de My Sister Lover - certamente a pior música já gravada pelo Oasis e que impede um top 10 para o trabalho.

11 - The Importance of Being Idle
A música principal surgiu desde o começo como a melhor composição de Noel em alguns anos. No lado b estão Pass Me Down the Wine, música ok de Liam e a bonitinha The Quiet Ones, de Gem Archer.

10 - Live Forever
O single é uma das principais músicas do Oasis, favorita dos fãs e highlight da carreira. A música que chamou a atenção de vez para o grupo. Os lados-b apenas não fazem feio: Há uma versão acústica curiosa de Up in the Sky, uma versão ao vivo razoável de Supersonic e Cloudburst - a música mais Madchester que o Oasis já gravou.

9 - Roll With It
Trabalho que protagonizou a batalha do britpop com o Blur. Roll With It é uma música longe de ser brilhante (Noel diria que tanto ela como Country House são ridículas), mas nessa época quase tudo o que o Noel escrevia tinha alguma graça. Rockin' Chair é cativante, It's Better People é apenas ok e a versão de Live Forever ao vivo no Glastonbury preenche o espaço.

8 - All Around the World
Um dos singles mais longos da história da música, All Around the World aparece com alguma vantagem em relação aos outros trabalhos do Be Here Now por ser aparentemente o único que contou com material especialmente gravado para ser o Lado B. The Fame é mais um rock cocainômano de Noel e Flashbax tem algum destaque, com seu bom riff e vocais empolgados do compositor - provavelmente por conta do pó também. Ainda há um cover de Street Fighting Man dos Rolling Stones. É o típico caso de gravação que na teoria tinha tudo para dar certo, mas que na prática ficou apenas razoável. (Há uma boa história para essa versão: Noel e Liam ficaram putos com declarações dadas por Mick Jagger e Keith Richards sobre a banda - Liam chegou a desafiar os dois para uma briga televisionada - e resolveram gravar a música sem permissão, só para encher o saco. Provavelmente por isso, Street Fighting Man não entrou na versão deluxe do Be Here Now e não está disponível nas plataformas de Streaming).

7 - Supersonic
O primeiro single é uma das melhores músicas já escritas por Noel, aquela maluquice de um bando de desconhecidos cantando que só precisavam ser eles mesmos. Take me Away é uma bonita canção acústica que Noel escrevia aos montes nessa época e I Will Believe completa espaço junto com a versão demo de Columbia. Um bom começo.

6 - Wonderwall
Aqui as coisas começam a ficar realmente sérias. Os seis primeiros colocados dessa lista ocupam essas posições com folga em relação as demais. Wonderwall é o maior sucesso da banda, tocou até encher o saco de todo mundo, mas além da faixa principal há The Masterplan. Uma das melhores músicas compostas por Noel, com seu andar épico, orquestrações e letra marcante. Uma loucura que a banda tenha lançado isso aqui como faixa 4 de um single em vez de lançar como A-Side. Round Are Way é uma empolgada música cheia de metais, Noel tentando fazer uma Got to Get You Into My Life. Ainda há a instrumental The Swamp Song, que mantém o clima lá em cima Rogerinho.

5 - Stop Crying Your Heart Out
Os principais singles do Oasis foram todos lançados entre 1994 e 1995. Mas há essa bela exceção da fase tardia do grupo. Stop Crying Your Heart Out é uma bela balada que tocou aos montes por aqui - embalando mais uma derrota da seleção inglesa, mas os lados B são o melhor que a banda fez no novo século. Thank You For the Good Times é uma bonita composição de Andy Bell - por alguma razão não entrou no Heathen Chemistry, assim como Shout it Out Loud, com seu grande solo.

4 - Don't Look Back in Anger
Outro ponto alto da carreira, Don't Look Back in Anger dispensa comentários. Os lados b são: Step Out, música que entraria no álbum Morning Glory (entre Some Might Say e Cast No Shadow), mas foi retirada por ser um claro plágio de Stevie Wonder. Um rock animado como Noel fazia aos montes. Underneath the sky é uma boa música e Cum On Feel the Noize é um empolgante cover do Slade.

3 - Whatever
O Oasis lançou três singles em sequência (Cigarettes & Alcohol, Whatever e Some Might Say) que, caso as músicas formassem apenas um álbum, seriam o melhor trabalho do grupo. Whatever está no meio dessa sequência brilhante e durante muito tempo foi o único single a não estar presente em um álbum. Grande música com belo arranjo de cordas, ladeada pela estridente It's Good to be Free e a bonita Half the World Away. Só não vai para o topo da lista porque a quarta música é Slide Away, que todos já conheciam e não traz nada de novo.

2 - Some Might Say
Some Might Say, Talk Tonight, Acquiesce e Headshrinker. Com exceção da última, todas as músicas poderiam ser a faixa principal. Talk Tonight é um clássico de Noel, composta após uma noite de ressaca nos Estados Unidos, com bela letra. Acquiesce é um símbolo do grupo, com vocais divididos entre os irmãos. E mesmo Headshrinker é o mais próximo que o Oasis já soou de ser o Sex Pistols.

1 - Cigarettes & Alcohol
Clássico absoluto, desde a faixa principal. I Am The Walrus é a faixa 2, cover dos Beatles, a melhor cover do Oasis, única a qual eles conseguiram imprimir sua personalidade. Listen Up tem uma cara de b-side mas é ótima. Por fim, Fade Away, outro clássico inicial da banda que provavelmente só não entrou no Definitely Maybe por ser muito parecida com uma música do George Michael. (Aliás, foi substituída por Supersonic).

Comentários

Postagens mais visitadas

Desgosto gratuito

É provável que se demore um tempo para começar a gostar de alguém. Você pode até simpatizar pela pessoa, ter uma boa impressão de uma primeira conversa, admirar alguns aspectos de sua personalidade, mas gostar, gostar mesmo é outra história. Vão se alguns meses, talvez anos, uma vida inteira para se estabelecer uma relação que permita dizer que você gosta de uma pessoa. (E aqui não falo de gostar no sentido de querer se casar ou ter relações sexuais com outro indivíduo). O ódio, por outro lado, é gratuito e instantâneo. Você pode simplesmente bater o olho em uma pessoa e não ir com a cara dela, ser místico e dizer que a energia não bateu, ou que o anjo não bateu, ou que alguma coisa abstrata não bateu. Geralmente o desgosto é recíproco e, se parar para pensar, poucas coisas podem ser mais bonitas do que isso: duas pessoas que se odeiam sem nenhum motivo claro e aparente, sem levar nenhum dinheiro por isso, sem nenhuma razão e tampouco alguma consequência. Ninguém vai se matar, brigar n...

Tentando entender

Talvez a esquerda tenha que entender que o mundo mudou. A lógica da luta coletiva por melhorias, na qual os partidos de esquerda brasileiros se fundaram na reabertura democrática, não existe mais. Não há mais sindicatos fortes lutando por melhorias coletivas nas condições de trabalho. Greves são vistas como transtornos. E a sociedade, enfim, é muito mais individual. É uma característica forte dos jovens. Jovens que não fazem sexo e preferem o prazer solitário, para não ter indisposição com a vontade dos outros. Porque seria diferente na política? O mundo pautado na comunicação virtual é um mundo de experiências individuais compartilhadas, de pessoas que querem resolver seus problemas. É a lógica por trás do empreendedorismo precário, desde quem tem um pequeno comércio em um bairro periférico, passando por quem vende comida na rua, ou por quem trabalha para um aplicativo. Não são pessoas que necessariamente querem tomar uma decisão coletiva, mas que precisam que seus problemas individua...