Pular para o conteúdo principal

Delpo

Juan Martín Del Potro surgiu como um furacão. Um gigante de 1,98m, La Torre de Tandil. Foi galopando pelas fases iniciais da carreira, até que chocou o mundo derrotando Roger Federer na final do US Open de 2009.

O suíço havia ganho as últimas cinco edições do torneio e durante uma sequência de 35 torneios entre 2006 e 2013, essa foi a última vez em que alguém fora do Big Four ganhou um Grand Slam. Foi também das raras vezes, talvez única, em que um mortal ganhou um título derrotando Federer e Nadal no mesmo torneio.

O jogo de Del Potro não era dos mais brilhantes, mas era lindo em sua eficiência e potência. Ele se segurava o quanto podia no backhand, para abrir a quadra na direita e poder atacar o forehand na corrida.

E seu forehand era um espetáculo. Um força da natureza. Um evento sobrenatural. Era previsível, mas inevitável. O golpe saia com uma força estratosférica, em ângulos perversos e locais inalcançáveis. Tenistas podem ter vários golpes, mas para Del Potro bastava um. Apenas um. (Não que ele só soubesse fazer isso, mas todo o restante do jogo era eclipsado por esta aparição extraterrestre. Quando Del Potro acertava o forehand na corrida, a reação de todos - público, plateia, até mesmo o adversário, era soltar um "uau").

E assim ele virou o número 4 do mundo. Mas quando parecia que seu voo estava apenas começando, veio uma lesão no pulso. Quase um ano parado, cheio de dúvidas e tratamentos, até o seu retorno.

Del Potro era como uma locomotiva, que demorava para pegar embalo, mas em 2012 ele estava de volta. Retornou ao Top 10, foi medalha de bronze nas Olimpíadas, semifinalista de Wimbledon, novamente número 4 do mundo. E lá veio outra lesão no pulso.

Quase dois anos fora, novas incertezas. Era impossível não compará-lo a Guga, o outro último fenômeno sul-americano do tênis. Só que Del Potro teve um segundo retorno.

Voltou sendo medalhista de prata nas Olimpíadas, derrotando Novak Djokovic na primeira rodada, Rafael Nadal na semifinal, perdendo um pequeno épico para Andy Murray na final.

Se faltava algo para ser idolatrado em sua terra natal, no fim do ano ele conquistou a primeira Copa Davis da Argentina, sendo peça fundamental. Derrubou Andy Murray, então o melhor do mundo, na terra de Murray, em Glasgow, na semifinal. Na final, contra todas as expectativas físicas, jogou três jogos em três dias, e foi fundamental no jogo 4, ao virar uma partida que perdia por 2x0 contra Marin Cilic.

Escalou o US Opem, quadrifinalista em 2016, semifinalista em 2017, finalista em 2018. Semifinalista em Roland Garros. Ganhou seu primeiro e único Masters 1000 em Indian Wells, derrotando Federer. Número 3 do mundo, talvez não fosse a melhor versão de Del Potro, mas continuava sendo um novo espetáculo. 

Então veio uma nova lesão, dessa vez no joelho.

Praticamente três anos se passaram com ele fora das quadra, até o anúncio do seu terceiro retorno. Contra todas as expectativas, ele logo esclareceu que, mais do que um retorno, era uma despedida.

Del Potro é desses caras emotivos, que não segura muito o choro. Em quadra, sua expressão variava entre o cansaço extremo e a desilusão total. Seus jogos ganhavam contornos épicos, suas vitórias eram extasiantes, mas suas derrotas eram lindas. Eram dramas. Eram argentinas. Seu coração ficava em quadra e ninguém duvidava que tinha dado o seu máximo. Invariavelmente acabava mais aplaudido que o vencedor.

Na última terça-feira foi derrotado em um torneio em casa. Chorou antes do último serviço. Foi ovacionado pela torcida. Deixou sua munhequeira pendurada na rede e espera viver uma vida sem as dores que o perseguiram nos últimos dois anos. Que tenha a felicidade que merece.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos